Powered By Blogger

2/28/2013

JOSÉ WILSON MALHEIROS


As culpas do Carnaval



O Carnaval acabou. Saudade imensa dos carnavais da minha juventude, quando eu ainda tocava saxofone, gostava de pular nos salões e as marchinhas de duplo sentido eram inocentemente cantadas, quando os blocos de sujo andavam pelas ruas fantasiados de “mascarados bofó” emeu pai comprava as máscaras para nós ali no Café Chic, em Santarém.
Sem saudosismos, o Carnaval autêntico de hoje é um de ato de resistência contra a indústria das escolas de samba, dos abadás e coisas do gênero, É um ato de heroísmo em favor da espontaneidade e do verdadeiro Momo.
A propaganda das agências de viagem é todo brasileiro gosta de Carnaval, pois tem alegria, tem colorido, tem mulata, bunda, peito, sexo, cerveja, turismo, dinheiro, praia e principalmente um longo feriado.
Mas, gostar de Carnaval, ao contrário dos arautos do apocalipse, nãoé o caldeirão do inferno,
Refiro-me àquela brincadeira em família reunida, fantasiada, curtindo-se mutuamente o que, digo logo, é uma raridade hoje em dia.
O filósofo alemão Nietzsche fala sobre a importância do fútil, do frívolo, do inútil, principalmente numa sociedade cuja preocupação fundamental é com o trabalho e com o ganha pão.
Ora, se não fosse o fútil, o frívola, e o inútil, aí sim, a nossa vida seria uma chatice sem tamanho, pois quem quer viver só para trabalhar? Quanto ao resto das críticas ao Carnaval é realmente de se questionar se é válido sentir culpa por ousar gostar da festa.
Se você brincou o Carnaval de maneira sadia, com sua família, com seus amigos, para esquecer, um pouco, as agruras da vida, não sinta complexo de culpa.
Não cai na armadilha daqueles que querem te impor, para te dominar, um sentimento de culpa que em realidade você nem está sentindo.
Minha avó diz que “um triste santo é um santo triste”. Não acredite em máscaras usadas fora do ambiente carnavalesco para aparentar suposta seriedade.
Os santinhos de pau oco são os piores. Se você brincou o Carnaval de maneira sadia, estenda a sua alegria pelo ano todo e fique de cabeça erguida porque Deus não pune ninguém por ter uma alegria sã.

•••••••

jwmalheiros@hotmailo.com

Nenhum comentário: