Powered By Blogger

8/31/2014

MERECIMENTO



  Renato Croelhas




Seja Feliz, Dr. Renato



Caros Colegas:

H
oje é um dia especial para todos que constituímos a família ADIC.
Dois de nossos companheiros estão nos deixando. Um que encerra uma carreira de 31 anos de bons serviços prestados à Prefeitura Municipal de Belém e, por isso ganha o merecido descanso, a sua aposentadoria.
O outro e, talvez, o motivo mais importante deste café da manhã nesta sexta-feira, final de atividades da semana, é um profissional de primeira linha, - um vencedor.
Referimos-nos ao advogado e jornalista ALDEMYR SENA E FEIO e ao economista RENATO DE SOUZA COELHO, ambos, filhos de nossa amada Icoaraci, a quem a Vila Sorriso - slogan criado há 35 anos – pelo primeiro, muito deve.
Aldemyr Feio, que até ontem respondia pela Assessoria de Imprensa desta ADIC, abriu mão da homenagem dupla e se incorporou ao Tributo de Gratidão e reconhecimento a RENATO CROELHAS que sai do coração de todos nós, a partir de nosso chefe maior, ARMANDO TAVARES.
É dele o texto que será lido a seguir:

Renato de Souza Croelhas nasceu em Icoaraci no dia 19 de abril há 66 anos; Foi o melhor presente que os pais, João e Josefa Farias Croelhas ganharam do Altíssimo.
Fez seus estudos preliminares nas escolas da Vila, principalmente no então Colégio Estadual Avertano Rocha, onde se destacou por sua aplicação aos estudos,
Do chamado “Avertanão”, Renato Croelhas foi para o Exército e saiu como Reservista de 1ª Categoria, com elogios por comportamento, atuação e bravura. Fez Vestibular para a Faculdade de Ciências Econômicas, da Universidade Federal do Pará recebendo quatro anos após, ou seja, no dia 18 de setembro de 1975, o grau de Bacharel em Ciências Econômicas.
Aliás, Renato é um dos primeiros economistas registrados no Conselho Regional.  Sua inscrição é 271.
Dois anos mais tarde, no dia 02 de setembro de 1977, contraiu matrimonio, diante do Juiz de Paz Maximino de Lima Modesto, com a assistente social Maria de Fátima dos Santos Loureiro, de cuja união nasceram três belas jovens Renata – Defensora Pública; Clícia, Nutricionista e Clissila, Bacharela em Direito e se apresta para prestar Exame de Ordem para exercer em sua plenitude a nobre profissão.
Três tesouros que tornam mais bela a vida deste casal que vive em função do entendimento, da compreensão e do bem querer.
Renato, que é filho de oleiro, aos poucos foi colocando tijolo após tijolo até concluir finalmente o seu castelo de vida e de amor.
No dia 01 de janeiro de 2013, por nomeação do prefeito Zenaldo Coutinho, assumiu a Diretoria de Administrativo/Financeira da Agencia Distrital de Icoaraci, auxiliando com entusiasmo e competência o trabalho edificante de ARMANDO TAVARES, em cuja atividade permaneceu até o passado dia 19 de setembro, quando reassumiu funções dentro a sua profissão na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia/SUDAM, de onde estava afastado há 12 anos.
Renato Croelhas - este homem de cabelos grisalhos que homenageamos hoje -, por onde passou deixou a sua marca de trabalho, eficiência e honradez; inclusive no Estado de Roraima, onde exerceu um importante cargo de Secretário de Estado, durante um período de governo.
Renato é ficha limpa em todas as esferas.
Para falar deste homem evocamos dois grandes advogados brasileiros: Ruy Barbosa de Oliveira, político, jurisconsulto e jornalista, nascido em Salvador/Bahia em 05 de novembro de 1849, formado em 1870 pela Faculdade de Direito de São Paulo, a famosa Faculdade do Largo de São Francisco.
Foi político relevante na República Velha, ganhando projeção internacional durante a Conferência da Paz em Haia (1907), defendendo com brilho a teoria brasileira de igualdade entre as nações.
Ruy Barbosa faleceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1923.
É dele a expressão – “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
Mas, na vida pessoal e profissional, Ruy foi honesto em todas as suas ações.
O outro é Heráclito Fontoura Sobral Pinto um dos mais proeminentes advogados brasileiros no Século XX, sendo amplamente reconhecido por muitos como o grande patrono dos direitos humanos no Brasil.
Sua atuação profissional se pautava em prol da justiça, da legalidade e da proteção de direitos humanos; bem como, o seu senso de dever perante as obrigações de advogado, democrata, humanista, justiça, cidadania e o papel do advogado. Era honesto, ate demais. E sempre viveu da profissão.
É considerado herói de uma democracia futura
Por seus méritos, Sobral Pinto é sagrado como um dos grandes nomes da advocacia brasileira ao lado de Rui Barbosa.
 Finalmente, Renato de Souza Croelhas - que entendemos – é um resumo dessas duas figuras que honram o Direito Brasileiro, formado numa escola de virtude, a exemplo do trabalho dos Cavalheiros Templários, extintos em 1312 é, acima de tudo, abstraindo outros atributos, honrado e autêntico... e segue em frente na luta pelo o aperfeiçoamento moral social e cultural da sociedade através da construção de uma vida melhor com mais dignidade, fraternidade e amor.
Renato Croelhas enfrenta um novo desafio que sabemos de antemão, irá vencer.
Dr. Renato: conte com a nossa torcida.
Obrigado pelos 20 meses em que esteve conosco, participando ativamente do nosso dia-a-dia e emprestando um o melhor do seu carinho e da sua experiência como perfeito irmão mais velho.
Não vamos esquecer de você, amigo.
Em nome de todos apresentamos-lhe nosso melhor Muito Obrigado.
Leve com você um pouco de cada um de nós.
Um grande e fraternal abraço.



Seja Feliz!

_________________________________


• Texto lido pelo Relações Públicas José das Graças Feio Filho,na sexta-feira/29, no auditório da Agência Distral de Icoaraci.


Nenhum comentário: