Powered By Blogger

4/03/2017

COMEMORAÇÃO



Parabéns, CID







Opovo de Icoaraci parabeniza o Monsenhor Raimundo Possidônio Cra da Mata (Monsenhor Cid) pelo seu aniversário natalício, celebrado última sexta-feira, 31, e fazendo coro com a Arquidiocese de Belém, pedem ao Bom Deus e a Mãe do Céu e das Graças – Padroeira da minha Vila Sorriso - que O torne sempre mais um sacerdote comprometido com o Reino de Deus, verdadeiramente segundo o coração do Altíssimo.

O nosso CID

Monsenhor Cid nasceu em 31 de março de 1954, em Icoaraci, e foi ordenado sacerdote no dia 24 de junho de 1978. Na Arquidiocese de Belém, atualmente desempenha as funções de Vigário Geral para a Pastoral e pároco de Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro de mesmo nome, cujo múnus assumiu no dia 14 de.
 Julho de 2011, sendo o 8º pároco;
É-me muito grato falar deste homem de Deus, meu amigo, meu irmão e meu antigo pastor, no esplendor dos seus 67 anos.
Nascido aqui mesmo em Icoaraci, bom menino, bom filho e temente a Deus, desde cedo manifestou aquela imensa vontade de servi-lO mais e melhor.
Após o antigo curso primário e o ginásio, o piedoso jovem, antigo morador da Travessa Souza Franco, próximo a Rua Siqueira Mendes (antiga 1ª Rua) ingressou no Seminário São Pio X. Após anos de estudos (Filosofia, Teologia, etc) no dia 24 de junho de 1978, Raimundo Possidônio foi ordenado sacerdote pelo falecido (e sempre lembrado) D. Alberto Gaudêncio Ramos para sempre “... Tu es sacerdus  in aeternum segundo ordinem Melchisedeque”.
Nesses sete lustros de intensa vida apostólica, Raimundo Possidônio – carinhosamente chamado de “CID”, em alusão ao grande e legendário herói espanhol, ativo, destemido e empreendedor, apelido adquirido desde menino. exerceu muitas atividades.
Há cerca 12 anos, "CID" por seus méritos, foi escolhido pela Arquidiocese de Belém – e especialmente pelo então Arcebispo Metropolitano de Belém, o sempre lembrado D. Joaquim Vicente Zico – que já se encontra ao lado do Pai Eterno; à época Arcebispo Emérito - para fazer Doutorado na Universidade Gregoriana em virtude do trabalho desenvolvido ao longo de mais 25 de anos em favor da Igreja, com devotamento, zelo e entusiasmo.
"CID" passou quase três anos em Roma. O tema de sua tese de pós-graduação  foi: A Igreja na Amazônia e o Episcopado De D. Alberto Ramos. 
Após intensa atividade e no afã de entregar ao diretor da tese o 1o. capítulo (Contexto geral da história da Igreja na Amazônia (do séc. XVII aos inícios do século XX), teve que retornar a Belém. Para poder elaborar os outros capítulos - mais três - e, ao mesmo tempo, para pesquisar sobre a Igreja Regional, cujos documentos e fontes só se encontram aqui, nos arquivos, academias, institutos etc. – O seu trabalho foi muito elogiada por seus orientadores, e comentado pelo L´Osservatore Romano – jornal do Vaticano.
 “CID” a partir daquele momento tornou-se como disse muitas vezes nos seus artigos, Santo Agostinho e tantos outros, “Doutor da Igreja”, para o gáudio da gente icoaraciense;
A Santa Sé, de Roma, através de um documento pontifício assinado pelo Papa Bento XVI, confirmou o título de “Monsenhor” atribuído ao padre Raimundo Possidônio Carrera da Mata, por ocasião de sua passagem pela Mitra Arquidiocesana de Belém do Pará, como Administrador Apostólico, cujo honroso exerceu por competência, sobriedade, humildade e muita fé por quase um ano. Ele foi totalmente amparado por nossa querida Mãe de Nazaré, que orientava os seus passos e por isso nada faltou ao brilhantismo de sua gestão.
"CID"  foi a voz da Igreja em Belém para todos os assuntos.
A partir de então "CID" tornou-se Monsenhor de fato e de direito.

Meu irmão querido

“CID” é belo no coração, na aparência – os cabelos brancos prematuros que teimosamente continuam aparecendo, dão o maior charme ao maninho -, e nas suas atitudes firmes e decididas. Um verdadeiro sacerdote plenamente identificado com arcese cristã e com a atualidade apostólica. Icoaraci tem muito orgulho do seu filho que fá-la cada vez mais sorridente e que eu, sem heresia, carinhosamente chamo de “D. CID”.
Muitas felicidades e que continue sendo o padre simples, amigo, conselheiro e companheiro.
E que Deus O abençoe sempre nas suas ações e na missão de conduzir a sua Igreja atual, Fátima, até a Jerusalém celestial.
Aproveitando o espaço deste jornal eletrônico, para dizer ao mundo do orgulho de seu povo – e conterrâneos – de tê-lo como irmão e sempre Pastor – Bom Pastor.
E, também, aproveito a deixa para reforçar tudo o que a comunidade deseja ao “CID” e dizer-lhe:
Obrigado, irmão.
E que Deus esteja com você, hoje, amanhã e sempre.
É como eu sempre digo e repito: quiçá a Igreja tivesse uns 100 padres como ele!
Que Deus, que é Pai misericordioso, abençoe, guarde e guie seus caminhos!
♦ ♦ ♦ ♦ ♦

Ah, sim, em 2009 “CID” pregou o Sermão das Sete Palavras, conhecido como o Sermão das Três Horas da Agonia.
Foi muito bom.
Este ano quem vai pregar é o Padre Agostinho Cruz, pároco de Icoaraci e Vigário Episcopal.
Espero que seja tão eloquente como “CID” o foi.

Pelo menos está no caminho 

Nenhum comentário: