Powered By Blogger

2/16/2013





Encontro debate solução para construções irregulares​ nos distritos de Belém

Quem mora ou visita os distritos de Mosqueiro, Icoaraci ou Outeiro, em Belém, logo percebe as infrações ao Código de Posturas do Município, que é o  s     documento que determina a ordenação das vias públicas,incluindo as calçadas. Para resolver o problema o secretário municipal de Urbanismo, Eduardo Leão, reuniu com os agentes distritais de Mosqueiro, Edinei Calixto, e também com o de Icoaraci e Outeiro, Armando Tavares. Durante a reunião ficou definida a realização de fiscalizações e levantamento de informações para desenvolver o projeto de padronização das orlas de cada distrito.
A primeira blitz será feita em Mosqueiro logo após o período do carnaval e terá a participação de profissionais de diferentes setores da SEURB. Em seguida será a vez dos distritos de Icoaraci e Outeiro serem fiscalizados pela equipe. Segundo Eduardo Leão, o objetivo da reunião foi para estreitar a comunicação com as regiões mais distantes do município e resolver com mais brevidade os problemas detectados. “Receber uma reclamação no papel é uma coisa. A gente ver no local o problema, é algo totalmente diferente”, avaliou o secretário.
Satisfeito com o resultado da primeira reunião, Armando Tavares falou sobre as expectativas para os distritos de Icoaraci e Outeiro. “Nosso secretário de Urbanismo e seus técnicos estão empenhados em resolver as situações como a dos cemitérios dos distritos. Icoaraci, por exemplo, sofre com a superlotação. Outeiro, por sua vez, não tem um campo santo. Então essa reunião inicial só deve trazer bons frutos e com isso, haveremos de dar condições dignas e respeitosa para a população”, afirmou o agente distrital.
Embora a atual administração tenha recebido a Secretaria Municipal de Urbanismo com uma série de problemas, os esforços são para que em 60 dias a Seurb esteja em pleno funcionamento, mas o Secretário anunciou uma alternativa para os distritos. “Durante as discussões com os agentes levantamos a ideia de disponibilizar um arquiteto da SEURB para trabalhar nos problemas inerentes a cada distrito. Vou melhorar essa ideia para por em prática, mas já vejo grande potencial”, declarou Eduardo Leão.
A ideia foi aprovada pelo agente distrital de Mosqueiro, Ednei Calixto. “Ter um arquiteto olhando exclusivamente por Mosqueiro é muito positivo. Poderemos desenvolver um projeto piloto, viabilizando soluções para as feiras, construções irregulares, até certas invasões”, afirmou.

_________________
Dandara de Almeida

Nenhum comentário: