3/07/2014



MUITO MAIS MÉDICOS     
                                                                                                          
Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o nível de estresse da vida moderna, o consumo de drogas, a má alimentação e a poluição, a demanda por saúde pública cresce a cada dia. Os médicos e enfermeiros do setor público estão sobrecarregados e quase todos acumulam outro emprego na iniciativa privada. No interior e nas áreas mais distantes, a crise se agrava. Por isso, uma das alternativas adotadas pelo governo federal foi a criação do programa “Mais Médicos”, convidando estrangeiros para trabalhar no Brasil. Até o momento, eles chegam a quase 5 mil profissionais.

MUITO MAIS MÉDICOS II                                                                                                   

Com o objetivo de ampliar o apoio médico, a PEC 293/13, do senador licenciado e atual ministro da Pesca, Marcelo Crivella, aprovada por unanimidade no Congresso Nacional, criou a oportunidade dos médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, radiologistas e todos os profissionais da área de saúde do Exército, Marinha, Aeronáutica, polícias militares e Corpo de Bombeiros dos 27 estados do Brasil, estando ativos ou na reserva, a terem um duplo vínculo no serviço público, ou seja, ser funcionário militar e civil ao mesmo tempo.

MUITO MAIS MÉDICOS III                                                                                                             

Isso coloca mais de 20 mil profissionais de saúde para atender à população brasileira nos hospitais públicos, principalmente em áreas remotas. Referindo-se a essa grande ampliação no atendimento de saúde pública, o presidente do Congresso, Renan Calheiros, na promulgação da emenda à Constituição, ressaltou que a PEC poderia até ser chamada de programa “Muito Mais Médicos”. Na opinião de Crivella. “Só uma mãe pobre com um filho doente no colo sabe como é importante encontrar um médico no hospital público na hora da dor. Para todos, mas em especial para os que sofrem, foi promulgada essa lei”, enfatiza.

RACISMO   

Você já ouviu falar da Lei 7.716? Não é comum decorar números de leis, é verdade, mas saber um pouco sobre elas é tão importante quanto reconhecer os próprios direitos. Essa é a legislação que determina punição para pessoas que cometem crimes de discriminação ou preconceito racial, de cor, etnia, religião ou procedência nacional. A lei prevê pena de reclusão e torna o crime de racismo inafiançável e imprescritível, ou seja, o criminoso não pode pagar fiança nem perde o direito de ser julgado culpado (mesmo com o passar dos anos).

RACISMO II                                                                                                                        

No último dia 15, a australiana Louise Stephanie Garcia Gaunt, de 30 anos, foi presa em flagrante ao agredir uma manicure. Ela se recusou a ser atendida pela mulher negra e ainda pediu que a profissional se retirasse do local, pois a presença dela era incômoda. “Tem que ser essa? Não pode ser outra? Não vou sujar minha mão com uma raça ruim”, disse Louise. A australiana foi solta. Assim, crimes de racismo seguem impunes e estão longe de chegar ao fim no Brasil, onde pretos e pardos são a maioria da população. Ainda falta muito para o País avançar na luta contra o racismo. Falta endurecimento no Código Penal, para que pessoas como Louise não fiquem impune. Isso é uma vergonha!

PRIMEIRO EMPREGO

Ter diploma de universidade renomada ou concluir um bom curso técnico não é garantia de sucesso profissional. Ao contrário do que alguns jovens pensam, o caminho para o primeiro emprego é longo e desgastante. A pouca experiência, a ansiedade e a falta de iniciativa dificultam a saga rumo ao trabalho ideal. Alguns processos seletivos chegam a ser mais concorridos do que o vestibular. Isso exige muito preparo de quem deseja se destacar entre dezenas de currículos que chegam aos postos de recrutamento. O diploma fornece a técnica e as características acadêmicas necessárias, mas nivela os candidatos.

PRIMEIRO EMPREGO II

A partir daí, cada um precisa desenvolver qualidades comportamentais que vão fazer a diferença na hora da contratação. Buscar cursos gratuitos, participar de palestras e encontros da área de atuação, aprender outros idiomas, desenvolver a comunicação, treinar a escrita, ler muito e se manter atualizado são tarefas que não devem ser deixadas em segundo plano. Tudo isso colabora para o enriquecimento do currículo. Em resumo, não adianta ficar parado esperando que o emprego caia no colo; é preciso correr atrás.
MOTINHAS
________________________________
Estudo revela pílula para prevenção do HIV. Uma droga experimental foi testada em macacos e protegeu totalmente os animais da contaminação, de acordo com dois estudos apresentados em uma conferência sobre AIDS. "Essa é a maior inovação no campo de prevenção do HIV que eu ouvi recentemente", disse Robert Grant, especialista em HIV da universidade da Califórnia. ••• Mangueirão completou dia 04 de março, 36 anos. Até hoje não entendi qual a mutreta política que tirou o Estado do Pará, a oportunidade de sediar a Copa do Mundo 2014, com um estádio totalmente pronto. Perdemos para o Amazonas, que não tem tradição em competições de futebol. ••• Será que foi a inércia de Ana Julia? Ou a bagagem do então governador Eduardo Braga? Lembro que a ex-governadora arrotava que era amicíssima do Lula, então presidente. Solicito aos sapientes comentaristas esportivos do Estado, ou, conhecedores da matéria, para que comentem o real motivo. (motathompson@hotmail.com) ••• Desde sua inauguração, em oito de março de 2012, a Unidade Integrada Pro Paz Mulher de Santarém, onde também funciona a Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), já realizou 5.639 atendimentos, entre abertura de inquéritos e atendimento médico e psicossocial a pessoas com vulnerabilidade. ••• O espaço, que recebeu um aporte financeiro de R$ 365.773,53 do Governo do Pará, é uma das obras de infraestrutura e assistência social que se somou às atividades integradas de combate à criminalidade na região do Baixo Amazonas. ••• Procurador Jurídico do DETRAN, ex-vereador em Santarém, Dr. Válber Xavier, vem sedo assediado por, no mínimo, três siglas partidárias para sair candidato a Prefeito no vizinho município de Belterra. Válber comprou recentemente uma bela chácara em Porto Novo, naquele município. ••• Carnaval se foi, vem aí a Copa do Mundo. Assim o Brasil caminha em meio a festas. Neste sábado tem o show de artistas na Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado. Vou lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui

Nenhum comentário: