Powered By Blogger

8/20/2010

INHANGAPI realiza o XIII Festival do Açaí



A expectativa é que o município receba mais de 20 mil pessoas
para o evento que é tradição no calendário anual da cidade


O município de Inhangapi, no nordeste paraense, realiza de 20 a 22 de agosto (sexta a domingo), o XIII FESTIVAL DO AÇAÍ, evento que já se tornou tradição no calendário da cidade e que reúne milhares de pessoas, movimentando a economia da região.
O festival tem como finalidade de dar prosseguimento à implementação da política de gestão ambiental integrada para o desenvol¬vimento sustentável do município de Inhangapi
Com finalidade de dar prosseguimento à implementação da política de gestão ambiental integrada para o desenvol¬vimento sustentável do município estão entre os principais objetivos do evento : Compatibilizar as atividades de eco¬turismo com a conservação de áreas na¬turais do município; Fortalecer o apoio à extração do açaí - uma das principais bases econômicas do município; Divulgar o desenvolvimento do mu¬nicípio através de seus recursos naturais e culturais; incentivar a criação de mecanismos de apoio para a produção turística e cul¬tural da localidade; Fortalecer a cooperação intermu¬nicipal, fronteiras políticas e ambien¬tais; Promover e estimular a capacitação de recursos humanos para o ecoturis¬mo e Promover o ecoturismo como veículo de educação ambiental e promoção social.
Despontando como atividade econômica proeminente no município, a extração vegetal do açaí em Inhangapi é um dos setores que recebe grande incentivo da administração municipal.
A produção atual chega atualmente ao extraordinário número de 100 mil mudas por ano, através do cultivo da fruta.
Realizado anualmente, o Festival do Açaí se configura num setor estratégico para a economia local por se tratar de turismo agro ecológico e ser importante na geração de emprego e renda à população, absorvendo o potencial de recursos naturais reservados pela paisagem natural do município.
Programação -Constam da programação Atividades de esporte e recreação, Passeio em trilha ecológica, Passeio fluvial, Apresentações de Grupos Folclóricos, Concurso “Garota Açaí”, Shows Regionais, Concurso de Peconheiros
(Apanhadores de Açaí)

OBS: Durante os três dias de programação ocorrerão, como atividades parale¬las: venda de açaí e iguarias; música mecânica para animação; campanha de educação ambiental.

Comercialização de doses de açaí em cuias e iguarias feitas com açaí (doces, bolos, compotas, etc.) - Os preços cobrados nas doses de açaí, bem como nas iguarias, serão com¬patíveis, principalmente com a condição sócio econômica da população local que é de baixa renda, tendo caráter educativo e formativo, sem propósito de remuneração de custos.
Passeio em trilha ecológica - O público presente poderá realizar passeio ecológico conduzido e organizado pela Guarda Ambiental Mirim do Município, realizando atividades ambientais e educa¬tivas em local próprio.
Quiosques de alimentação - As barracas que irão comercializar refeições e bebidas serão organiza¬das pela Associação dos Produtores Rurais e Ecologistas do Município, levando-se em conta também a condição socioeconômica da popu¬lação local.
Campanha ambiental permanente do município - A consciência da necessidade de se impedir o agravamento e a degradação das condições ambientais, e a necessidade de se reduzir os efeitos já ocorridos, é hoje uma realidade. No entanto, essa consciência ainda não está dis¬seminada. Por isso, o Festival do Açaí torna-se instrumento e espaço de alerta e de educação ambiental, através de placas expostas no local, e chamadas educativas durante toda a progra¬mação.
Manifestações artístico-culturais - O Festival do Açaí no Município de Inhanga¬pi se constitui também como um espaço de viabilização da produção artístico-cultural do Estado do Pará, criando condições para o seu revigoramento, contribuindo para o fortalecimento do sentimento de iden¬tificação regional e, consequentemente nacional. Também, torna-se um espaço de articulação entre os produtos culturais e os consumidores culturais, fomentando o con¬hecimento em prol da cultura, em prol de quem faz cultura e em prol da população que passa a ter acesso aos bens culturais de sua região.
Sendo assim, a programação cultural do Fes¬tival do Açaí é diversificada, contemplando: apresentações musicais; apresentações fol¬clóricas, concurso da Garota Açaí e concurso de Peconheiros, alusivo aos trabalhadores e trabalhadoras que atuam diretamente com a colheita do fruto.
O Festival do Açaí do Município de Inhangapi se apresenta em sua déci¬ma terceira edição, dando continui¬dade ao propósito de estimular e di¬fundir a produção local do açaí, fruto nativo da Região Amazônica que se destaca entre os diversos recursos vegetais e por ser abundante no mu¬nicípio.
A proposta é disponibilizar, através desta atividade ecoturística, o açaí, di¬vulgar sua importância, para a alimen¬tação e a comercialização, atrelando-o a um conjunto de atividades recreati¬vas e culturais, que também apresen¬tam a cultura do Estado do Pará, aten¬dendo ainda às necessidades de lazer cultural.
O Festival do Açaí, no município de Inhangapi fomenta a valorização da cultura paraense, da arte e dos bens cul¬turais, e promove a cultura do açaí, que pulsa na Região Amazônica com força e riqueza extraordinária. A realização deste festival se dará no período de 20 a 22 de agosto, no Espaço Cultural da cidade, às margens do Rio Inhangapi, ponto pitoresco que representa bem a cultura local e favorece a organização de infra estrutura necessária às atividades propostas.
Assim, a Prefeitura de Inhangapi elege a cultura e o lazer como campos de ação que contribuem para a preservação do patrimônio material e imaterial da humanidade.

Nenhum comentário: