Powered By Blogger

1/19/2008

Começa o Carnaval da Amazônia 2008 no Outeiro


Com a realização de um baile popular denominado “Portal da Folia”, no estacionamento da Praia Grande do Outeiro, a partir das 17 h, começa neste domingo/20, o Carnaval 2008 em Caratateua. O ponto alto do Carnaval da Amazônia 2008 na ilha ocorrerá na terça-feira gorda/5 de março, com o Concurso Oficial de Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba, na nova passarela do samba, Avenida Franklin de Menezes, centro do Outeiro.
Participam do carnaval de Caratateua nove agremiações, sendo seis blocos carnavalescos – “O Sindicato”, bicampeão; “Arrastão da Ilha”, “Arco-Íris do Outeiro”, “Encanto da Ilha”, “Coringa do Samba” e “Gaviões do Samba” –; e três escolas de samba – “Parafuse ta da Caratateua”, pentacampeão; ”Estação 1ª do Samba” e “Raio X”.
Tudo Pronto - O administrador regional Elinaldo Ferreira acredita que este será um dos maiores, mais animados e mais seguros Carnavais de todos os tempos em Caratateua. Para tanto a Prefeitura não mediu esforços para oferecer o melhor não apenas aos brincantes, como a todos os foliões e visitantes.
Inicialmente foi aprovada a mudança do local do desfile tradicionalmente realizado na Avenida Beira-Mar, na orla do Outeiro, para a Avenida Franklin de Menezes. Os dirigentes das agremiações carnavalescas pensavam realizar o desfile na Rua Paulo Costa – via de acesso ao Outeiro a partir da ponte Enéas Pinheiro – todavia, as pretensões barraram no problema da colocação dos carros alegóricos e da dispersão; ou seja, os blocos e escolas de samba teriam de utilizar a via que liga a Paulo Costa ao bairro de Itaiteua, um pouco mais distante e cansativo; isso tornaria inviável a dispersão.
Com a aprovação da Franklin de Menezes, “perto de tudo, esse problema não existe, já que a via possui várias transversais transitáveis, algumas delas bem próximas do final do desfile, o que facilita a concentração, o estacionamento dos carros e o escoamento não apenas dos veículos, como também dos brincantes”, observou Elinaldo.
Disse, ainda, que a Administração Regional nesses últimos dias tem se esforçado para recuperar a via principal do desfile, Franklin de Menezes, assim como todas as 21 travessas que a constituem, com serviços de capinação, tapa buraco, revisão de bueiros, limpeza de valas, terraplenagem e pavimentação, com o apoio de 50 homens da AROUT e da Secretaria Municipal de Saneamento, além de veículos e equipamentos leves e pesados.
Ponto de bala – Inaldo Gonçalves, carnavalesco da Associação Carnavalesca e Cultural “O Sindicato”, representante do bairro da Água Boa – o segundo mais populoso do Outeiro – escolheu o tema “Re/Pa – Clássico-Rei da Amazônia”, de autoria de “Dino” , que já começa a despertar interesse do povo de Caratateua diz que o seu bloco “está em ponta de bala”. Inaldo - apesar de ser remista – nesse momento só pensa no desfile e quer levar pela segunda vez para a Rua Jader Barbalho, 500, sede do bloco, o troféu de campeão; “ O Sindicato” vai para a Franklin de Menezes com 360 brincantes ou mais, tanto que está oferecendo fantasias a preços populares aos interessados em sua sede.
“Visagens” – O sociólogo, escritor, folclorista e jornalista Walcyr da Silva Monteiro (foto), membro da Comissão Paraense de Folclore e da Academia Paraense de Jornalismo, é o grande homenageado do Grêmio Beneficente, Cultural, Recreativo e Carnavalesco “Parafuse ta de Caratateua”.
De acordo com o presidente Apolo Monteiro Barros, o enredo “Walcyr Monteiro, Lendas, Mitos e Assombrações” é uma forma de fazer com que povo de Caratateua dê mais importância ao folclore, às lendas do Pará e da Amazônia “e, ao mesmo tempo, mostrar a todos quem é o autor de tudo isso, o premiado Walcyr Monteiro”.
““Parafuseta de Caratateua”, representante do bairro de Itaiteua e fundada no dia 20 de dezembro de 1995 –”… com a finalidade de contribuir nas atividades culturais e sociais da ilha de Caratateua e adjacências” - é campeão há cinco anos consecutivo. Vai levar para a avenida 400 brincantes distribuídos em seis alas e dois carros alegóricos. O samba, de “Dino” , será defendido pelo jornalista, cantor, poeta e compositor Messias Lyra.
Apolo Barros aposta em mais uma vitória e promete aos moradores de Itaiteua que vai levar o sexto troféu. (A.F.)

Um comentário:

Anônimo disse...

HOMENAGEM BEM MERECIDA AO WALCYR. TRATA-SE DE UM ESCRITOR QUE É A CARA DA AMAZÔNIA.