9/12/2014




COLESTEROL

 O que é colesterol                                                                                                                              Colesterol é uma substância gordurosa encontrada naturalmente no seu corpo. Ele tem o papel vital de manter cada célula do corpo funcionado adequadamente. Entretanto, o acúmulo de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.
Colesterol ‘bom’ e colesterol ‘ruim’                                                                                  
O colesterol é transportado pelo corpo por proteínas. Essa combinação é chamada lipoproteína. Há dois tipos principais de lipoproteínas (‘colesterol’): HDL e LDL.
• Lipoproteína de alta-densidade (HDL) é boa para o seu coração. Ela carrega colesterol das suas artérias para o seu fígado, onde é eliminada
• Lipoproteína de baixa-densidade (LDL) é ruim para o seu coração. Ela carrega colesterol do seu rim para seus tecidos do corpo. Se houver muito LDL, ou colesterol 'ruim' no seu corpo, ele pode se acumular nas células e nas artérias.
Colesterol e saúde do coração                                                                                        Uma das causas principais do colesterol sanguíneo elevado é comer muita gordura saturada. Depósitos de gordura (LDL) se acumulam nas suas artérias, fazendo com que o espaço livre em seu interior diminua. Isso coloca pressão no seu coração e torna mais difícil bombear sangue pelo seu corpo, aumentando o risco de doença arterial coronariana, que é a causa número um de mortes ao redor do mundo. A boa notícia, no entanto, é que pequenas mudanças em sua alimentação e estilo de vida muitas vezes é tudo o que você precisa para manter seu colesterol em um nível adequado, ou para reduzi-lo se já estiver elevado.
Saiba o número do seu colesterol                                                                                          Saber quais são os valores de HDL e LDL é o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável para o coração. Você pode descobrir quais são os seus valores ao fazer um exame de sangue simples, que pode ser feito em laboratórios após a solicitação de seu médico ou nutricionista.
Quais são os níveis saudáveis de  colesterol                                                                De acordo com a V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o valor ótimo para LDL-colesterol é abaixo de 100 mg/dl, enquanto o HDL-colesterol deve ser maior do que 60 mg/dl. Já o Colesterol total desejável é inferior a 200 mg/dl.* 
Outras causas de colesterol elevado? Comer muita gordura saturada é uma das principais causas do colesterol elevado, apesar de que há vários outros fatores que podem afetar os níveis de colesterol no sangue: Condições hereditárias tais como Hiperlipidemia Familiar (condição onde as gorduras do sangue estão em níveis alterados). Fumo Idade Diabetes Etnia Importante: sempre consulte seu médico e/ou nutricionista para um atendimento individualizado. -

 PROFESSORES                                                                                                                                    
Tem algo na minha infância que gosto muito de lembrar: meu tempo de estudante. Amava ir à escola, escrever, desenhar e aprender. Esse amor e dedicação pelos estudos estava em mim, mas os primeiros professores que tive contribuíram muito. Foram professoras atenciosas e carinhosas. Algumas enérgicas, mas com toda a razão, senão perderiam o domínio dos alunos. Somente no ensino médio fui ter a decepção de conhecer alguns que pouco me acrescentaram e que não trago na minha memória. Quem ensina tem uma grande responsabilidade que não se limita à disciplina ou a uma sala de aula, mas à vida. A capacidade de influenciar uma mente virgem, como a de uma criança na pré-escola, é algo fantástico. Como alguém que ama educar perde essa oportunidade?
PROFESSORES II                                                                                                
Por isso, nunca use tom irônico com as pessoas, muito menos repreenda-as ou faça deboche delas na frente de todos. Isso só diminui e machuca. Cuidado com as injustiças. Nem tudo que parece de fato é. Observe e ouça antes de tomar atitudes. Uma das maiores reclamações é sobre a crueldade de alguns professores. Eles chegam a demonstrar satisfação em dar notas baixas, de reportar alunos à coordenação e de reprovar. Quanta arrogância vemos em alguns mestres, especialmente na faculdade, que, no alto de seus diplomas e conhecimentos, chegam a zombar da fé cristã e de seus alunos fiéis. Felizmente, eles não são maioria. O professor tem o poder de fazer o aluno amar ou odiar uma matéria para sempre. E isso pode alterar uma das principais escolhas da vida, que é a profissão. Poder ensinar é uma dádiva. Quem tem, deve todos os dias aproveitar para semear o que vai permanecer para sempre. Pense nisso!
HÁBITOS                                                                                                                    As conseqüências dos maus hábitos podem se estender por várias gerações. É o que mostra um estudo da University of Adelaide, da Austrália. Após uma década de pesquisas, os estudiosos concluíram que a obesidade e outros problemas relacionados ao estilo de vida dos pais podem ser transmitidos aos futuros filhos. Ou seja, um bebê gerado por pais que se alimentam mal fuma e consome álcool já pode nascer “pré-programado” para uma vida com problemas de saúde. Isso acontece porque fatores externos, como alimentação, poluição e estresse, modificam o funcionamento do corpo dos pais. Essas mudanças ficam guardadas na memória dos genes e são armazenadas tanto no óvulo da mãe quanto no espermatozóide do pai.

HÁBITOS II                                                                                                                                                     
Em resumo: pais com hábitos ruins acabam levando seus genes a funcionar de maneira pior e esse funcionamento ruim é transmitido aos filhos. Da mesma forma, os genes de pais que mantiveram hábitos saudáveis funcionam de forma melhor – e é esse bom desempenho que será passado aos futuros filhos. Quanto antes a prevenção de doenças acontecer, melhor. E isso ocorre já no útero, pois tudo o que a mãe come e tudo o que a mãe faz gera uma programação no corpo do filho. Há estudos que apontam que filhos de pais e mães que passaram por traumas têm mais chances de desenvolver problemas como depressão. Pense nisso!

JORNALISMO                                                                                                                                             
Como são produzidas as matérias jornalísticas que você assiste na televisão? Com a facilidade da internet, muitos repórteres estão deixando de lado uma das regras básicas que todo bom jornalista deveria seguir: a apuração. Parece até que a busca de dados, quando o jornalista investiga cada passo do caso e até viaja para outros países se necessário for, é coisa do passado. O que aconteceu com a paixão por essa profissão? Um bom exemplo foi o recente acidente com o jato particular em Santos (SP), no dia 13 de agosto, que culminou com a morte do presidenciável Eduardo Campos, de 49 anos, e mais sete pessoas, entre tripulação e assessores de campanha.

JORNALISMO II
Para a imprensa afobada, sua esposa, Renata Campos, e seu filho de apenas seis meses também estariam a bordo e foram mortos pela pressa em noticiar antes que todo mundo. A informação errada chegou a ser veiculada em rede nacional por uma emissora de notícias 24 horas, tuitada pela jornalista Maria Beltrão, da Globo News, e até em diversos portais de notícia, que depois tiveram que se retratar. No entanto, erratas nunca têm o mesmo peso da informação já veiculada. Muitas vezes o estrago é irreversível, afinal, a palavra atirada ao vento pode tomar inúmeras direções.
JORNALISMO III 

No entanto, o jornalismo também está cheio de casos de repórteres que saem do conforto da redação para realizar uma investigação séria e levar a verdade ao público. É o que aconteceu no caso do médico foragido Roger Abdelmassih (foto), que era procurado pela Polícia Federal por ter sido condenado por dezenas de estupros em seu conceituado consultório de fertilidade, em uma região nobre de São Paulo. Leandro Sant´Ana, produtor do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, investigou os passos do médico desde meados de 2011. Essa busca o levou a percorrer alguns países, como França, Suíça e Mônaco, e algumas cidades brasileiras até chegar ao seu paradeiro: Assunção, no Paraguai.
JORNALISMO IV

Durante todo esse processo, ele e a equipe contaram com o respaldo da emissora para realizar o trabalho investigativo. “Como o jornalismo é um dos destaques da emissora, tivemos todo o apoio para realizá-lo”, diz o editor-chefe do Domingo Espetacular, Anael de Souza. Anael conta que eles decidiram fazer essa investigação desde que o médico se tornou foragido. “Não dá para fazer nada disso sozinho. Contamos com o grupo de vítimas dele que se organizou. O Leandro se dedicou a isso durante todo esse tempo. É claro que ele continuou produzindo outras pautas, mas foi ele quem se dedicou mais ao assunto”, explica. Na visão de Anael, Leandro fez o que deveria ser feito. “A gente fez uma apuração jornalística, o trabalho que todo jornalista deveria saber fazer. Foi só isso. Não prendemos ninguém”, ressalta.


MOTINHAS

_________________________________

Um ritual que se repete há séculos marcou o início oficial da festa do Çairé na vila balneária de Alter do Chão, no município de Santarém, oeste paraense. Programação 12/09 (sexta-feira) - "Festa dos Visitantes"  18 h - Rito religioso - 19h30 - Show na Praça do Çairé - Cristina Caetano - 22 h - Show regional Tucuxi e Cor de Rosa (Praça do Çairé) - 00 h - Show Psirico e Solteirões do Forró (festa dos visitantes - Lago dos Botos) - 4 h  Encerramento. ••• 13/09(sábado) 18 h- Rito religioso - 19h30 - Show regional na Praça do Çairé - Espanta Cão e Walluc - 20 h – Abertura dos portões do Lago dos Botos -21 h - Esquenta do Boto Tucuxi (Lago dos Botos ) - 21h30 - Apresentação do Boto Tucuxi  (Lago dos Botos)- 23h30 - Esquenta do Boto Cor de Rosa (Lago dos Botos) - 00 h - Apresentação do Boto Cor de Rosa (Lago dos Botos) - 2 h- DJ - 2h30 - Show Chiclete com Banana - 4 h - Banda Forró Ricardão -5h30 – Encerramento ••• 14/09 (domingo) 09 h - Programação esportiva (Praia da Gurita ou Cajueiro) - 20 h - DJ (Lago dos Botos) - 21 h – Shows com Ki Babado, Art Samba e Pegada do Forró - 2 h – Encerramento ••• 15/09(segunda-feira)  8 h - Encerramento da Festa do Çairé 2014 – agradecimentos; derrubada dos mastros; a grande comunhão (quebra macaxeira, macucacuá, desfeiteira etc.) - 21 h- Festa dos Barraqueiros (Bagaceiros do Forró e Energia Show)- 2 h – Encerramento. ••• Forte abraço ao Marcão, Blogueiro conceituado e querido em Belterra, por defender os interesses dos menos favorecidos naquele município. Continue assim Marcão, o povo agradece. ••• Não entendo por que a prefeita Dilma não entrega o cargo. Seria bem melhor do que sair pela porta dos fundos expulsa pela população revoltada. ••• Gostaria de saber em quem realmente o meu amigo Colares vai votar, ele faz propaganda para todos os candidatos da região. Felizes aqueles que receberem os votos conscientes do grande Colares. Acompanho diariamente o seu prestigiado Blog. ••• Mais um final de semana, como ninguém é de ferro, vamos hoje de Bar Avesso do amigo Vinícius, na Praça 3 Patetas. ••• Atenção para os amigos que me lêem em Belém e que são membros da Academia Paraense de Jornalismo/APJ: amanhã, sábado/13, haverá reunião extraordinária desse Silogeu, às 18 h na sede do Sinjor/Pa, na Diogo Moya a dois passos da 14 de março •••  E para nós tem Garapeira Ypiranga do Cacheado, vamos lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui

Nenhum comentário: