9/06/2014


 CORAÇÃO

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo, segundo levantamento divulgado pela Organização Mundial de Saúde em 2013. De acordo com o estudo, que tomou por base as causas de morte no ano de 2011, aproximadamente 17 milhões de pessoas morreram em razão de doenças cardiovasculares. A doença cardíaca isquêmica, líder do ranking elaborado pelo órgão, foi a responsável por 7 milhões de mortes no período, o que representa 12,9% dos falecimentos de todo o mundo, por exemplo. Conheça abaixo as principais doenças cardíacas, descubra quais são os seus fatores de risco e, previna o seu aparecimento.

ANGINA

A angina não chega a ser uma doença, mas sim um sintoma de algum problema no coração. É caracterizada por uma sensação de pressão que ocorre quando o coração não recebe sangue rico em oxigênio de forma suficiente. Essa sensação, que na verdade é uma dor, começa na região do tórax e se irradia ao pescoço e ao braço esquerdo.

ARRITMIAS CARDÍACAS

As arritmias cardíacas são alterações no ritmo normal dos batimentos do coração ou da frequência cardíaca. É uma alteração que afeta o sistema elétrico do coração e pode acontecer em qualquer parte do músculo cardíaco. E essa alteração faz com que os batime
ntos então sejam muito rápidos, muito lentos ou irregulares. Quando se está diante de uma arritmia cardíaca, é possível que o coração não bombeie sangue suficiente para o cérebro, o que pode ocasionar dano ao próprio cérebro, ao coração e a outros órgãos.

CORAÇÃO II

Endocardite - A endocardite é uma inflamação do revestimento interior do coração, chamado endocárdio, e normalmente é causada por uma infecção bacteriana. Não se confunde com a inflamação do músculo cardíaco, chamada de miocardite, ou a inflamação da membrana que envolve o coração, denominada pericardite. Dentre os fatores de risco particulares dessa condição, está que ela é três vezes mais comum nos homens do que nas mulheres. Dependendo do caso, pode afetar órgãos vitais e levar à morte.
Infarto - Dentre as doenças cardíacas, está é uma das mais temidas. O infarto do miocárdio é a morte de uma porção do músculo cardíaco, que ocorre quando há uma obstrução de uma artéria coronária, responsável por levar o sangue ao coração. Caso o músculo cardíaco fique sem oxigênio durante muito tempo, o tecido atingido morre e não mais se regenera. Pode levar à morte.
Insuficiência cardíaca - A insuficiência cardíaca é uma das doenças cardíacas que se desenvolve aos poucos e se consuma quando o coração não consegue mais bombear o sangue para os outros órgãos do corpo. Essa insuficiência é compensada por outros mecanismos do corpo humano, mas eles são eficazes apenas por um determinado período de tempo – e por isso é importante buscar tratamento logo no aparecimento dos primeiros sintomas, do contrário poderá ser tarde demais.
Os fatores de risco das doenças cardíacas: As doenças cardíacas normalmente envolvem um grupo comum de fatores de risco. Dentre os principais, destacam-se: – Hipertensão arterial – Colesterol elevado – Diabetes – Obesidade e sobrepeso – Fumar – Sedentarismo. Portanto, se você se encaixa nesses grupos, combata esses fatores logo e evite assim o aparecimento de doenças no coração.

CURSO TÉCNICO

Você está procurando emprego? Ou então está no ensino médio e ainda não decidiu que carreira seguir? Já pensou em uma formação mais rápida que a universidade e que resulta em salários acima da média? Fazer um curso técnico hoje em dia é um diferencial na vida dos brasileiros e pode ser a solução para o seu futuro profissional. Antes visto com preconceito por parte da população, hoje virou uma referência no mercado de trabalho. Estudos já apontam que a procura por cursos profissionalizantes aumentou quase 40% em relação a 2013. Dados indicam que o índice de empregabilidade para quem tem curso técnico passa de 90%, enquanto entre as pessoas com curso superior ou com formação de tecnólogos o nível de desemprego é muito alto.

CURSO TÉCNICO II

Uma pesquisa recente feita pelo Centro Paula Souza mostra que 79% dos alunos que se formaram nas Etecs em 2011 estavam empregados um ano após a conclusão do curso. Desse total, 52% atuam na área de formação. Ao todo, 57% ganham de 1 a 3 salários mínimos e 14%, de 3 a 10 salários. Já uma pesquisa feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) concluiu que um diploma técnico aumenta a renda do trabalhador em até 24%. E muitas vezes os alunos se empregam antes de pegar o diploma. No primeiro ano depois de formados, 72% dos alunos conseguem trabalho. Pense nisso!

SUSTO

Qual seria a sua reação se você recebesse uma cobrança indevida no pacote de TV por assinatura, no plano de telefonia móvel ou no extrato bancário? Espanto, raiva, insatisfação? Ninguém gosta de pagar por uma taxa que não foi combinada no momento da assinatura de um contrato ou na hora da compra de um produto, não é mesmo? Apesar disso, milhares de consumidores brasileiros podem ter sido vítimas de cobranças não reconhecidas neste ano. É o que mostra o ranking de reclamações feitas à Fundação Procon em todo o Brasil. Das mais de 76 mil queixas registradas até o dia 23 de agosto contra as cinco empresas mais reclamadas em 2014, a cobrança indevida está em primeiro lugar, com 42%.

SUSTO II

As companhias que mais receberam reclamações até agora são: Vivo/Telefônica, Claro/NET/Embratel, Itaú Unibanco, Bradesco e Sky Brasil. O índice de solução de problemas é maior que 80% nas cinco empresas citadas. Para escapar de uma cobrança errada, o consumidor precisa ficar atento. Antes de fazer qualquer compra, é importante procurar informações sobre a empresa, consultar os cadastros de reclamações dos órgãos de defesa do consumidor e ter certeza de que deseja fazer o negócio. Todo cuidado é pouco, pense nisso!


ELEIÇÕES 2014

Você sabe dizer com exatidão quantos candidatos concorrem oficialmente à Presidência da República neste ano? A morte trágica de Eduardo Campos, no último dia 13, em um acidente de avião em Santos (SP), revelou que muita gente ainda desconhece os candidatos ao cargo público mais relevante do Brasil. Ele era o terceiro colocado nas intenções de voto, mas muita gente só descobriu quem ele era após sua morte, mesmo que ele tenha sido governador de Pernambuco por oito anos consecutivos, entre 2006 e 2014. Neste ano, o Brasil terá 11 candidatos a presidente da República. Mas, além de saber quem são eles, é fundamental que o eleitor faça um levantamento sobre o passado de cada um. Para quem tem acesso à internet, alguns sites de pesquisa podem ser uma excelente ferramenta para essa investigação. Digite o nome dos candidatos no campo de busca e inclua palavras-chave como “corrupção” ou “ficha limpa” para descobrir se o seu candidato já esteve envolvido em algum escândalo político ou se tem um perfil idôneo.

ELEIÇÕES 2014 II


Além do presidente, os eleitores brasileiros também escolherão os futuros deputados federais, deputados estaduais, senadores e governadores de cada Estado. Cada cargo tem sua importância, nenhum é menos ou mais importante e é fundamental que você pesquise as propostas e o plano de governo dos candidatos e escolha aqueles que defendam assuntos de seu interesse. Mais do que simpatizar com as promessas feitas, você deve assumir seu papel como eleitor e cobrar o cumprimento das propostas divulgadas durante a campanha. E isso não é difícil. Hoje em dia todo mundo pode ter, mesmo que de longe, acesso ao seu candidato por meio de contatos eletrônicos. Os telefones dos gabinetes de cada um também estão disponíveis nos portais virtuais oficiais do governo. Muitos candidatos possuem contato direto com os eleitores por meio do Twitter e do Facebook. Talvez seja hora de começar a usar as redes sociais para se conscientizar politicamente. As mudanças no nosso País dependem de você. Pense nisso!

MOTINHAS
________________________________

Atendendo pedido de uma simpática senhora de Alenquer, na próxima semana falaremos sobre Colesterol. Obrigado por acompanhar nossa modesta coluna e excelente final de semana. ••• O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que tentará novo reajuste da tabela do Imposto de Renda. Disse também que “todo ano tem aumento da gasolina” e que “este ano não deve ser diferente”. Esse Ministro aumenta impostos na cara de pau, isso é muita sacanagem com o sofrido povo brasileiro. ••• As eleições se aproximam, vamos mudar, esta é a hora. Não podemos ficar reféns destes bandidos e ladrões (mensaleiros) do PT. O povo já não agüenta mais. O pior que ainda tem gente que vai votar na Dilma. Esses devem ser masoquistas. ••• A Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão de documentos na Prefeitura de Parauapebas. Segundo as primeiras informações, trata-se de uma investigação para apurar supostas irregularidades em uma licitação ocorrida em 2013 que visava a contratação de transporte escolar para os alunos da rede pública municipal de Parauapebas, ainda nos primeiros meses do governo de Valmir Mariano, quando a secretária de educação era Francisca Ciza. ••• A PF deveria vasculhar outras prefeituras, sabe aquele ditado popular, quem procura acha. A maioria dos prefeitos paraenses é corrupto. Muitos aqui em nossa região estão construindo verdadeiras mansões em outros municípios próximos, além de investirem em fazendas. Só não vê quem não quer. Tenho dito! ••• Cantor santareno Ray Brito se apresenta nesta sexta-feira/05 a partir das 20H30 no Mascotinho. Show imperdível, todos lá. ••• Hoje à noite a pedida é Bar Avesso, ambiente agradável e atendimento de primeira qualidade. Vale a pena conferir. Praça 3 patetas. ••• Amanhã sábado tem a Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado. Vamos estar lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui.

Nenhum comentário: