Powered By Blogger

8/15/2014

CINQUENTÃO

ALFREDO COIMBRA é homenageado pela Liga Distrital de Desportos Amadores de Icoaraci

Sérgio Ramos, presidente da Comissão Provisória da LDDA


A LIGA DISTRITAL DE DESPORTOS AMADORES (LDDA) de Icoaraci, que se encontrava sem atividades desde julho de 2013, ressurge em alto nível promovendo o Campeonato de Super Masters, o popular “Cinquentão“, que reúne atletas com idade acima de 50 anos, mas que nunca deixaram de praticar o futebol.  Neste domingo a partir das 09h00min no Estádio Abelardo Conduru de propriedade do Pinheirense Esporte Clube, será realizado o torneio início que homenageia o saudoso desportista e jornalista Alfredo Coimbra, a quem o esporte amador de Belém, principalmente de Icoaraci, muito deve.
O evento inicial que marca o reinício das atividades da LDDA reunirá na praça de esportes do “General da Vila” oito equipes que representam os diversos bairros de Icoaraci e uma do Outeiro.
Brasileirinho, Juvêncio, 11 Unidos, Pontagrossense, Verona, C 20, Santa Cruz e Kararateua, são as equipes que participarão do torneio.
O troféu Torneio Inicio Jornalista "Alfredo Coimbra" do Super Masters 2014, que será entregue à equipe campeã, é uma doação da família do homenageado,
Resgate – O desportista e atleta Sérgio Ramos, Engenheiro Civil e oficial da reserva da Polícia Militar do Estado, encabeça uma equipe composta por presidentes dos clubes amadores de Icoaraci, os quais fazem parte de uma junta provisória que gerenciará a LDDA até Dezembro de 2014, quando será realizada a eleição que elegerá a nova Diretoria da Liga para o Biênio  2015/2016.                                                                                          
Ele explica que Icoaraci sempre foi um celeiro de atletas. Além do mais, a Liga sempre se destacou no esporte amador não apenas de Belém, como de todo o estado. “Agora, se Deus permitir, vamos reeditar o sucesso do passado, principalmente porque a LDDA é dirigida não apenas por mim, mas pelos dirigentes dos clubes participantes, cujas decisões são democráticas, claras e objetivas”.
Quanto à escolha do nome Alfredo Coimbra para o inicio do Campeonato de Super Masters, Sérgio justifica: “Foi um pedido do Presidente do Pinheirense Raimundo Teófilo que pretende homenagear um homem ilustre que por mais de 50 anos dedicou–se à causa do esporte nos seus mais diferentes aspectos, inclusive, foi presidente por mais de uma vez, do Pinheirense Sport Clube, o mais importante clube desportivo/social de nossa Vila Sorriso de Icoaraci.”.
E conclui “Alfredo Coimbra mesmo não sendo filho de Icoaraci criou todos os filhos aqui à sombra das mangueiras e da brisa que emana da orla do Cruzeiro. Alfredo Coimbra era um apaixonado por Icoaraci. Estamos fazendo justiça”.
Coimbra – Jornalista Alfredo Pinto Coimbra foi um dos baluartes do esporte-rei,  atividade que dedicava com amor e maior atenção.  Foi funcionário de carreira da Imprensa Oficial do Estado, exercendo o cargo de Redator.  Após a aposentadoria, atendendo convite do desportista Manoel Chipello – um dos baluartes da Tuna Luzo Brasileira – exerceu as atividades de Secretário Executivo, sendo depois da diretoria o homem mais importante da agremiação do bairro do Souza, em Belém.
Alfredo Coimbra foi secretário da Federação Paraense de Futebol (FPF) em várias gestões. Também foi presidente, por duas vezes, do Pinheirense Sport Clube. Nos anos 60 colaborou, voluntariamente, com a diretoria do Santa Rosa Esporte Clube – o maior rival!!! – ajudando o desportista Salustiano Vilhena Filho (Chefe Salu) para quem o ”Santa”, depois da família e do Escotismo era a sua razão de viver.
Alfredo Coimbra juntamente com outros jornalistas, ajudou a criar a Academia Paraense de Jornalismo/APJ, que no próximo dia 26 de outubro completa 23 anos, baseado na premissa da valorização da cultura, da atividade jornalística, estimulando-a a dimensão intelectual além de promover, conceituar, valorizar e elevar cada vez mais alto o jornalismo parauara, e, consequentemente, as figuras que o fazem.
E dele, inclusive, o texto dos Estatutos da APJ, em vigor até hoje
.
Alfredo Pinto Coimbra ocupou a cadeira 18 cujo patrono é Dantas Tourinho.

Nenhum comentário: