Powered By Blogger

4/23/2013

   Foto: João Gomes


ADIC e COHAB promovem Mutirão da Limpeza na área do Cubatão, em Icoaraci



Uma manhã bem agradável foi o que viveram os moradores da comunidade Taboquinha, no bairro Cubatão, em Icoaraci. Numa realização conjunta entre a Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB) e a Agência Distrital de Icoaraci foi desenvolvida a partir das sete horas um mutirão de limpeza na área que envolveu, mas de 40 homens, equipamentos manuais - roçadeiras, gadames, uma espécie de ancinho, e terçados – uma pá carregadeira e seis caçambas basculantes.
No final da operação foram retiradas mais de 12 toneladas de entulho, que ira facilitar a visa das mais de 300 famílias residentes na área.
Junto com a operação de retirada de entulho, foram desenvolvidas várias atividades no campo da educação ambiental, entretimento e lazer. com o apoio de órgãos da Prefeitura de Belém.
 A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através da Coordenadoria de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (CEADC), foram apresentou – no templo da Comunidade Cristã Marca da Promessa, na Passagem Miguel Sampaio - áudio visuais abordando a questão educativa e informativa dos resíduos que são jogados no rio, as conseqüências que trazem pra saúde e para o meio ambiente, além de atividades lúdicas, teatro de fantoches, jogos ambientais que fala sobre a coleta seletiva.
No mesmo local foram exibidos alguns “curtas” que integram o CinneSemma, onde as crianças puderam assistir aos filmes sobre as lendas amazônicas, “O Menino Urubu”, “A onda: Festa na Pororoca”.
A Fumbel - Fundação Cultural do Município de Belém, através da Biblioteca Municipal Avertano Rocha, apresentou em dois espaços o programa “Baú do Livro”, onde crianças, jovens de adultos tiveram oportunidade de conhecer melhor os autores através de um monitor especializado.
A Escola de Música Arte & Vida – que funciona na Rua Coronel Juvêncio Sarmento, 1283, 5ª Rua de Icoaraci, Bairro da Ponta Grossa, tendo a frente o diretor professor Raimundo Nonato Batista de Lima, – promoveu oficinas de fabricação e recuperação de pequenos instrumentos de sopro e de cordas, e contou com participação integral da comunidade.
Várias pessoas residentes no Cubatão há mais de 30 elogiaram a atitude conjunta COHAB/PMB (Agência Distrital de Icoaraci) em promover a limpeza do Taboquinha. Oscarina Manso, 89, natural de Cachoeira do Arari, achou “formidável a medida”: “Primeiro fizeram as obras de recuperação das estivas da comunidade em janeiro. Agora a gente anda com segurança nas pontes, seguras... a única preocupação é não cair, senão... já era. E agora a limpeza geral... valeu.” Raimundo Jorge Santos da Silva e Maria Adelina Rodrigues, 79 anos e 26 de Taboquinha, pensam da mesma maneira,
E vai além: “nunca se fez uma atividade como essa aqui no Cubatão. A exceção de finado Dr. Bonna (Evandro) nunca vi um agente distrital andar em cima de ponte e conversar com as pessoas como o Tavares (Armando, agente distrital), a não ser em época de eleição para pedir voto”.
Armando Tavares completou: “Esta é uma pequena mostra da administração Zenaldo Coutinho. Daqui pra frente os icoaracienses ainda verão muito mais, já que o programa Ama Belém é integrado, ou seja, Governo e Prefeitura 
unidos. E quem ganha isso é o povo”.

unidos. E quem ganha isso é o povo”.

Nenhum comentário: