1/26/2015



CÉREBRO DISTRAÍDO

No fim do ano passado, o Brasil ficou perplexo com notícias de crianças que morreram porque foram esquecidas dentro do carro pelos pais. Só no dia 17 de dezembro, foram registrados dois episódios desse tipo: um em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo; e outro em Belo Horizonte, em Minas Gerais. No primeiro caso, um pai se esqueceu de deixar a filha de 2 anos e quatro meses na escola antes de voltar ao trabalho, logo depois do almoço. Ele estacionou o carro com a criança dentro e, sem perceber, seguiu para cumprir sua rotina. O homem se deu conta da falha cerca de quatro horas depois, quando foi informado por funcionários da escola que ele não havia deixado a criança naquele dia.

CÉREBRO DISTRAÍDO II

Segundo relatos divulgados pelo jornal Diário do Grande ABC, o pai foi correndo até o veículo e encontrou a menina na cadeirinha, já sem sinais de vida. Em Belo Horizonte, a mãe de uma menina de 1 ano e 11 meses só percebeu que tinha esquecido a filha no carro após o fim do expediente. Ela deveria ter deixado a criança no berçário antes de ir trabalhar. Algumas horas depois, a menina estava morta. Afinal, o que leva pais e mães a esquecer dos próprios filhos? A rotina atribulada, o acúmulo de informações e o excesso de tarefas diárias podem ajudar a explicar os casos acima, embora não os justifiquem. O esquecimento é um comportamento típico de quem está com a mente saturada. O excesso de pensamentos e deveres leva muitas pessoas a executar suas atividades de maneira quase mecânica, sem sentir o que estão fazendo.

CÉREBRO DISTRAÍDO III

É como se elas funcionassem no piloto automático. E qual é o problema dessa mecanização das ações do cotidiano? A resposta é simples: ela dá margem ao esquecimento. Tanto o pai de São Bernardo do Campo quanto a mãe de Belo Horizonte não estavam acostumados a levar suas filhas para a escola, tarefa que normalmente era feita pelos respectivos cônjuges. Para dar conta de muitas coisas, as pessoas fazem uma lista de tarefas que devem ser cumpridas todos os dias. Se a mente está saturada, cada item a mais é passível de esquecimento. Esses pais esqueceram o compromisso de levar as crianças à escola, não os filhos. Eles são vítimas de uma sociedade acelerada e desconectada do presente. Essa tarefa era mais um item acrescentado à rotina e a mente não conseguiu memorizar. Pense nisso!

INTERNET

Você acaba de acordar e a primeira coisa que faz é esticar o braço para alcançar o celular, que praticamente dorme junto com você, e checar as mensagens ou algo que tenha “perdido” enquanto dormia. Passa rapidamente pelas redes sociais, curte ou compartilha algo e ainda manda um recadinho para um amigo que faz aniversário. O detalhe é que faz tudo isso antes mesmo de colocar os pés para fora da cama. Atualmente, cenas como essas são cada vez mais comuns no cotidiano das pessoas.

INTERNET II

De fato, não podemos negar que a tecnologia nos proporcionou inúmeras vantagens e facilidades para a realização de uma série de coisas, entretanto, quando a pessoa passa a viver à mercê dela desde o momento que levanta até a hora que vai dormir é, sem dúvida, preocupante. Se você é um daqueles que vivem conectados dia e noite, manhã e madrugada e não consegue imaginar-se “off-line” nem por um segundo, provavelmente está inserido nas estatísticas dos “viciados em internet”, que, hoje, segundo dados da Universidade La Salle, nos Estados Unidos, somam mais de 50 milhões de pessoas no mundo todo, sendo que 4,3 milhões estão no Brasil. Essa influência toda, porém, pode estar comprometendo outras áreas da sua vida, como a saúde, as relações sociais, profissionais e até pessoais. Todo cuidado é pouco!

EMOÇÕES

Um dia estressante no trabalho é o suficiente para você destratar seu marido ou filhos quando eles chegam em casa? As circunstâncias definem seu humor? Ou seja, quando tudo está ótimo você está bem, mas basta um problema para perder o controle e descontar suas emoções em fatores externos, como, por exemplo, em outras pessoas ou em você mesma, fazendo compras ou comendo compulsivamente? A maioria das mulheres tem dificuldades para lidar com as emoções e isso ocorre porque, ao analisar uma situação, tendem a avaliá-la emocionalmente. Assim, deixamos que alguns pequenos detalhes nos despertem sensações e sentimentos, enquanto pessoas mais racionais, em geral os homens, tendem a realizar essa mesma avaliação racionalmente.

EMOÇÕES II

Mas há uma explicação científica, uma vez que a partir do momento que uma menina começa a menstruar, uma onda de hormônios inunda algumas áreas de seu cérebro todos os meses de sua vida. Segundo um estudo inédito feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), três em cada dez mulheres admitem gastar mais quando estão na TPM e 47% das entrevistadas admitiram já ter feito compras por impulso quando estavam sentindo tristeza, angústia ou ansiedade. Professores da Universidade de Paris constataram, depois de diversas pesquisas, que cerca de 95% das mulheres saudáveis engordam porque comem para suprir emoções. Será que você está indo pelo mesmo caminho?

DETRAN
Para sua segurança, ao vender seu veículo, dirija-se ao Detran e comunique a venda. Evitando dessa forma que o comprador licencie o veículo sem transferir a propriedade. Para evitar situações que gerem problemas e aborrecimentos, o Detran dá a seguinte orientação:

Antes de entregar ao novo dono do veículo o certificado de Registro de Veículo (CRV), o vendedor deve tirar uma cópia autenticada do documento, já devidamente datado e assinado por ambos (vendedor e comprador) com os dados completos do comprador (vide verso do CRV), além da assinatura do vendedor reconhecida em cartório. O novo proprietário tem até 30 dias para transferir o veículo para seu nome. Proprietários de veículos residentes no interior do Estado devem realizar a comunicação de venda nas Agências de Trânsito de seus respectivos municípios, apresentando a documentação já referida anteriormente.

MOTINHAS
____________________________

O esporte é uma das principais ferramentas na busca pela melhoria da qualidade de vida. Por meio dele, é possível trabalhar o relacionamento interpessoal, melhorar a autoestima, aprimorar a saúde mental e física, além de aperfeiçoar o autoconhecimento e a capacidade de superar diferentes obstáculos que aparecem durante a vida. ••• A desembargadora Nadja Nascimento Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, instala em Santarém nesta sexta/ 23, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos C cidadania. O evento acontece no Fórum às 09H00.••• Apesar de pequenas no tamanho, as castanhas, as nozes e as amêndoas são grandes fontes de minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis. Esses alimentos, também conhecidos como oleaginosas, são excelentes opções para refeições rápidas, pois não exigem nenhum preparo prévio. As oleaginosas não devem ser consumidas em grande quantidade.••• O Programa Mais Médicos vai ser expandido para 1500 municípios do Brasil. Desses municípios, 424 ainda não aderiram ao programa. A iniciativa é para garantir profissionais em cidades com dificuldade de contratação na Atenção Básica. Mas para que todos esses municípios sejam contemplados, é preciso que os gestores locais manifestem interesse para aderir ao programa. •••O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, determinou a criação de uma força-tarefa com oito procuradores do Ministério Púbico Federal para comandar apurações sobre o envolvimento de políticos no esquema de corrupção e desvios em contratos da Petrobras. A portaria assinada por Janot já está em vigor. Será que tem algum paraense no esquema? ••• A Associação de Futebol Amador de Icoaraci/AFAI, inicia as suas atividades , com o Campeonato de Novos, a partir de 1º de Março no Estádio Abelardo Conduru, do Pinheirense Sport Clube o famoso “General da Vila! •••

A AFAI é presidida pelo Capitão/Engenheiro PM Sérgio Ramos, grande ponta direita do passado, na Vila Sorriso ••• O jornal Estado de São Paulo, afirma que entre os mencionados estão os ex-ministros Edison Lobão (Minas e Energia); Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Mário Negromonte (Cidades); o governador do Acre, Tião Viana (PT); os ex-governadores Sérgio Cabral (Rio) e Eduardo Campos (Pernambuco), além de deputados e senadores de PT, PMDB, PSDB e PP.••• A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER) em Santarém,, entregou dois mil alevinos a ribeirinhos da comunidade Ituqui, onde vivem dez famílias atendidas por uma iniciativa que tem a parceria do Pará Rural, via Projeto de Investimento Produtivo (PIP), destinada a gerar renda e também diminuir a pressão da pesca sobre o rio que dá nome à localidade. ••• A Polícia Civil fez no auditório do Instituto de Ensino Superior do Pará (Iesp), em Marituba, região metropolitana de Belém, a solenidade de transmissão da direção da Academia da Polícia Civil (Acadepol). A delegada Marlise Modesto Tourão, que já trabalhou em Santarém, passa a assumir a ACADEPOL, unidade responsável pela formação, qualificação e aperfeiçoamento dos policiais civis. Boa sorte e sucesso, amiga Marlise ••• A Defesa Civil do Estado, já a partir da próxima semana, começará as ações previstas no plano de contingência para enfrentar o período chuvoso. Equipes técnicas da Defesa Civil serão enviadas aos municípios que geralmente são atingidos pelas cheias, a fim de alertar e orientar a comunidade sobre os procedimentos que devem ser tomados antes que as águas atinjam as residências. •••Amanhã tem garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, vamos lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Betriz. Fui.

Nenhum comentário: