Powered By Blogger

10/28/2008

Dudu é reeleito e diz que vai priorizar a saúde preventiva


Prefeito obteve 59,6% dos votos contra 40,4% do candidato José Priante. As abstenções ficaram em 19,65%, votos brancos 1,62% e votos nulos 3,52%

A
pós ser consagrado nas urnas novamente perfeito de Belém com 436.683 votos apurados (59,6%), Duciomar Costa foi comemorar com o povo e ressaltou que com a experiência adquirida no primeiro mandato, fará um governo voltado ao desenvolvimento da cidade, dando prioridade à saúde preventiva e um maior apoio aos moradores que vivem nas baixadas de Belém, os grandes responsáveis por sua vitória
O candidato da Coligação Melhor Para Belém chegou às 21h35 para subir no trio elétrico e comemorar com o povo na Avenida João Paulo II. O prefeito reeleito chegou caminhando pela Rua Antônio Baena sendo ovacionado pela multidão que lhe aguardava. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 5 mil pessoas estiveram no local.
Bastante emocionado, Duciomar Costa desabafou dizendo que precisava ter dois corações para suportar tamanha emoção, reconhecendo que a energia e a confiança transmitida ali, pelo povo, era o que lhe alimentava.
“Esta campanha foi feita com muito sofrimento”, discursou Dudu, lembrando que conseguiu, em seu primeiro mandato, tirar Belém do atoleiro em que se encontrava. Agora, enfatizou, com o voto da continuidade e da confiança que o povo lhe deu, irá dar mais atenção aos que sofrem e moram nas baixadas.
“O momento agora é de agradecer”, disse Duciomar, avaliando que sua vitória foi “fantástica”, pois enfrentou uma eleição complicada, muito difícil, por isso mesmo estava muito feliz. Duciomar reforçou em seu discurso que vai dar continuidade às obras da macrodrenagem na Estrada Nova e no Paracuri, em Icoaraci.
Dudu explicou sobre as obras inacabadas e os embargos judiciais. “Faz parte do processo. Isso atrasou obras, sim, mas a culpa é mais da burocracia”, justificou lembrando que o Portal da Amazônia é uma obra em andamento.
O prefeito reeleito prometeu dar continuidade às obras aprovadas e financiadas a partir do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

____________
Messias Lyra
– Transcrito do jornal O ESTADO que está circulando

10/27/2008



Duciomar Costa,

Parabéns por mais essa vitória.
Pra gente DUDU!
Icoaraci e Outeiro te abraçam

10/23/2008


COMUNICAÇÃO

Os "60 anos de Rádio em Santarém" vão ser o tema de destaque da 1ª jorcom - Jornada de Comunicação Social do Oeste do Pará, que será realizada em Santarém de 24 de outubro (Dia Municipal do Rádio) a 7 de novembro (Dia do Radialista). Serão 15 dias de programação, numa verdadeira jornada de atividades que pretende envolver toda a comunidade santarena e da Região, através dos meios de comunicação.

COMUNICAÇÃO II
A i jorcom terá mesas redondas nas emissoras de rádio da cidade, oficinas de comunicação para estudantes e profissionais, exposição, palestras em escolas e em universidades. A i jorcom é uma promoção conjunta do Sindicato dos Radialistas, das Emissoras de Rádio de Santarém e dos cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). Maiores informações com Minael Andrade – presidente do Sindicato dos Radialistas (99042692) e Rosa Rodrigues, pela equipe organizadora (9125 6164).

ULBRA
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) enfrenta uma das mais graves crises financeiras da sua história. Mantida pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP)), a ULBRA, fundada há 36 anos em Canoas, se expandiu para Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, São Jerônimo, Santa Maria, Torres e para fora do estado – Amazonas, Goiás, Pará, Tocantins e Rondônia. O desequilíbrio nas contas é atribuído principalmente ao endividamento fiscal, calculado em R$ 2 bilhões, e às dívidas financeiras, contraídas por empréstimos bancários de curto prazo e com juros elevados, que somam Rr$ 270 milhões. Mas há outras explicações para a crise.
ULBRA II
A própria reitoria admite a desqualificação do seu modelo de gestão e a perda de foco de suas atividades ao investir em outras áreas fora do âmbito educacional como saúde, esporte, rádio, televisão, pesque-e-pague, laboratório farmacêutico. Apesar disso, aponta outros fatores que agravaram a crise nos últimos meses, como a inadimplência dos alunos e a crise financeira internacional que, segundo a ULBRA, inviabilizou a captação de novos recursos junto ao sistema financeiro – uma prática recorrente nos últimos anos. O endividamento financeiro e fiscal foi divulgado pela instituição, por intermédio da equipe de auditores que atua desde abril junto à reitoria para mapear as dívidas e colocar em prática um conjunto de soluções administrativas, financeiras e gerenciais, com o objetivo de viabilizar a ULBRA no curto prazo.

MOJUÍ DOS CAMPOS

Segundo o deputado Lira Maia o Senado Federal aprovou na semana passada duas propostas relacionadas a desmembramentos territoriais, à criação de novos municípios. Estas matérias serão encaminhadas para posterior votação na Câmara dos Deputados. Pela proposta oriunda do Senado, cerca de 57 municípios, em sua maioria do Rio Grande do Sul, seriam extintos tendo em vista que o texto da PEC não os contempla. No texto original do Senado Federal, somente um município do Estado do Pará estaria contemplado, Mojuí dos Campos, podendo vir a ser instalado logo após a promulgação da nova Emenda Constitucional. Com relação à criação do Estado do Tapajós, Lira maia disse: “o projeto que autoriza o plebiscito do Estado de Tapajós já está há algum tempo aqui e ainda não veio à pauta. Vou lutar para que, já na pauta que está sendo elaborada para as próximas semanas, possamos incluir esta matéria e que, de fato, a população do Oeste do Pará possa exercer o seu direito constitucional de se manifestar sobre a criação do Estado do Tapajós”.

VISITA
O Ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, que é também Coordenador do Programa Amazônia Sustentável, PAS, esteve em Santarém no sábado/18, a convite do vice-governador, Odair Corrêa. Reuniu-se com empresários rurais e visitou a Reserva Extrativista de Arapius. Unger discutiu problemas do setor madeireiro e agropecuário, prometendo buscar soluções.

ENCONTRO
A governadora Ana Júlia Carepa vai recepcionar, em novembro, todos os prefeitos eleitos e reeleitos nas últimas eleições municipais para falar sobre os avanços do Governo do Estado na relação republicana com os municípios, cada vez mais compartilhando responsabilidades, descentralizando investimentos e aproximando as diversas regiões do pará. O encontro está sendo organizado pelo Secretário de Integração Regional, André Farias, e vai acontecer nos dias 14 e 15 de novembro, em Belém, como parte do Programa Pará, Terra de Direitos.

SAÚDE 24 HORAS
Os centros de saúde da Nova República e Aparecida/Caranazal estão funcionando com pronto-atendimento 24 horas, desde 29/09 e 01/10, respectivamente. O pronto atendimento é um serviço que se caracteriza pela necessidade de um paciente ser atendido em um curtíssimo espaço de tempo. A emergência é reconhecida como sendo a situação na qual não pode haver demora no atendimento, implicando em risco de morte. Por enquanto, apenas os atendimentos de enfermagem estão disponíveis 24 horas. A Secretaria Municipal de Saúde está negociando com médicos de Santarém e da capital do Estado para que os atendimentos médicos sejam disponibilizados o mais rápido possível. Ao todo, são 04 centros de saúde com atendimento 24 horas funcionando em Santarém: Es Santarenzinho, Es Livramento, Es Aparecida/Caranazal e Es Nova República.

HOMENAGEM

A imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição esteve no último dia 15 na SEFA, divulgando as festividades da Padroeira de Santarém, que será realizada no período de 23 de novembro a 08 de dezembro. Na oportunidade os funcionários, tendo a frente à delegada Fátima Silva, fizeram uma homenagem à ex-servidora do órgão por seis anos, Nazaré Xavier, que ontem/23 completou dois meses de falecida. Estiveram presentes os funcionários, Maricelma Gutierrez, Remiro Andrade, Maria José Alves, Graça Figarela, Paulo Takashi, Terezinha Vinholte, Carlos Alberto, Denize, Socorro, Elizabete, Edilza, Sérgio, Tânia, Carmem, Helena, Augusto, Raimunda, Almiralva e Maria do Carmo. O viúvo Válber Xavier, filhos Camila e Marcelino neto, agradecem sensibilizados a homenagem.

NOTA SOCIAL

Estará completando neste sábado/25, 15 anos de feliz existência a encantadora jovem Silvia Letícia Soares Corrêa, filha de Edson Corrêa e Silvia Soares. A
Missa em Ação de Graças será na Igreja de Sant´Ana às 20h30. A recepção acontece em um requintado buffet da cidade, às 22h00, onde Sílvia Letícia. Recebe abraços de parabéns de todos os familiares e amigos.

MOTINHAS
_______________________________________________________

A Cerpa mostrou na Feira de Exposição Supernorte que aconteceu semana passada em Belém no Hangar, como serão as latas de refrigerante e cervejas a serem lançadas no mês de dezembro. Os produtos Cerpa em Santarém e Região são distribuídos pela empresa Ponto a Ponto do empresário Olavo Neves. ●●● O Dia do Servidor Público que acontece nesta terça-feira/28 e que seria feriado foi antecipado para segunda/27 quando ocorre o recírio em Belém. Decreto foi assinado pela governadora Ana Júlia. Quem esperava enforcar a segunda feira, dançou.●●● Os candidatos à Prefeitura de Belém, Duciomar Costa (PTB) e José Priante (PMDB), que disputam o 2º turno, estarão nesta sexta-feira/24, à noite, na TV Liberal, logo depois da novela A Favorita, debatendo suas idéias e programas de trabalho. Sempre é o mais esperado debate político da televisão paraense. O mediador como sempre, será da Rede Globo. Plim-Plim.●●● A Justiça Federal no Pará - em sua sede situada em Belém e nas subseções de Santarém, Marabá, Altamira e Castanhal - não funcionará nesta segunda-feira/27. Portaria do Tribunal Regional Federal da 1ª Região antecipa do dia 28 para o dia 27 as comemorações alusivas ao Dia do Servidor Público.●●● O Instituto de Desenvolvimento Florestal, a Universidade Federal do Pará e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Fesquisa (FADESPA) assinam contrato, cujo objeto é a execução de pesquisa faunística da Região Mamuru-Arapinus-Pará, localizada nos municípios de Itaituba, Aveiro, Santarém e Juruti.●●● Carla Ninos vem realizando excelente trabalho no Departamento de Jornalismo da TV Tapajós. Não poderia ser diferente, é filha do grande jornalista Jota Ninos.●●● Amigo Luiz Barros deixou a gerencia da Rionoirte, montou seu próprio negócio. LK Veículos na Avenida Cuiabá 1450, Caranazal, Fone 3529 0463. Parabéns e sucesso ●●● O deputado estadual Zé Neto (PP), dono da Rionorte perdeu um grande profissional, trouxe de Belém um cidadão de nome Cezar, que por ser arrogante, não deve ficar aqui por muito tempo.●●● Meu amigo há mais de 20 anos, engenheiro Arlindo Gonçalves, da Estacon, está em Santarém, administrando as obras do PAC da Prefeitura Municipal. ●●● Grande causídico Edibal Cabral, vem se destacando em Direito Político. Está prestando serviços para vários prefeitos da Região ●●● Comerciante José Luiz (Ceará), do Mercadinho Suprilar e Sorveteria Big Gellato (Marechal Rondon, 2368 – Fone 3522 5924), é nosso leitor. Obrigado.●●● Nesta sexta-feira/(24, tem baile em comemoração aos 61 anos do Fluminense. Atrações: José Maria Alho e Aderlaine. Participação especial: Adilson Matos, Ivone e convidados. Imperdível.●●● Projeto de lei do deputado estadual Carlos Martins (PT), que reconhece como Utilidade Pública para o Estado do Pará, o Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária, foi aprovado pela Assembléia Legislativa.●●● Dedé “ o rei do frango assado” atende seus clientes na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon – Fone 3523 7363, acompanhado dos três mosqueteiros Diego, Genaro e Patrick.●●● Sem esquecer o delicioso Açaí dos amigos Leitão e Terezinha, na Borges Leal.●●● O Ministério Público apresentou denuncia por improbidade administrativa contra o ex-secretário de saúde Halmélio Sobral e o ex-adjunto Paulo Priante. Foram 288 processos licitatórios fraudulentos no Hospital Regional de Santarém; o rombo chega a R$ 13 milhões. Será que parte desse dinheiro está na campanha do ex-deputado Priante em Belém? Uma boa pergunta ●●● Diminuiu a onda de assaltos em Santarém. P or outro lado, os acidentes de transito aumentaram. ●●● Será que existem deputados federais com o perfil do Romildo Rosas, da novela A Favorita? Faça uma reflexão.●●● Ronaldo Campos, após um giro de uma semana em Belém, já está de volta. Vai dedicar-se ao seu Portal na Hora.●●● Uma dica para os empresários e comerciantes. Publicidade não é despesa, é investimento. Pense nisso ●●● Minha amiga Nete Corrêa está em Santarém, é gente do coração da gente.●●● Maurício Corrêa demonstrou que continua bom de votos, foi o segundo mais votado. Parabéns.●●● Meus amigos Sebinho e esposa estão felizes com a vitória do cunhado e irmão Edinaldo Mota, eleito vice-prefeito em Belterra ●●● E os dois políticos picaretas se elegeram? Mesmo somando os votos, não chegariam a lugar nenhum. Os maus por si se destroem.●●● Neste domingo tem eleição em Belém. Vou comemorar a vitória do meu amigo Duciomar Costa (PTB), com a gostosa loira gelada, a bela ruiva destilada e a exuberante morena quente. Fui.

10/22/2008

LURDINHA BEZERRA recomenda


Mais uma pequena filha de uma amiga, é colunável no seu Grande Dia, literalmente. Aliás, dia de festejo duplo; aniversario e formatura.
Greyce Apollaro Rego – a bela moça aí da foto - celebrará sua formatura em Artes Visuais e seu aniversário na festa temática: "A Noite do Oscar". Tudo isso acontecerá com um brilho diferente no Salão de Festas da Loja Maçônica Renascença nº3 , no sábado, dia 25 de outubro.
Festa com estilo aconchegante para família e amigos próximos.
Eu estarei lá, Lógico.

"Botequim" de volta
Casa de Show Botequim, volta a fazer Samba de Raiz nas noitadas de sexta-feira. E nessa sexta, dia 24/10, a partir das dez da noite tem Samba com Toni Melodia e convidados; e, até meia noite a porta é franqueada.
A proposta da casa é funcionar todas as sextas, com o músico Toni Melodia levando sempre um convidado.
Contato do Toni Melodia- 81451812
“Pavulagem “ & Cia com novo Espaço Cultural
Arraial do Pavulagem, Grupo Sancari e Carimbó Mururé, inauguram um novo espaço da cultura popular, nesse domingo dia 26/10, a partir das 16h, na antiga Estação Maré, próximo ao Palmeiraço, agora denominado “Barracão da Cultura.
A casa pretende com esse novo espaço, ofertar uma nova opção musical, independente dos meses que são considerados típicamente folclóricos, e alusivos a cultura popular.
Anotem: Barracão da Cultura- todos os domingos , a partir das 16h.
Rua São Boaventura - próximo ao Palmeiraço - Cidade Velha.
A turma está esperando por você.
Mais informações: 91495885

Projeto Um de lá. Um de cá

Elza Soares, Juliana Sininbú e Marisa Black, são as três Damas do Samba, que vão comandar o show imperdível de samba, dia 25 de outubro, na Casa de Show Ballroom, sob a batuta dos empresários Idam Goes e Deusdeth França.
O show faz parte do Projeto da TIM Um de lá. Um de cá, trazendo a Divina Elza Soares, que dividirá o palco com essas duas intérpretes paraenses, numa noite única na Casa de Show Balrrom, com início às dez da noite.
Informações e venda de ingressos na loja Ná Figueredo.
Não percam.

Vamos ajudar o Pedrão do Cavaco!!!
Amigos,
Quando o sambista Pedrão do Grupo Galo Garnizé, foi levar a cadeira de rodas, no no último sábado – no mesmo dia em que foi solicitada -, que o outro sambista Muka, conseguiu, ele vislumbrou realmente “in loco” a dificuldade financeira e as condições precárias em que o amigo Pedrão do Cavaco se encontra junto com a sua amília..
Todos sabem que a vida está difícil, para quem se encontra com saúde e trabalhando. Imaginem para quem está desempregado, doente e sem condições de ir à luta.
Estou publicando o texto abaixo, que vou repassar para o Janjão falar no “Clube do Samba”. de sábado/25, e gostaria de contar com ajuda de todos para que desde agora ajudem a propagandear, através dos diversos meios de comunicaçãom essa campanha.
Se todos ajudarem com um pouco, para eles será muito. Vamos lá mostrar que a amizade e a solidariedade no samba existe sim. E viva o samba.
Ah... só lembrando: devido a um AVC malvado, Pedrão do Cavaco se encontra paralisado, Agora, graças a Deus e aos sambistas/amigos, está numa cadeira de rodas.
Eis o Texto:
“...E antes de mais nada a gente agradece a rapaziada do Samba que no sábado passado ouviu nossos apelos para ajudar o sambista Pedrão; e assim que acabou o "clube" nos comunicaram que a cadeira já estava na mão, e já foi inclusive entregue na casa dele.
E logo depois também já tínhamos pessoas ligando dizendo que iam arranjar os medicamentos. E a Lurdinha Bezerra falando com o Bilão, nos deu uma idéia que a gente lança no "clube" hoje: para fazermos no próximo final de semana nos pagodes da cidade.
– Vai ser montada uma Comissão com participação do filho do Pedrão, para darmos uma volta nos pagodes da cidade e fazermos uma arrecadação financeira, já que o tratamento é longo e o provedor da casa está impossibilitado de ganhar um troco.
Não dar muito trabalho, nem precisamos estar pagando som, segurança etc e tal... desde que, é complicado quando se trata de pagar ingresso.
Então na próxima semana - que é final de mês - vamos circular com o Chapéu do Sambista Pedrão nos pagodes do Bilão, no Skema, no Bottus, no Botequim, no Pagode do Toni na 14, no Romas com o rally, no Pisco na sexta; com o Varandinha, e no sábado e domingo com o Kiko, no Bar do Jorginho.
A gente lembrou esses sambas que ele - o Pedrão sempre freqüentava e onde todos o conhecem.
Ok. E ntão está lançada a campanha e vamos ajudar de todas as maneiras – eles não estão pedindo nada. Nós e que sabemos da dificuldade em custear um tratamento desse porte, e estamos nos mobilizando para ajuda-lós .
Contato da Sandra, esposa do Pedrão- 81243954.
Eles moran na Barão do Triunfo com Pedro Miranda - Pedreira
Eu estou fazendo a minha parte publicando no meu espaço neste blog do meu querido irmão Feio.. LB"
Lembrete
O SESC/Pa, apresenta o Projeto Sesc Amazonia das
Artes, com o cantor Genésio Tocantins
Data: 23/10 - Quinta-feira
Local: Teatro Margarida Schivassapa - Centur
Hora: 20h00
Entrada Franca
Informaões: 4005-9525

●●●
Clube do Samba, sábado meio dia
E não esqueçam neste sábado, a partir do meio dia no sonzão da nossa Rádio Cultura FM, Clube do Samba com um monte de atrações. Curta o nosso recado e alegre a sua vida, com o Samba de Raiz, genuinamente paraense
Produção: nossa *
Comando: Janjão
●●●

Inté pra semana.

Antônio Cavalcante


Belém quem diria!
James Bond esteve aqui


Na segunda metade dos anos 1800, Belém do Pará já vivia a fase áurea da borracha. o que atraía muitos investidores e especuladores estrangeiros à procura de negócios na Metrópole da Amazônia, dentre eles estava James Bond, que não era o famoso agente secreto a serviço de Sua Majestade, a Rainha da Inglaterra, mas sim o Cônsul dos Estados Unidos da América do Norte, em Belém, industrial estadunidense, a serviço do capital norte americano em ascensão como potência capitalista no cenário mundial.
Pois bem! o nosso James Bond investiu no setor de transporte urbano em Belém organizando a primeira empresa de bondes na Capital do Pará no ano de 1868. Talvez por isso que alguns historiadores locais dizem que a origem do nome para designar esse veículo urbano, refere-se a bond aportuguesado para bonde
Belém passa a ser uma das primeiras cidades brasileiras a possuir uma linha de bondes a vapor, ligando o Largo da Sé ao Largo de Nazaré inaugurada em primeiro de setembro de 1869 com três (30 locomotivas e dois vagões de passageiros com bitola de 1.435 mm.
No ano de 1870 Bond vendeu a Manuel Bueno, que formou a Companhia Urbana de Estrada de Ferro paraensem inaugurando nesse mesmo ano a sua primeira linha de bondes com tração animal, com 750 mm. de bitola. Em 1883 já existiam 30 km de linhas no perímetro urbano de Belém entre bondes a vapor ou com tração animal.
Em 1894 a Companhia Urbana assumiu todo o sistema e contratou a Siemens & Halske, de Berlim (Alemanha), para instalar a iluminação pública e um sistema de bondes elétricos. Nas os alemães só fizeram a primeira parte.
A Companhia Urbana foi vendida para a Pará Electric Railways and Lighting Company, registrada em Londres em 25 de julho de 1905, que encomendou à também inglesa J. G. White & Co., de Londres, a instalação do sistema de bondes elétricos. Seus trabalhos começaram em 15de agosto1906 e, exatamente, um ano depois, foi inaugurada a operação na então Avenida São Jerônimo (hoje Avenida Governador José Malcher). Em 21 de julho de 1908 o uso de bondes com tração animal chegou ao seu ocaso, sendo os veículos vendidos para Natal Capital do Rio Grande do Norte.
O sistema de bondes elétricos da Metrópole da Amazônia permaneceu sob o capital inglês em toda a sua existência, obedecendo a rígido regulamento que obrigava um veículo de primeira classe a não parar para o passageiro que não estivesse vestido de forma completa.
Em 1940, vinte bondes fechados foram adquiridos em segunda-mão de Cardiff (em Wales, na Grã-Bretanha). Eles eram os únicos que um visitante encontraria rodando em Belém em 1946, o sonho de James Bond demonstrava estar dando sinais de falência; quando em 27 de abril de 1947 encerrou o primeiro grande Sistema Brasileiro de Transporte Urbano.
______

Ao amigo Feio:

Estou pesquisando sobre a Estrada de Ferro de Bragança, e aí vão algumas pérolas referente a tua Pinheiro: =

Pinheiro - município de Belém, Pa.
E. f. bragança - ramal do pinheiro - km 22,000 (1960)
rs-4158
Inauguração: 07 de janeiro de 1906
Uso atual: em pé - serve como local de feira, sem trilhos
Data de construção do prédio atual: sem registro
A ESTAÇÃO: a Fazenda Pinheiro existia desde 1701. Trocou algumas vezes de dono por venda e herança; e em 1861 ali se instalou a Escola Rural D. Pedro I, a primeira escola agrícola do Pará.
Em 1869 foi registrada como povoado e loteada.
Em 1895 foi elevada a Vila com o nome de Pinheiro.
A ferrovia chegou ali como ramal, inaugurando a estação em 1906. "em Pinheiro, o governador mandou assentar uma magnifica ponte metálica (de ferro), em forma de “t”, com 133 m de comprimento, sendo 100 m com a largura de 3 m e 33 m com a largura de 5 m, na qual há um hangar (também de ferro) de 25 m por 14 m e guindastes que carregam 14 toneladas, para o serviço de descarga de carvão e materiais. O cais e o encontro de alvenaria onde fica a ponte mede 109 m de comprimento e 3 m de largo".
Em 1938, tornou-se Distrito; e em 1943 trocou o nome para Icoaraci, permanecendo a estação com o nome de Pinheiro até ser desativada nos anos 1960.
O local continua sendo um distrito do município de Belém. A estação ainda está de pé (2008) e tudo indica que serve como local para feiras.... e Cooperativa de Artesanato, a Coarti.

●●●●●
Tata Cavalcante
Rua Boaventura da Silva ● nº 361 ● Apto. 803
CEP: 66.053-050

10/18/2008

Dênis Cavalcante


Balanço eleitoral
'O eleitor, obrigatoriamente, tem que ser qualificado. O candidato, não.' (Max Nunes)

Em meados do ano passado, manifestei minha intenção em concorrer à vereança. Cabreiro, escrevinhei uma crônica, a fim de sondar minhas chances. Baseado nos inúmeros e-mails recebidos obtive um simulacro sobre minhas reais possibilidades. Fiz minhas contas e achei por bem abdicar. Como disse o vetusto Ulisses Guimarães – 'sou velho, mas não sou velhaco'. Mas o que mais pesou em minha decisão foi a opinião dos amigos – os de verdade - e os 'mui amigos'.
Agora, passado a ressaca eleitoral, posso revelar o que aprendi sobre os bastidores da política. Neófito, sondei raposas felpudas. Um deles (batido fragorosamente no pleito anterior) foi incisivo:
- Não conte com meu apoio, nem com meu voto. Estou fazendo campanha pro fulano. Não te mete!
Uau!
Um outro saiu pela tangente:
- Sacumé. Tu és muito velho, não tens posses, traquejo, jogo de cintura...
Como diria o menestrel Fábio Júnior – Brigadooo!
Um empresário 'buiado' também me desestimulou. Mas, Denis, vais precisar de muita grana... Posso te emprestar duduca. 'Emprestar duduca?' Pera lá! Isso não dá nem pro santinho. Um outro (após muitas doses no boteco) me propôs uma cabotinagem. 'Também sou candidato. Teu curral eleitoral é o mesmo que o meu. Meu candidato a prefeito tá nas cabeceiras. Já tenho perto de seis mil votos. Vai escrever que é tua praia. Quando eu tomar posse te garanto um DAS polpudo.
Tá, cheiroso...
Minha derradeira desdita aconteceu num convescote social. Um amigão (do peito) desdenhou minha candidatura dizendo:
- Sou cabo eleitoral de um senhor vereador. Tu não tens nenhuma chance. Ele se reelegerá com os dois pés nas costas. (Adoro o verbo empregado no futuro)
Vocês hão de convir, amáveis leitores, no jargão turfístico, o cronista era um pangaré, um temerário azarão concorrendo contra puros-sangues. Pensem bem. Quinze segundos no rádio e na tevê pra dizer que faria o possível para estimular a leitura, a cultura, a educação. Passou pela minha cabeça copiar o finado Enéas e urrar: Meu nome é Denis!
O mundo dá muitas voltas. Todos os candidatos acima citados gastaram o que tinham e o que não tinham e entraram (literalmente) pelo cano. O 'quase' eleito teve menos de 300 votos. O favoritíssimo à reeleição, nem na suplência ficou. Em janeiro, meu 'mui amigo' e sua trupe de aspones (assessores de porcaria nenhuma) estarão desempregados. Quanto mais um sujeito se acha importante, mais fácil tomar o seu lugar. Os candidatos apoiados pelo big-shot (aquele que me ofereceu uma merreca) tiveram a mesma sorte.
Deus escreve certo por linhas tortas. Contudo, toda regra tem exceção. Vejam só o caso do Vereador- Cobrador. Sem grana, sem experiência, foi eleito. Tomara que não entre no esquema.
As derrotas nos fazem aprender. Entre nós, Lula bateu na trave quatro vezes. Mitterrand, idem. Desculpem as elucubrações de um contumaz perdedor. Apesar de fragorosamente batidos, todos eles estavam certíssimos. Minha praia não é essa.
Às favas o salário, as benesses, os assessores a que os edis belenenses têm direito.
Não tô nem aí. Ou como disse o bardo Valéry - 'Les événements m’ennuient'. Os acontecimentos me entediam. Pra sair do tédio, ouço My Sweet Lord, enquanto dou os últimos retoques na janta da família. Feito isso, me aboletarei na rede e lerei o livro de memórias do Aurélio do Carmo.
No segundo turno, vou votar no Gabeira.

10/16/2008

José Wilson Malheiros



TOQUEM UM BOLERO!

Na década de 1960 eu costumava acordar e logo sintonizar no rádio de ondas curtas a Rádio Havana, para escutar bolerões, merengues, salsas, tudo com aquele saboroso jeito apimentado que só nós os latinos, sabemos ter.
Gostava também de escutar os longos e inflamados discursos do Fidel Castro, proclamando que Cuba era “território libre de America” e que os norte-americanos eram todos “perros” (cachorros).
O início da revolução cubana se deu por motivos nobres, ou seja, libertar o povo da ditadura de Fulgêncio Batista e da escravidão econômica provinda dos Estados Unidos.
Com o passar do tempo todos vimos em que deu o ideal dos primeiros revolucionários, distorcido totalmente pela ganância de poder e hoje o povo sofre a pobreza moral que talvez seja a maior e todas, pois é imposta pela humilhação e pela mordaça.
E ainda existem intelectuais a baterem palmas para o “paraíso” castrista. Bem acertado estava Joãozinho Trinta quando falou que o povo gosta de luxo e os intelectuais adoram a miséria. Basta ver, por exemplo, os tais filmes “cult”.
Depois de escutar tanta doutrinação política na voz do ditador barbudo, ia discutir com meu pai sobre as vantagens do comunismo, do socialismo. Ele, na experiência da maturidade, no mais das vezes apenas sacudia a cabeça em sinal de desaprovação. Até que um dia resolveu abrir a boca:
- Olha, rapaz, eu queria ver esses sujeitos que pregam o comunismo se ganhassem sozinhos na loteria. Não ia sobrar ninguém. Não te ilude. Conheço alguns reacionários em Belém, que ficam sentados lá no Grande Hotel bebendo uísque escocês, comendo caviar e falando em revolução popular etc.
E eu, no doce encanto dos meus dezesseis ou dezoito anos, continuava a escutar bolerões, merengues e os discursos castristas.
Nem faz muito tempo que os professores de economia do Brasil e do chamado Terceiro Mundo – eles adoram, digamos, copiar - patrocinavam a febre das privatizações.
Mas o tempo e a ocasião mostram o que se deve fazer. Pelo efeito do tempo tudo anda e desanda.
Vejam o que está acontecendo no templo maior do capitalismo. Os Estados Unidos estão fazendo exatamente o que seus luminares das finanças abominavam por ser, segundo eles, um retrocesso em termos de economia mundial.
Refiro-me à intervenção estatal na economia. Com a crise estão todos com os rabos entre as pernas e o Estado, na terra do Tio Sam e nos gigantes europeus, está injetando como nunca, ou melhor, está estatizando – alguém ainda duvida? – grande parte da maior fatia do capitalismo mais poderoso do mundo para tentar pelo menos amenizar a grande crise econômica mundial.
Onde estão os que pregavam a privatização absoluta?
Vamos lá, toquem um bolero, de preferência em espanhol, que todos nós já estamos dançando, outra vez.
Comprova-se, mais uma vez, que nada há de novo sob o sol. Tudo vai, tudo volta. Depende da ocasião, dos interesses e das necessidades.

____________________
jwmalheiros@hotmail.com

NOVOS MUNICÍPIOS

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) intensifica o lobby em cima dos deputados federais para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 495, de 2006. A matéria, caso seja aprovada pelos parlamentares, regulariza a situação de 57 cidades que correm o risco de serem extintas e permite que novos municípios sejam criados sem estudos de viabilidade.
NOVOS MUNICÍPIOS II

Os estados com o maior número de municípios prestes a serem extintos são Rio Grande do Sul (29) e Mato Grosso (15). Se isso acontecer, o presidente da CNM Paulo Ziulkoski, diz que haverá problema para todos, inclusive para os “municípios mãe”, de onde as novas cidades se desmembraram. “Prefeito, vice-prefeito e vereadores perderão o mandato. Agora, e os funcionários, o que vai acontecer com eles? E os problemas que essas cidades têm, ficarão com quem”, questiona.

NEPOTISMO

Responsáveis por auxiliar o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), a resolver o problema do nepotismo na Casa, a maioria dos membros da Mesa Diretora sequer prestou explicações ao peemedebista, que os questionou formalmente se eles tinham parentes em seus gabinetes. Dos 11 membros da Mesa, sete não responderam ao ofício de Garibaldi.

NEPOTISMO II
No total, apenas 40 senadores explicaram se contratavam familiares. Destes, apenas Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e Gilberto Goellner (DEM-MT) admitiram a prática considerada ilegal por súmula do Supremo Tribunal Federal.

NEPOTISMO III
Dos 11 membros da Mesa, não prestaram explicações formais à Presidência; o vice-presidente, Álvaro Dias (PSDB-PR), o primeiro-secretário, Efraim Morais (DEM-PB), o segundo-secretário, Gérson Camata (PMDB-ES), o quarto-secretário, Magno Malta (PR-ES), e os suplentes Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), João Vicente Claudino (PTB-PI) e paraense biônico Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Os outros dois senadores paraenses também possuem parentes empregados, Mario Couto (PSDB-PA) e José Nery (PSOL-PA – Biônico), até tu Brutus!!

CTFF
Comunidade Terapêutica Família Feliz, é uma instituição filantrópica não governamental e sem fins lucrativos, que luta pela recuperação de toxicômanos, alcoólatras e portadores de desvios comportamentais, objetivando sua reintegração à sociedade. Você pode ajudar financeiramente ou doando alimentos, artigos de cama, mesa e banho, além de materiais de construção. Ligue para (093) 9131 1576 ou vá pessoalmente. Rua Ypiranga 549 – Santana – Santarém-Pa. Participe dessa luta.

ODAIR
O Vice Governador do Pará, Odair Corrêa, recebeu convite do Ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Roberto Mangabeira Unger e aceitou integrar a delegação ministerial que estará em nosso estado em visita oficial. Nesta sexta-feira/17, a comitiva estará realizando reuniões no município de Paragominas. Sábado/18 pela manhã desembarcam em Santarém, quando na oportunidade serão recebidos pela prefeita Maria do Carmo e alguns secretários. A visita do Ministro Roberto Unger em nossa região é para ver de perto e discutir soluções para os problemas relacionados ao meio ambiente, alem de anunciar as principais ações de seu ministério com relação à região Amazônica; Em seguida a delegação ministerial retornará para Brasília.

CONFERÊNCIA AMBIENTAL
Está marcada para o dia 27 de outubro a 1ª. Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente que vai envolver alunos de 5a a 8a série de Santarém, das redes municipal e estadual, além de alunos das comunidades indígenas e quilombolas. O encontro será no auditório do campus da UFPA, das 8h00 às 17h00. Essa programação vai anteceder à Conferência Regional que acontece no período de 03 a 05 de novembro, também em Santarém, com representantes dos municípios do Baixo-Amazonas.

DENGUE
Os recursos financeiros adicionais no valor de R$ 8,4 milhões enviados pelo Ministério da Saúde (MS) vão incrementar ações de controle da dengue em 32 municípios paraenses. Os recursos têm o objetivo de potencializar a capacidade das Secretarias Municipais de Saúde de enfrentar as situações de urgência. Santarém está entre os municípios beneficiados, vale ressaltar, que com o trabalho desenvolvido pelo Secretário de Saúde, Emannuel Silva, diminuiu consideravelmente o número de pessoas com sintomas da doença.

MOTINHAS ____________________________________________________
Demonstrando total desespero, Marta Suplicy, candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, está levantando suspeitas sobre a sexualidade do candidato Gilberto Kassab, do DEM, na propaganda no horário eleitoral porque é solteiro e não tem filhos. ●●● Por outro lado, alguns desafetos da candidata petista estão divulgando boca a boca que ela colocou chifres no ex-marido, competente senador Eduardo Suplicy, e ainda tem coragem de usar o seu sobrenome. É lamentável, que a disputa eleitoral na maior capital brasileira esteja sendo levada por ataques pessoais. ●●● A política transformou-se em jogo de interesses. Quem diria, Arnaldo Jordy, presidente do PPS, era adversário ferrenho de Jader Barbalho (PMDB), hoje, vai apoiar José Priante para a Prefeitura de Belém. O apoio deve custar caro para a população de Belém. ●●● Até o PCdoB, do saudoso deputado Paulo Fonteles (inimigo número 1 de Jader Barbalho) virou moeda de troca, também entrou na onda. Os verdadeiros comunistas não foram ouvidos. Ou será que foram? ●●● Empresa santarena Dinâmica Engenharia, ganhou a concorrência pública para urbanizar a frente da cidade de Itaituba. Valor do contrato: R$ 2.092.041,09 (Dois milhões, noventa e dois mil, quarenta e um reais e nove centavos). ●●● Futura presidência da Câmara Municipal de Santarém, já está sendo articulada. Vamos divulgar três nomes: José Maria Tapajós (PMDB), Reginaldo Campos (PSB) e Nélio Aguiar (PMN). Façam suas apostas. ●●● O competente jornalista Udirley Andrade, voltou às suas atividades na Secretaria Municipal de Saúde. ●●● Dedé o “Rei do Frango Assado” está atendendo na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. XX Amigos jornalistas Antonio José e Hermínio Moraes (Chumbinho) apóiam a candidatura de José Priante; por outro lado, os amigos jornalistas Aldemyr Feio e Hamilton Pinheiro estão com Duciomar Costa. A disputa em Belém está equilibrada. ●●● O senador Biônico Flexa Ribeiro (PSDB), está apoiando Duciomar Costa. Se não o fizesse seria sacanagem, ganhou seis anos de mandato no Senado, sem ter tido um único voto. Todos foram do Dudu.●●● Segundo o Mestre em Cardiologia Eduardo Costa, açaí faz bem ao coração. E o melhor da cidade é dos amigos Leitão e Terezinha, na Borges Leal. O Paulo Roberto, Bia e Junior que o digam.●●● Domingo/19, acontece o aniversário da esposa do amigo Guma, da Panificadora e Restaurante Luz Paulistana. Parabéns com saúde e muitas felicidades.●●● Eu já mudei de mulheres, mudei de cidade, mudei de carro, mudei de apartamento, agora estou mudando de cerveja. É verdade, os tempos também mudam. ●●● Peixe da melhor qualidade no tablado é com os amigos Louro Urso e Alessandro.●●● Saudoso Élvio Fonseca foi homenageado na Igreja de Fátima, que completou no sábado, 61 anos. Ele foi o fundador do Movimento Carismático, originando o nome da Paróquia e do bairro.●●● Mais um final de semana, graças a Deus estou vivo, vou comemorar com a gostosa Loira Gelada, bonita Ruiva Destilada e a exuberante Morena Quente. Fui
NOTAS SOCIAIS
Neste sábado/18, estará aniversariando a encantadora jovem Milla Corrêa Costa (14 anos), filha de Maurício Costa e Nete Corrêa. O evento será comemorado aqui em Santarém, com os familiares.
Na mesma data estará aniversariando Linair Pereira dos Santos (Lina), recebe abraços de parabéns de familiares e amigos.

LURDINHA BEZERRA recomenda


Quer entrar na Rota?

Então venha comemorar conosco 1º ano da Choperia Rota BR 316.

SORTEIO DE BRINDES:


Torres de chope
Celulares
Acessórios de moto
Camisetas, bonés, bolsas
Pen drives
E vários kits surpresa!

ATRAÇÕES: Paulo Vale, Léo Menezes, Zé Old, Mario Mouzinho, Jorge Eggs, Jean Gadelha, Edgar Jr, Emerson Santos, Cleberson Lucas, Banda Medida Provisória, Banda 3D, Banda Pop & Cia, Ivan Cardoso, Jorginho Silva, Jade, Mario Filé e vários outros.
DIA: 18/10 - SÁBADO
HORA: a partir das 18:00h
LOCAL: Galeria BR 316
Proprietário: Arthur Café Promoter: Marlyse Cravo 8123.6651Localização: Ali na Galeria BR 316 quase em frente ao Shopping Castanheira.
PATROCINADORES: SCHINCARIOL,COCA COLA,TAMPICO,DDAMS,MARAJÓ PUBLICIDADE, NOSSA ÁGUA, PÃO DE QUEIJO MINEIRINHO,CARLÃO SALGADOS, PALADAR FINO, CARTÕES VISA, CARTÕES MASTERCARD, CIGARROS BLACK, ADDAMS, ELLMA CHIPS, MASSAFRA, OPLIMA, COMPUTER STORE, PORTUGAL DESCARTÁVEIS, RUI CAMISETAS, IRMÃOS ESTEVES, NORTE REFRIGERAÇÃO, MERCADÃO DO SOM, ABUSADA CONFECÇÕES, AMARRÔ CALÇADOS, HOTEL REPONTA.

"Frutos do Xequerê"
aquece os tamborins

Uma turma de jovens do Guamá, está organizando uma grande festa pra arrecadar fundos pra sua associação, que está sendo criada; e com este evento eles vão também ajudar a Escola de Samba "Frutos do Xequerê" que se prepara para o Carnaval 2009, com tema "Malhadinho. Boi menino 20 anos de historia". A festa vai acontecer neste domingo dia 19 de outubro, na sede do Bole-Bole, a partir das 15:00.
Manje as atrações: Bilão da canção / Toni Nelodia / Meio Dia da Imperatriz / Dj Cocino,Grupo Altas Horas / De Bobera / D' Marola / As Popozudas do Créu e a bateria da Escola Mirim "Frutos do Xequerê" Sorteios de brindes, ingressos antecipados limitados,
Nazareno Silva, Produtor Cultural, organizador do evento, conta com o apoio e a presença de todos. Contatos:32618013 / 81551361 É um lance que não se pode perder, meu.

Clube do Samba bombando

Para encerrar não esqueçam neste sábado, a partir do meio dia no sonzão da nossa Rádio Cultura FM, Clube do Samba com um monte atração. Curta o nosso recado e alegre a sua vida, já que... quem não gosta de samba... o resto vocês sabem!


Produção: nossa * Comando: Janjão
Tá bommmmmmmmmmm?



●●●



Na semana que vem a gente vorta... ahá..
Aguardem.

10/11/2008

BELÉM

Na capital haverá 2º turno. Duciomar Costa (PTB), candidato a reeleição, obteve 35,15% dos votos. José Priante (PMDB), recebeu 19,03% dos votos. A eleição será no dia 26 deste mês.

Conheça os políticos eleitos que vão administrar 18 cidades na região Oeste do Pará, nos próximos quatro anos.

SANTARÉM

A prefeita Maria do Carmo (PT), venceu Lira Maia (DEM), com 52,81% dos votos válidos (77.458), enquanto o deputado obteve 42,16% (61.832), com uma diferença pro Maria de 15.626 votos. O candidato Marcio Pinto (PSOL), ficou na terceira posição com 6.757 votos e na última colocação Joaquim Hamad (PTC), com 625 votos. Mais de 36 mil eleitores deixaram de votar em nosso município.

ALENQUER

João Piloto (DEM), eleito com 9.023 votos, seguido de Dr. Farias (PR) - 7.623, Áurea Nina (PT) – 5.966, Paulo Monteiro (PSDB) – 691.

ALMEIRIM

Botelho (PT), eleito com 3.819 votos, seguido de Gandor Hage (PR) – 3.679, Professora Dalila (PDT) – 881.

ALTAMIRA

Odileida Sampaio (PSDB), eleita com 22.295 votos, seguida de Claudomiro (PMDB) – 21.694.

AVEIRO

Gorete Xavier (PTB), eleita com 3.446 votos, seguida de Lúcio Nascimento (PMDB) – 2.429, Fuzica (PSC) – 1.227.
BELTERRA

Geraldo Pastana (PT), eleito com 5.360 votos, seguido de Maria Freire (PMDB) – 4.824.

ITAITUBA
Roselito Soares (PR), eleito com 19.218 votos, seguido de Valmir Climaco (PMDB) – 17.273, Afabio Borgez (PT) – 8.893.

JURUTI

Henrique Costa (PT), eleito com 9.428 votos.

MEDICILANDIA

Ivo Muller (DEM), eleito com 5.783 votos, seguido de Lenir Trevisan (PT) – 5.685, Professor Valtair (PSOL) – 279.

MONTE ALEGRE

Jardel Vasconcelos (PMDB), eleito com 15.701 votos, seguido de Sergio Monteiro (PT) – 14.735, Dr. Pitta (PDT) – 233.

NOVO PROGRESSO

Madalena (PSDB), eleita com 7.791 votos, seguida de Tony (PT) – 4.534.

ÓBIDOS

Jaime Silva (PTB), eleito com 9.814 votos, seguido de Mário Henrique (PV) – 8.318.

ORIXIMINÁ

Luiz Gonzaga (PV), eleito com 21.030 votos, seguido de Leôncio (PMDB) – 7.861.

PLACAS
Negão Brandão (PSDB), eleito com 4.848 votos, seguido de João (PT) – 3.028.
PRAINHA

Sergio Pingarilho (PMDB), eleito com 5.584 votos, seguido de Patrícia Hage (PR) – Paulo Alvarenga (DEM) – 3.704.
RUROPÓLIS

Aparecido Silva (PMDB), eleito com 6.245 votos, seguido de Pablo Genuíno (DEM) – 5.402.
TERRA SANTA

Marcílio Picanço (PMDB), eleito com 3.915 votos, seguido de Isaura Marinho (PV) – 3.839, Ademir Figueiredo (PT) – 135.
URUARÁ

Eraldo Pimenta (PMDB), eleito com 9.005 votos, seguido de Dr. João (PPS– 6.864, Julio Magno (PR) – 3.157

VEREADORES

Em janeiro de 2009, a Câmara Municipal de Santarém contará com sete vereadores novos, marinheiros de primeira viagem, somados com outros sete experientes que conseguiram a reeleição. Conheça os vereadores que assumem na próxima legislatura, pela ordem de votação. José Maria Tapajós (PMDB) - 5.599 votos, Maurício Corrêa (PMDB) - 4.704, Reginaldo Campos (PSB) - 4.434, Nélio Aguiar (PMN) - 4.363, Emir Aguiar (PR) - 3.879, Henderson Pinto (DEM) - 3.851, Bruno Pará (PDT) - 3.635, Erasmo Maia (DEM) - 3.549, Carlos Jaime (PT) - 3.221, Chico da Ciframa (DEM) - 3.083, Jailson do Mojuí (PSDB) - 2.967 votos, Evaldo Costa (PT) - 2.959, Marcela Tolentino (PDT) - 2.922 e Gerlande Castro (PP) - 2.626.
O atual presidente da Câmara Municipal, José Maria Tapajós (PMDB), vai legislar no seu sexto mandato consecutivo sendo o candidato mais votado, por ser considerado o vereador mais experiente da casa, José Maria Tapajós, deve ser conduzido à presidência, por se tratar de uma nova legislatura.

MOTINHAS__________________________

No último dia 1º de outubro comemorou-se em todo o Brasil o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, mas, em Santarém, a programação especial iniciou na última quarta-feira/08, no Centro de Referência de Saúde da Criança (Casa da Criança), na Avenida Barão do Rio Branco, entre Presidente Vargas e Marechal Rondon. O tema do evento este ano é: Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece. Contato – Enfermeira Carmélia Almeida (9975-2384) ●●● Confirmado. O candidato a vereador em Santarém que receberá o Troféu Tartaruga em solenidade a ser marcada na Garapeira Ypiranga, é Marcelo Ramos (PSDB), que obteve apenas 02 votos. O premio será entregue por Ércio Bemergui.●●● Espíritas paraenses vão ao 3º Fórum Espiritual Mundial, que irá de 13 a 16 de novembro e acontece em Teresina, Piauí.●●● Este é o primeiro ano que a Comissão do Círio lança uma Imagem Peregrina para fazer a divulgação do Círio de Santarém. Outro objetivo da Imagem é fazer com que diversas comunidades possam participar ativamente da programação oficial das Festividades de N. Sra. da Conceição. Neste ano serão 37 dias de peregrinações e mais de 30 locais diferentes de visitação. Nesta sexta-feira/10, a Imagem estará às 09h00 na Delegacia Central da Polícia Civil. ●●● Uma vergonha para um ex-senador da República. Ademir Andrade (PSB) foi eleito vereador em Belém com apenas 4.809 votos, obtendo a 28ª colocação. Entrou na sobra do vereador Iran Moraes do seu partido, reeleito com 12.982 votos, o mais votado na capital.●●● Fluminense festeja mais um ano de fundação nesta sexta-feir/10, com a sua tradicional seresta. Toque musical de José Maria Alho e convidados. Entrada franca.●●● Secretaria de Turismo e Integração Regional (SEMTUR) - realiza o "Projeto Turismo Educativo e Cultural", nas escolas públicas municipais de Santarém. As atividades iniciam nesta sexta feira, 10 de outubro, às 07 horas da manhã, no Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão (CAEC), com palestras educativas (incluindo geografia e historia) e city tour aos principais atrativos de Santarém. ●●● Dedé o rei do frango assado, está atendendo apenas na Silva Jardim entre Borges leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. ●●● A governadora Ana Julia, até o final do ano, trocará três secretários e alguns diretores da administração indireta. Em 2009 começa a corrida governamental e presidencial.●●● Vice-governador do Pará, Odair Corrêa, participou da carreata da vitória da prefeita Maria do Carmo, que aconteceu domingo à noite na orla ●●● Loiro Urso e Alessandro são os peixeiros mais procurados no tablado. Atendimento Nota 10. ●●● Sete colegas da imprensa santarena foram candidatos a vereador, lamentavelmente, ninguém se elegeu. Precisamos de um representante no Poder Legislativo. Em Belém, em todas as eleições são eleitos dois ou três. Na próxima, o nosso candidato será o repórter Orelhão, Bena Santana.●●● Que tal um açaí da melhor qualidade? Recomendamos o Leitão e Terezinha, na Borges Leal.●●● Será que alguns candidatos compraram votos? É o comentário na cidade. Não vi nenhum com mala azul ou vermelha. Será que estava na preta? ●●● Candidato Hamad não levantou vôo, faltou combustível, ou melhor, votos para decolar.●●● Imprensa santarena deu total apoio ao vice-governador Odair Corrêa, durante a eleição no último domingo.●●● O estupro e a morte da menina Jaqueline de 10 anos em Santo Antonio do Tauá, voltou a colocar o Pará na mídia nacional. A reportagem feita por Roberto Paiva, foi exibida no Jornal Nacional. Isso é uma vergonha.●●● Alguém pode me informar se os dois bandidos políticos se elegeram? ●●● Neste domingo acontece o Círio de Nazaré em Belém, a maior festa religiosa do Mundo. Devoto da Virgem vou comemorar o Natal dos Paraenses aqui em Santarém, com a gostosa Loira Gelada (Nova Schin), bela Ruiva Destilada e a exuberante Morena Quente, alem do saboroso Pato no tucupi. FUI.

10/10/2008

Antônio Cavalcante


ASSEMBLEIA DOS MITOS
Meados de 2003, durante a lua cheia de agosto os entes da floresta reuniram-se em assembléia no Bosque Rodrigues Alves Jardim Botânico da Amazônia, para deliberar sobre assuntos referentes às questões do meio ambiente e também prestar sua homenagem aos 120 anos da centenária instituição que desde 1883 vem defendendo a biodiversidade da Amazônia, preservando um fragmento florestal representante do bioma amazônico, no meio urbano da capital paraense.
Presentes na referida reunião estavam o Mapinguari, o Curupira, a Iara, e a Matinta Pereira. O Boto, e a Cobra Grande justificaram suas ausências através de mensagens. O primeiro encaminhou um documento parabenizando o Bosque pelos 120 anos e declarando a sua preocupação com o meio ambiente, a bio-pirataria, lamentando a perseguição e o modo como está sendo tratado por alguns seres humanos, apresentando sua epístola no formato de lamento poético conforme transcrição na íntegra a seguir:
Lamento do boto - Fui criado em rio limpo / De águas puras amazônidas. / Em torno de mim surgiu a lenda / De caboclo conquistador./ Fui culpado injustamente/ De ceifar a virgindade, / De formosas cunhãs na floresta, / Emprenhando-as docemente / Ao fim de festas enluaradas, / Por secula, secula, seculorum. / Muitos se aproveitaram / Dessa afamada sina. / Até caçando meus parentes / Para o sexo retirar, / Transformando esse órgão / Em matéria prima de mandinga/ Para um amor conquistar. / Porra; vão castrar os seus iguais. / Deixem a minha família em paz./ Isso é muita sacanagem; / Deixem a minha família em paz. / E agora pra completar / Estão poluindo minha morada / Vivo fugindo do mercúrio, / Agrotóxicos e merda humana / Lixo, chorume e detritos. / Seres de ambição desmedida./ Destruindo o meu habitat./ Eh! Homem vê se te manca. / Ta na hora de despertar, / Respeitar a natureza, / É voltar à verdade da vida.
A Cobra Grande também justificou sua ausência por escrito, conforme citado anteriormente, em seu documento ela diz: que esta muito preocupada com os incêndios ocorridos pela serra dos Carajás, pela poluição das praias de Barcarena e que estava tendo muito trabalho lá pelas bandas da mesopotâmica região Xingu e Tapajós, principalmente nas zonas de garimpos onde o meio ambiente está sendo poluído pelo mercúrio, afetando a saúde dos seres vivos daquele lugar.
A reunião contou ainda com a participação do Lobo como observador internacional, que aproveitou a oportunidade para agradecer a homenagem prestada aos seus ancestrais por ocasião da implantação do paisagismo do bosque há 100 anos atrás.
O local escolhido para a realização do evento foi a Gruta encantada, em sua parte superior, para melhor receber a influência da Lua e assim receber os fluídicos lunares nas decisões propostas pelos participantes do encontro.
Todos os presentes manifestaram sua alegria nas mensagens de congratulações pelo centésimo vigésimo aniversario do Bosque Rodrigues Alves e a sua transformação em Jardim Botânico da Amazônia, bem como pelo centenário do paisagismo do ícone da biodiversidade belenense, e que sentem que uma considerável parcela da população humana esta no rumo certo nas questões ambientais, no respeito e conservação da natureza, chegando a considerar o Bosque como um grande laboratório para a manutenção da biodiversidade amazônica, numa perfeita relação homem x natureza.
Esse momento foi de total descontração no encontro servindo inclusive, para quebrar as tensões, revoltas, e magoas pelos fatos ruins que estão acontecendo na região, como a ação da bio-pirataria, pois é sabido que pessoas inescrupulosas em nome da pesquisa científica se aproprie das coisas do bioma amazônico e faça o registro de propriedade em seu nome ou do seu país, fazendo com que a utilização do material registrado, implique no pagamento de royalties, impedindo dessa forma, o inalienável usufruto do planeta terra a que todos temos o direito. É também bastante preocupante a questão dos grandes projetos de mineração na região, notadamente pela situação do visinho estado do Amapá que alem das mazelas sociais restou ainda uma grande dívida ambiental, com o fim das atividades mineradoras da ICOMI, empresa que explorou por mais de 50 anos aquelas terras. Diante desses episódios a figura lendária do Mapinguari estava totalmente transtornada, chegando a ponto de querer aprontar para cima da Guarda Municipal e vigias daquele logradouro. A Iara com a beleza do seu canto encantado e o Curupira com aquele seu jeito moleque conseguiram contemporizar o ambiente, fazendo com que os presentes como que anuviados, soltassem gostosas gargalhadas de sua diabrura.
O que se pode notar no evento é que essas figuras lendárias da mitologia amazônica, de um modo geral, estão preocupadas com o destino da região, com as questões ambientais como desmatamento, queimadas, poluições diversas, tráfico de animais silvestres, expansão da fronteira agrícola, utilização de agrotóxicos e a bio-pirataria, atividades essas que com certeza afetarão o ecossistema do bioma amazônico podendo levar ao desaparecimento dos seres vivos nas suas diversas formas nesse santuário ecológico. Por outro lado sentem que poderão ser utilizados de forma figurada nas ações de educação ambiental, que não cobrarão nenhum cachê das ONGs que usarem seus personagens nas historias voltadas para esse fim, desde que respeitem a origem de suas lendas, e que sejam instrumentos de combate a bio-pirataria e as agressões a natureza, para que as futuras gerações tomem conhecimento desta rica mitologia bem verde amarela e usufrua com os demais habitantes da terra as benesses desse santuário ecológico, oriunda das atividades geradas pelos povos da floresta na figura dos índios, seringueiros, ribeirinhos, em sua atividades extrativistas, obedecendo as regras de um desenvolvimento sustentável ecologicamente correto.

_________________
Tata Cavalcante
Rua Boaventura da Silva ● nº 361 ● Apto. 803
CEP: 66.053-050

LURDINHA BEZERRA recomenda


O BOTEQUIM

que já é famoso pelas quartas e sábado de pagode/swingueira, abre as portas para o chamado samba de raiz as sextas trazendo Toni Melodia e convidados, com muito samba, gelada e muito bambas no pedaço para ouvir e dançar o bom samba.
Belém que está sem muitas opções de casas noturna para dançar o samba
de raiz / de verdade, vai tornar o reduto dos pagodeiros, em ponto de
encontro da rapaziada que gosta não só de ouvir um bom samba, mas como
também dançar

OBS – Hoje temos muitas opções de bares que tocam o samba de raiz,
os chamados bares de calçada /botecos, mas casas noturnas só de pagode
e suingueira com excessão do Cazuzas que leva os dois ritmos só aos
domingos.

Anotem: O Botequim - Avenida Gentil Bittencourt – Nazaré.
Não tem o que errar!

CHOPERIA ROTA BR 316

A mais nova e completa Choperia de Belém e Ananindeua é a CHOPERIA ROTA BR 316. Sempre com o melhor da MPB, com capacidade para 500 pessoas e profissionais capacitados para bem servi-lo, além do atendimento especialíssimo de ARTHUR CAFÉ.
Tudo o que disser da Choperia de Belém e Ananindeua, é pouco. Va l[a fazer seu happy hour, paquerar, reunir com amigos, comemorar seu aniversário, fazer sua confraternização.
Confira a programação da semana:
TERÇA-FEIRA- Às cinco da tarde, Jean Gadelha e Banda/ Oito da noite, Zé Old e banda e as dez e meia. tem a dança dos garçons e clube dos músicos que já é sucesso.
QUARTA-FEIRA- Cinco da tarde, Jorge Eggs e Banda e as oito da noite, Mario Mousinho e Banda.
QUINTA-FEIRA- Cinco da tarde. Edgar Jr e Banda; e as oito da noite,Banda Clínica Geral.
SEXTA-FEIRA- acinco da tarde, Léo Menezes e Banda e a partir das oito da noite, Banda 3D, A sexta-feira encerra (23h) com Emerson Silva e banda.
SÁBADO -A programação começa mais cedo, a partir das duas da tarde, com exibição de DVDs em telões; e as cinco da tarde a programação musical começa com Paulo Vale e banda; â noite, Jean Gadelha e Banda. Zé Old e banda encerram a programação a partir das 23h.
Imprtante - No sábado,18 de outubro, a programação começa cedo com música ao vivo, e está imperdível por conta de um ano da casa. 16 horas de música, sorteio de vários brindes e muitas novidades.Imperdível.
A CHOPERIA ROTA BR316f ca na galeria BR-316, quase em frente ao Shopping Castanheira.

RÁDIO CULTURA – 23 ANOS NO AR
Para encerrar não esqueçam: Os 23 anos da nossa Rádio Cultura FM, neste sábado/11, os festejos serão ao vivo e a cores no Clube do Sambam a partir do Meio Dia, com o samba do Galo Garnizé e o apoio do Bilão da Canção e André Avelino, junto com a comemoração dos 100 de Cartela - o grande sambista e compositor mangueirense.
Tá bommmmmmmmmmm?
Produção: nossa * Comando: Janjão

●●●
Nesta semana tem pouca coisa!!!
Mas na semana que vem... ahá.. aguardem.

●●●
Inté.

10/08/2008

Icoaraci – 139 anos de Sorriso, Beleza e Progresso


Icoaraci completa neste 8 de outubro, 139 anos. A história de Icoaraci confunde-se com a própria fundação de Belém. Quando os integrantes da expedição de Francisco Caldeira Castelo Branco, procurando um lugar adequado para fixar os fundamentos da cidade, desembarcaram numa ponta de terra situada na confluência dos rios Guajará e Maguari, a qual denominaram de "Ponta do Mel" devido à presença no local de favos de mel em grande quantidade.
De acordo com o historiador Jose Valente, a pouco falecido, na “Ponta do Mel” chegou ser cogitado pelos portugueses a construção de um forte – para prevenir e defender o território conquistado das invasões estrangeiras – devido a sua posição estratégica.
Sua área limitava com Val-de-Cans e Mosqueiro, abrangendo o Sub-Distrito de Outeiro. Em 30 de dezembro de 1943, através do Decreto nº 4.505, assinado pelo interventor Magalhães Barata, fixou a divisão administrativa e judiciária do Estado, pelo qual a então Vila de Pinheiro passou a ser chamada Icoaraci.

Aspectos da vida icoaraciense - Quando Icoaraci completa 139 anos, vou abordar alguns aspectos de antiga “Vila Famosa”, sua história, sua vida e sua gente, pegando carona nas informações da antropóloga Voiner Ravena Canete, e em algumas anotações feitas ao longo de 41 anos de jornalismo.
A história de Icoaraci é tão antiga quanto os 385 anos de Belém. De sesmaria a fazenda, a área que hoje compreende parte de Icoaraci passou pelas mãos de pessoas anônimas, ilustres e também de Ordens Religiosas. Mas foi em 1869, com a demarcação da área em logradouros e lotes para serem aforados, que a fazenda se transformou em povoado. Três décadas depois o então Povoado de Santa Izabel foi elevado a categoria de Vila, recebendo o nome de Vila de São João do Pinheiro. ou simplesmente Vila do Pinheiro Somente em 1943 a vila se transformaria no Distrito de Icoaraci.

Possuindo o mesmo modelo dos núcleos coloniais da Região Bragantina, Icoaraci é composta de quarteirões regulares, bem traçados, ruas e travessas largas repletas de mangueiras. Compartilhando da Belle-Époque tanto quanto outras áreas da capital do estado, Icoaraci guarda em seus Chalés e Estação Ferroviária as características das construções que caracterizaram a primeira metade do início deste século. Aliás, um dos “chalés”, o Tavares Cardoso, foi totalmente recuperado pela Prefeitura de Belém.
Localizada no ângulo entre a Baía do Guajará e o Rio Maguari o Distrito desfruta de uma posição geográfica que possibilita fácil acesso à jazidas de argila que se concentram nos rios Paracuri e Livramento. Essa característica possibilitou transformar a área em um dos principais pólos de produção artesanal de cerâmica do Estado do Pará.
Icoaraci possui ainda mais uma característica peculiar: a confluência de tantas características que Belém já possuiu e que o processo de crescimento urbano sem planejamento terminou por sufocar.
Viver em Icoaraci é poder desfrutar do tempo ainda que dentro da modernidade. É comprar jornal na antiga “Banca do Liberal” – apelido de um antigo jornaleiro, já falecido que tinha uma raiva desse jornal e queria brigar quando o chamavam por esse nome! - em frente da Makell; tomar uma cuia de mingau todas as manhãs bem cedo na tradicional banca da Creusa no mesmo local; aquela moleza gostosa depois do almoço de açaí com camarão e farinha de tapioca comprados no Mercado Municipal e poder dormir a sesta, pois o comércio, tal como Belém fazia há anos atrás, com raríssimas exceções, fecha suas portas.
É poder tomar tacacá no final da tarde sob a sombra refrescante das mangueiras na Praça Moura Carvalho em frente è Delegacia - e não se preocupar com a hora de chegar em casa, afinal a casa é logo ali... e locomover-se de bicicleta é a tarefa de todo pé redondo - para quem não sabe as pessoas de Icoaraci são conhecidas como pé redondo.. e eu sou um deles... pois seu veículo de locomoção é, por excelência, a bicicleta. É tomar água de coco sentindo a brisa da orla e olhando o rio-mar. É andar alguns quarteirões e encontrar mais um Chalé que fala sozinho sobre a história da capital.
Viver em Icoaraci é a oportunidade de poder ser mais belenense.
Icoaraci, a minha Vila Sorriso - distante 18 km do centro de Belém por via rodoviária, é reconhecido como um dos principais pólos de produção artesanal de cerâmica do Estado do Pará. A palavra artesanato deriva do francês "artisant", referindo-se originalmente, à atividade que remonta aos povos primitivos. Seu apogeu, a nível internacional, deu-se em 1930, a partir do I Congresso Internacional do Artesanato, na cidade de Roma, refletindo, assim, em diversos países, inclusive o Brasil.
O artesanato icoaraciense apresenta em suas peças uma beleza plástica e diversa, fruto da pluralidade cultural manifestada desde os tempos pré-coloniais, como são os estilos tradicionais: marajoara (caracteriza-se pela exuberância e variedade de decoração, utilizando pintura vermelha e preta, sobre engobe branco, representa a 4ª fase arqueológica da Ilha do Marajó), tapajônico (é tridimencional, feita com uma mistura de cauxi e cariapé. São figuras humanas e animais que provém da região do Baixo Tapajós), maracá (tem como berço o Amapá, mas é em Icoaraci que este trabalho se desenvolve. As urnas funerárias encontradas no Vale do Rio Maracá são de três tipos: tubulares, zoomorfas e antropomorfas).
O maior número da produção de Icoaraci, concentra-se no bairro do Paracurí, mais precisamente na Travessa Soledade, onde se localizam a maioria das olarias. Paracurí é o nome do Rio que corta a região, de suma importância para a comunidade, pois no percurso deste rio encontram-se várias jazidas de argila, matéria prima para a confecção das peças de cerâmica, que, a bem verdade é preciso que se diga, encontram-se ameaçadas com as constantes invasões.
A produção nessas olarias é muito variada, desde a confecção de peças arqueológicas até às mais estilizadas; de peças lisas e sem pintura às mais trabalhadas; de estilos tradicionais até suas recriações com pintura em manganês; de cerâmica utilitária à cerâmica decorativa, como: vasos, alguidares, cofres, pratos, jogo de feijoada, cinzeiros, etc
Liceu - Ainda no Paracurí (Travessa dos Andradas, nº 1110, com a Rua Coronel Juvêncio Sarmento) existe uma escola cuja finalidade, a proposta inicial era a ensinar a arte de produzir cerâmica, é o Liceu de Artes e Ofícios "Mestre Raimundo Cardoso", fundada em dezembro de 1996 pelo prefeito Hélio Gueiros.
Esse Liceu foi a concretização de um projeto que visava articular educação e cultura, propondo um currículo contendo as disciplinas básicas para a conclusão das séries do 1º grau. Em um turno e no outro os alunos receberiam aulas teórica-práticas sobre cerâmica.

"Cabeludo" - O homem, o artesão que deu origem à produção, conhecimento e difusão do artesanato marajoara, tapajonico e maracá, desde Icoaraci, foi Antonio Farias Vieira – o “Cabeludo” - meu querido e inesquecível amigo - que em setembro passado completou sete anos de morto. “Cabeludo” era o apelido de Antônio Farias Vieira, um dos maiores nomes - senão o maior - do artesanato de Icoaraci.
“Cabeludo” não foi (e jamais será) esquecido. O artesanato e o povo icoaraciense lhe devem um grande tributo.
Na realidade, tudo começou com ele.
Resgate - Há cinco anos surgiu o Movimento Cultural de Vanguarda de Icoaraci (Mova-CI) disposto a resgatar a memória e as tradições da Vila Sorriso, e o grande morto..
A cada ano o Mova-CI realizava a Mostra “Mestre Cabeludo” que reúnia os “virtuoses” locais nas mais variadas expressões da arte, destacadamente o artesanato e a cerâmica local. Há dois anos a mostra não é realizada.
“Mestre Cardoso” - Depois que vieram os demais artesãos, inclusive Raimundo Saraiva Cardoso, o ”Mestre Cardoso”, que projetou o artesanato icoaraciense, além das fronteiras do Brasil, no mundo.
O aluno mais ilustre de "Cabeludo" – falecido em abril de 2006, deu prosseguimento ao trabalho do pioneiro e, praticamente, resgatou a arte marajoara, a qual apenas muito mais tarde os artistas da Região iriam aderir.
Graças a “Cabeludo” e ao "Mestre Cardoso', o Paracuri se tornou o centro do artesanato de Icoaraci onde, atualmente, se concentra cerca de 90% da comunidade de ceramistas.
São inúmeras oficinas e olarias, alinhada uma ao lado da outra, por toda a extensão do bairro, a partir da Rua 15 de Agosto (4ª Rua). Esse ato fez com que a Vila Sorriso se transformasse no maior centro produtor e divulgador da cerâmica indígena da Amazônia.
A Fé em Icoarací - Durante o ano inteiro, a comunidade icoaraciense participa de festejos religiosos, os quais são constituídos por procissões, peregrinações ou ladainhas, algumas delas culminando com o “levantamento do mastro”.
Apesar de em Icoaraci existirem 25 templos de diversas profissões religiosas – até o ano passado, 2007, a população – em torno de 290 mil habitantes – é em sua maioria, católica, ou pelo menos, assim se identifica.
Em Icoaraci existem duas Paróquias: São Batista e Nossa Senhora das Graças, localizada na Praça a Matriz, a mais antiga cuja que abrange o centro e grande parte dos bairros icoaracienses.
Há seis anos era dirigida pelo padre Joel Lopes de Oliveira. Desde março de 2002 possui um novo titular, padre Raimundo Possidônio Carrera da Mara (conhecido como Padre Cid), que antes dirigira a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Outeiro), filho de Icoaraci.
No inicio de 2003 por determinação do arcebispo emérito, D. Vicente Zico, com o apoio da população católica, a primeira paróquia de Icoaraci passou-se a chamar Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
A outra Paróquia é dedicada a Nossa Senhora de Fátima, na esquina na Rodovia Augusto Montenegro com a Rua 8 de Maio, bairro da Agulha, cuja jurisdição atinge Icoaraci partir da Rua 2 de Dezembro (7ª Rua) até Tenoné e o Conjunto Maguari e área de baixada. O responsável é o padre George Jenner Evangelista França, também filho de Icoaraci. Padre George Jenner .
A festa religiosa mais importante é o Círio de Nossa Senhora das Graças, realizado no quarto domingo de novembro – considerado a segunda maior procissão de Icoaraci, após o Círio de Nazaré, que este ano atinge a edição nº 56.

Parabéns, Icoaraci - Finalmente - eu sou suspeito para falar, mas faço assim mesmo -Icoaraci possui um povo maravilhoso, bom, honesto, trabalhador e hospitaleiro.
Aliás, o Diário do Pará na sua edição de hoje/8, dedicou um quarto de página sobre o aniversário da minha Vila Sorriso. Foi o único jornal que tomou essa iniaciativa. Muito Obrigado, Alfredo Garcia e Gérson Nogueira, em nome do meu povo - e comprovou parte do que afirmo.
Foi - ou é - berço natal do poeta Antônio Tavernard, cuja casa – Rua Siqueira Mendes (1ª Rua) próximo à Travessa São Rocque, onde funcionou – ou ainda funciona a “Casa do Poeta Antônio Tavernard” – está abandonadérrima e caindo as pedaços! - e o Conselho Interativo de Segurança Pública e Justiça (CISJU))
Por sinal, Tavernard será homenageado nesta sexta-feira/10, pela Academia Paraense de Letras, em virtude de 100 anos de falecimento.
Foi também berço natal do escritor Júlio Colares, que apesar das muitas obras, só publicou uma: Mosaicos – um livro de trovas e pensamentos, 1956, esgotado.
Nessa eleição de domingo/5, Icoaraci elegeu apenas um vereador, o médico Mário Corrêa, que vai para a quinta legislatura. Os demais, e atuais representantes, Armênio Moraes e Sauma Nassar, não conseguiram voltar para a Câmara Municipal.
Possui, também dois jornais mensais, O Estado (18 anos) e a Gazeta do Pará, além de um site, o http://www.icoaracionline/.

Essa, senhores, é minha, a nossa Icoaraci – Vila Sorriso-, a grande aniversariante do dia.

Parabéns!

10/07/2008

CULTURA FM comemora aniversário com programação especial

Já que o nosso amigo Aldemyr Feio noticiou, a gente confirma: no dia 11 de outubro completam-se 23 anos que a Rádio Cultura FM apresentou pela primeira vez aos seus ouvintes sua programação, colocando em primeiro plano o compromisso com a cultura paraense. São mais de duas décadas de história e valorização da música local que não poderia passar em branco. E para comemorar seu 23º aniversário em grande estilo, a Rádio Cultura FM preparou uma programação muito especial para seus ouvintes, fazendo uma grande confraternização em comemoração a essa data tão importante.

A programação de aniversário da Rádio Cultura FM:

07/10- Jornal da Manhã
Local: Café Cultura
Hora: 7h às 8h
Participação: Antônio Carlos (diretor da rádio), Regina Lima (presidente da Funtelpa), Orlando Carneiro (ex-presidente da Funtelpa) e Francisco César (primeiro diretor da Rádio Cultura FM).

07/10- Matéria Prima
Local: Café Cultura
Hora: 8h às 11h
Participação: Maria Lídia (9h as 9h30) e Banda Stereoscope (10h as 10h30)

08/10- Bossa Nova, Novas Bossas
Local: Café Cultura
Hora: 20h
Participação: Nego Nelson e Andréa Pinheiro interpretando clássicos da Bossa.

09/10- Fonograma
Local: IAP
Hora: 14h
Apresentações de projetos dos bolsistas do IAP (Instituto de Artes do Pará) e apresentações de linguagens artísticas do IAP.

11/10- Pout pourri dos programas (Estação Turismo, Alta Fidelidade,Timbres, Visagem, Canta Pará, Feira do Som e Rotatividade).
Local: Café Cultura
Hora: 9h às 12h

11/10- Clube do Samba
Local: Café Cultura
Hora: 12h
Participação: Grupo Galo Garnizé com o sambista Pedrão, Bilão da Canção e André Avelino.

José Wilson Malheiros



MAIS UM GRANDE DESASTRE ECOLÓGICO



Em janeiro do próximo ano irá acontecer em Belém o esperado Forum Mundial. Uma das maiores preocupações dos participantes deverá ser, naturalmente, a devastação da floresta amazônica, o impacto ambiental negativo sobre os nossos recursos hídricos e a destruição de diversos pontos de turismo, com reflexos, evidentemente, na economia desta vastíssima região.
A região de Santarém do Baixo Amazonas, das mais belas e propícias para o turismo têm sofrido há bastante tempo a atividade predatória, tanto de particulares, como principalmente as oriundas nos gabinetes de ar condicionado lá em Brasília, que não conhecem, não se sensibilizam e nem se interessam pelo problema, interessados que estão nos resultados supostamente baseados em critérios científicos borrados nas planilhas feitas de papel, cheias de falsa sapiência e destruição do meio ambiente.
Vejamos, por amostragem, o caso santareno. O famoso cais do porto, construído em localidade totalmente imprópria, acabou com a belíssima praia da Maria José, além de jogar maré abaixo, pela frente da cidade, a poluição e o açoreamento de beiradas das praias.
Como se não bastasse, ainda construíram o aeroporto por cima daquilo que era uma das mais portentosas paisagens de Santarém e do Estado... e ainda colocaram o nome do meu saudoso pai, Maestro Wilson Fonseca, como a debochar dele, que foi um dos maiores, senão o maior defensor das riquezas mocorongas, em sua época.
Agora querem construir mais uma hidrelétrica na cabeceira do Tapajós, na localidade conhecida como São Luiz, fazendo com que as águas do rio Amazonas entre nas do rio Tapajós. Esta excrecência vai acabar com o famoso encontro das águas, uma das mais belas paisagens do Brasil, e vai colocar um ponto final na pouca receita que a região ainda detêm com o turismo.
Essa invasão vai comprometer de forma irremediável as principais praias santarenas: Ponta de Pedras, Alter do Chão etc, para que empresas estrangeiras que não estão interessadas na preservação do meio ambiente possam se instalar e trazer o “progresso”, que, evidentemente, vai excluir a imensa população ribeirinha que vive do regime natural dos dois rios, que agora querem assassinar.
Os jornais da região informam que tal construção está sendo acelerada. Seria de toda a necessidade que a comunidade não só de Santarém mas do Estado como um todo acionasse, por exemplo, o Ministério Público – Estadual e Federal -, as entidades de classe interessadas e conscientes, para ingressar com uma Ação Popular, para que se tente impedir mais este crime contra Santarém, o Pará, a Amazônia – e porque não dizer – contra a humanidade. Ainda temos tempo.

_______________________
jwmalheiros@hotmail.com

Antônio Cavalcante



PATA CHOCA, O ANJO DE AÇO AMAZÔNIDA

Amazônia, esse imenso território brasileiro, que ainda encanta a humanidade, com suas lendas e mistérios, é o cenário dessa nossa história dentre tantas que temos para contar sobre esse santuário ecológico, grande reservatório da biodiversidade do planeta, muitas vezes ameaçado pela cobiça internacional dos homens ditos civilizados. Habitat natural dos povos ameríndios nas suas florestas embrenhados e da raça resultante da miscigenação cabocla exploradora das suas riquezas extrativistas.
Por vários séculos essa vasta região, veio sendo explorada pelos homens de outras plagas, em suas várias fantasias: nobres, militares, religiosos, contrabandistas, piratas, cientistas, artistas, comerciantes, todos em maior ou menor escala, com o espírito aventureiro inerente ao ser humano. Chegavam aqui dominando, aprisionando, escravizando, os gentis nativos destas paragens amazônidas, promovendo quase que a extinção de muitos dos povos da floresta.
Por muitos e muitos séculos o homem também vinha desenvolvendo um sonho. O sonho de voar, desde os tempos de Ícaro na mitologia grega, até chegar ao brasileiro Alberto Santos Dumont, finais do século XIX e início do século XX, quando finalmente se desprendeu do globo terrestre num aparelho mais pesado que o ar. Foi no decorrer dos meados do século que ora finda, que surgiu o hidroavião mais famoso na história da região, o Catalina, em 1958 foi incorporado ao Correio Aéreo Nacional - CAN, veterano nas missões de patrulha anti-submarino da Força Aérea Brasileira - F A B, na II Guerra mundial, esses aviões foram modificados para missão de transporte, e servir de apoio logístico as ações do governo brasileiro no território nacional, recebendo na Força Aérea Brasileira a designação C-10, sendo que o seu maior campo de atuação foi exatamente aqui na Amazônia.
Conhecido no meio aeronáutico como "Pata Choca", essa aeronave foi se tornando o grande conquistador desta vasta região de dimensões continentais. O velho companheiro, e o amigo mais esperado nas localidades mais longínquas do “hinterland” amazônico, dividindo com o regatão seu companheiro civil, a missão de atender as populações mais afastadas do mundo civilizado neste rincão do País.
O Anjo de Aço, como também podemos chamá-lo, uma vez que, sobrevoava a região e também utilizava suas vias aquáticas, como local de pouso e decolagem, para participar do desenvolvimento da historia sociológica regional, levando não somente bens materiais, como também, expectativa através de médicos, dentistas, religiosos e missionários, encarregados de realizar os serviços de assistência médico odontológica, social e espiritual junto aos habitantes das comunidades de difícil acesso em toda a região. Esperados talvez até como divindades celestes, para acalentar o dia a dia do povo amazônida com palavras, ações e espírito de solidariedade, existente no coração desses heróis anônimos, passageiros e tripulantes das super naves da esperança, existente apenas, na memória daqueles que presenciaram seu momento de glória, no serviço ativo da navegação aérea brasileira, como que realizando talvez o grande sonho de seu inventor, que era levar a paz e a felicidade para a vida humana através do espaço aéreo, percorrendo caminhos nunca dantes imagináveis.
Com a aposentadoria compulsória dessas aeronaves, pelo término de sua vida útil, veio também o ocaso de uma época “glamourosa” e de aventura da conquista do céu amazônico, com o perigo das tempestades tropicais, rondando cada viagem desses intrépidos navegantes, fazendo brotar a matéria prima de muitos causos, envolvendo essa gente pioneira dos vôos regionais, enriquecendo o folclore da aviação brasileira.
Hoje podemos admirar, o último exemplar dessas aeronaves em terras brasileiras, estacionada como monumento na Base Aérea de Belém, bem no caminho de Icoaraci, Distrito Administrativo do Município de Belém, graças a manifestação do povo belenense após a polêmica transferência do “Pata Choca” - o Anjo de Aço Amazônida para a Base Aérea do Rio de Janeiro, num passado recente de nossa história. A presença desse patrimônio histórico e cultural da aviação regional em nossa cidade, resgata uma página de nossa participação na conquista da Amazônia no século XX, para o conhecimento das futuras gerações.

******************

Paidégua e Feliz Círio

Aos amigos que comungam a fé de ser paraense,
os votos de um pai d’égua e feliz círio
Que a corda da salvação fortaleça sua fé.
Que os brinquedos de miriti atenuem suas tensões.
Que os patos, maniçobas, leitões, musses e outras iguarias
Representem à fartura em sua mesa e alimentem seus corpos.
Que os sucos, refrigerantes e as geladas irriguem de alegria seus lares.
Que os fogos de louvor despertem o perdão e a gratidão em seus corações.
Que a sua vida seja uma eterna romaria de amizades.
Que as orações a Virgem de Nazaré se transformem em bênçãos aos seus lares e se estenda sobre suas famílias.

******************

Tatá Cavalcante
Rua Boaventura da Silva nº 361 ● Apto. 803
CEP: 66.053-050