Powered By Blogger

1/06/2010

O ESTADO. 20 anos de idealismo, luta e trabalho





José Croelhas,
criador d´O ESTADO

Há quatro lustros um moço recém formado em Economia pela Universidade Federal do Pará (UFPa.) dava início Pa uma nova atividade pessoal e jornalística. Digo nova, porquanto ele já havia vivido uma experiência anterior um dos colaboradores d´O Pinheiro, jornal que circulou por quatro anos em Icoaraci sob a responsabilidade do microempresário Fernando Negrão do fotógrafo Raimundo Herculano de Souza, ou simplesmente, Herculano Bispo, como era mais conhecido. O nome do moço é José Santos Croelhas, filho de Icoaraci.
Algum tempo depois Croelhas resolveu criar o seu próprio veículo. Surgiu o Jornal de Icoaraci. Mas o jovem icoaraciense queria mais.
Ajudado por uma equipe de colaboradores – alguns dos quais permanecem com ele até hoje – montou a sua microempresa, a Menphis, numa homenagem à divindade fenícia que protegia os empreendedores – a Menphis Publicidade Ltda, que a partir aquele momento passou a ocupar o tempo do Croelhas.
A partir do escritório – transformado em redação – instalado numa residência na Travessa Cristóvão Colombo (atual Lopo de Castro) a poucos metros da Rua 8 de setembro que faz a ligação com a rodovia Augusto Montenegro, Bairro da Cigana, o Jornal de Icoaraci começou a circular.
Dois anos e meio depois, face ao sucesso do veículo não apenas na “Vila Sorriso”, como no interior – onde foi muito bem aceito – e ate mesmo no Ceará! Croelhas & Cia resolveram mudar o nome do jornal: nascia O ESTADO.
Com isso houve necessidade de trocar a razão social da microempresa que passou a ser denominada JS Publicidade, ou Empresa de Comunicação O ESTADO, nome de fantasia.
Nesses 20 anos de existência O ESTADO muita coisa aconteceu.
Citações e veiculação/transcrição de matérias interessantes nos maiores e melhores veículos que circulam no interior do Estado, mormente em Ananindeua, Santarém, Altamira e Marabá; Votos de Congratulações das duas casas legislativas, Câmara Municipal de Belém e Assembléia Legislativa do Estado do Para, através das manifestações de vereadores e deputados, etc...
Desde o primeiro número, o Jornalista, Advogado, Professor, Ex-Promotor de Justiça e imortal (Academia Paraense de Jornalismo) Carlos Alberto de Aragão Vinagre – foi o Editor Responsável d´O ESTADO, atividade que exerceu ate a sua morte há quase seis anos;
Coube a eu sucedê-lo. Não com a mesma com o mesmo talento e competência do ex-confrade; todavia, procuro seguir-lhe as pegadas.
Muitos profissionais que atualmente exercem o jornalismo em Belém passaram pela redação d´O ESTADO – inclusive à jornalista, filha de Icoaraci, que supervisionou a edição especial que esta nas ruas Rose Barbosa, com a apresentação gráfica de primeira linha e impresso (mais uma vez) nas – nas oficinas de O Liberal -. alem de outros que adquiriram na redação, os fundamentos necessários e fundamentais para criarem os seus próprios veículos.
O ESTADO foi a escola de todo o mundo.
O ESTADO mudou de sede duas vezes. Da Travessa Lopo de Castro foi para a Travessa São Rocque, onde permaneceu cinco anos; e depois foi para a sede atual, Travessa Berredos, 592 – onde, por sinal, nasceu o criador Jose Croelhas. A uma parte da casa foi cuidadosamente adaptada para abrigar definitivamente a microempresa, o jornal e os seus diversos departamentos.
O ESTADO no mês dezembro completou 20 anos.
De todas as promoções do jornal desde o inicio, a mais importante – que enche de entusiasmo todos os que fazem O ESTADO, e sem dúvida Os Melhores do Ano, que premia as personalidades que mais se destacaram no período nos setores de atividades, em vários aspectos, cuja escolha e feita com isenção, critério e responsabilidade.
Essa promoção adulta é aguardada com ansiedade pela comunidade icoaraciense. Normalmente “Os melhores...” são premiados durante um baile elegante. Este ano - possivelmente em maio -, a promoção será realizada no salão de bailes do Crown Plaza, certamente com o mesmo brilho dos anos anteriores.
Mas O ESTADO não pára.
Devido às suas diversas atividades como microempresário e homem de negócios, José Croelhas passou a responsabilidade de gerir O ESTADO, à filha, a administradora Rárima Croelhas Feio. Ela não deixou a peteca cair e esta levando com muita competência o barco.
Eis um pequeno relato de 20 anos de existência d´O ESTADO – um jornal feito com idealismo, carinho, amor, trabalho e acima de tudo, competência... não importando os dissabores e as dificuldades.
Uma família que tem como meta servir a Icoaraci.
Sempre.

Aldemyr Feio
Editor Responsável
O ESTADO

3 comentários:

Anônimo disse...

O jornal está muito bonito.
Mas eu não vi o teu nome no expediente.
Já fostes defenetrado?

Anônimo disse...

Feio,

Meus parabéns.
Com nome ou sem nome no expediente. todo sabe que você está por trás da edição atual d´O Estado.
Você é grande.
Eu não é de hoje.
Tua maninha.
Drica

Anônimo disse...

Cara - O ESTADO deu um show. Vai continuar assim? Não vai parar? É pra diante que se anda. Meus parabéns vc e para o Croelhas.