Powered By Blogger

11/11/2012

ECT homenageia o Círio-60 de Icoaraci
Monsenhor Raimundo Possidônio e o Diretor Regional da ECT Paulo Sales




A Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, esteve em festa na noite do último dia 08 de novembro. A Igreja-Matriz do distrito, que tem capacidade para 800 pessoas, ficou lotada e foi com muita emoção que a comunidade recebeu o lançamento do selo personalizado e do cartão postal em homenagem aos 60 anos do Círio de Nossa Senhora das Graças, Padroeira de Icoaraci.
A festa foi marcada pela apresentação do Grupo de Flautas Dons, que apresentou 11 canções falando de Maria, culminando com a “Ave Maria”, de Herivelto Martins, gravada por Fafá de Belém, apoio de órgão e violino. O conjunto, criado a pouco mais de dez anos, reúne mais de 70 crianças e jovens da comunidade cujo projeto é do casal de professores Adriana Pantoja e José Neto, que também residem no distrito.
Em meio às canções religiosas, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos/ECT, representada pelo Diretor Regional dos “Correios”, Paulo Bezerra de Sales deu inicio a cerimônia de lançamento do selo personalizado e do cartão postal, e convidou para a obliteração inicial o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que demonstrou toda sua emoção.
As próximas obliterações foram realizadas pelo pároco Agostinho Cruz, pelo monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, e por representantes da comunidade, como a senhora Ioneli Azevedo, que representou a Primeira Dama do Pará, Jatene e a senhora Narja Dalmélia Conte de Oliveira, coordenadora do Círio de Nossa Senhora das Graças 2012.
Em seu pronunciamento, o diretor Paulo Sales ressaltou que esta era a maneira dos “Correios” homenagearem a dedicação da comunidade em realizar uma festa tão bonita no distrito. "Mesmo após nos ajudar a realizar o Círio de Belém, vocês ainda tem forças e coragem para realizar essa festa tão bonita”, disse o Diretor Regional.
O Arcebispo Dom Alberto Corrêa Taveira, se disse feliz em participação de mais um momento de fé e afirmou que o distrito de Icoaraci é marcado pela devoção a Nossa Senhora. “Agora graças aos Correios, com o lançamento desse selo e do cartão postal que levará a mensagem do Círio de Nossa Senhora das Graças para o Brasil e para o mundo, todos vãos saber que aqui em Icoaraci, no extremo norte da Amazônia o povo reverencia e festeja a devoção a Nossa Senhora das Graças”.
Quebrando o protocolo, monsenhor Raimundo Possidônio, mais conhecido como Cid, foi ovacionado pela comunidade, como reconhecimento pelos seus nove anos de serviços prestados a
Paróquia, e apesar de estar como convidado no evento, também teve de se pronunciar agradecendo o povo às manifestações que, para ele representa reconhecimento de todos pela a sua dedicação cujo resultado foi a transformação o Círio de Nossa Senhora das Graças em uma grande festa religiosa. Ele ainda ressaltou “que o Círio não era fruto apenas no seu trabalho, mas do empenho de todos da comunidade”. E como icoaraciense, legítimo pé-redondo, ele se mostrou muito orgulhoso de toda a trajetória da sua antiga Paróquia.
Os selos em homenagem ao Círio de Icoaraci – cujo símbolo é uma cuia de açaí - foram confeccionados na Casa da Moeda.
Eles passam a fazer parte do acervo e da história dos “Correios”. O objetivo é que, por meio deles, pessoas de outros países possam conhecer a segunda maior festa religiosa de Belém realizada no distrito de Icoaraci.
Em 2012, a expectativa é que mais de 100 mil pessoas participem da romaria que percorrerá as principais ruas de Icoaraci – conhecida por Vila Sorriso - no domingo, dia 25 de novembro. A saída da imagem de Nossa Senhora das Graças está prevista para as 8h da manhã, da capela de São Sebastião, localizada na Rua Siqueira Mendes, esquina com a Travessa Pimenta Bueno, na orla.
Um pouco antes, dia 18, será realizada uma carreata com 200 carros até o Estádio Olímpico Edgar Proença (Mangueirão). O objetivo é convidar a população a participar da festa.
O padre Agostinho Cruz, lembrou que a paroquiana Simone Rebelo, foi quem intercedeu junto a ECT para que houvesse essa homenagem.
A bela noite foi encerrada com a cerimônia de consagração dos presentes a Nossa Senhora.

______________________

Paula Fernanda Santos/
Texto e foto

Nenhum comentário: