Powered By Blogger

1/24/2008

AMAZÔNIA CONTINENTAL
EUA fecham cerco a Hugo Chávez

Brasília – O ditador Hugo Chávez, da Venezuela, amordaçou a imprensa, controla as escolas, nacionalizou os setores de petróleo, telecomunicações e elétrico, ameaça pôr o exército nas ruas para estatizar tudo, inclusive bancos, e ameaçou pôr até os padres para correr. A família e aderentes do ditador estão embolsando bilhões de dólares, enquanto a população entra em filas infindáveis para comprar quase tudo, de alimentos a papel higiênico. Na saída dos supermercados, os venezuelanos têm de apresentar documento de identidade e os estrangeiros, passaporte, antes de terem suas bolsas vasculhadas.
Os venezuelanos pobres estão levando vida de cachorro vira-lata, como seus irmãos cubanos. Até quando agüentarão o ditador não se sabe, mas os americanos estão fechando o cerco a Chávez.
Acusaram-no de financiar a campanha de Cristina Kirchner para a presidência da Argentina. Foi apreendida uma mala contendo quase US$ 880 mil em poder do empresário venezuelano Guido Antonini Wilson, em agosto, num aeroporto de Buenos Aires. O dinheiro seria para Cristina Kirchner, segundo o FBI.
Agora, o chefe do Departamento Antidrogas dos Estados Unidos, John Walters, acusa Chávez de negligenciar o combate ao tráfico de cocaína para a Europa “e outras partes do hemisfério”. Em 2005, Chávez suspendeu um acordo de cooperação com a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA), a quem acusou de espionagem.
Segundo os EUA, a Venezuela se tornou, nos últimos anos, a principal rota para tráfico e envio ilegal de drogas da Colômbia para a Europa. A Venezuela é considerada ponto estratégico do tráfico de drogas para os Estados Unidos e Europa; sua vizinha, a Colômbia, é o maior produtor mundial de cocaína, 610 toneladas anuais.
Para completar, Chávez quer que a Organização das Nações Unidas retire as Farc e a ELN da lista de organizações terroristas e que lhes sejam concedido reconhecimento político. É notório que a guerrilha colombiana transformou-se em nacotraficante.
Lembram-se do ditador do Panamá, Manuel Noriega, lá pelos anos 1980? Noriega era chegado da CIA, a agência americana de espionagem, mas entrou no narcotráfico internacional e lavagem de dinheiro. Então, o presidente americano George Bush, o pai, mandou invadir o Panamá, em dezembro de 1989, e capturar Noriega. Em duas semanas, marines mataram em torno de 3 mil panamenhos, a maioria civis pobres. Só 19 militares americanos morreram.

Pegaram Noriega no dia 3 de janeiro de 1990. Foi condenado, nos Estados Unidos, a 30 anos de prisão por tráfico de cocaína e marijuana para os consumidores americanos.

Nenhum comentário: