Powered By Blogger

3/07/2014


Unidos da Baixada” e “Boêmios da Vila Famosa” são os novos campeões do Carnaval de Icoaraci 2014

Fotos: Renam Ribeiro





















































As Associações Carnavalescas Unidos da Baixada e Boêmios da Vila Famosa  são as campeões do Carnaval de Icoaraci 2014. A apuração ocorreu nesta quinta-feira/06, a partir das 16:00 h, na quadra de esportes Professor Jorge Lopes Raposo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Avertano Rocha – conhecido como “Avertanão” -, em meio a um clima de muita expectativa dos aficionados e das diretorias das agremiações carnavalescas concorrentes, além do entusiasmo das torcidas que se acotovelam nas arquibancadas.
Os envelopes com as notas dos dez jurados que avaliaram o desempenho no desfile, foram abertos na presença do representante da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL) e Coordenador do Carnaval da PMB, Marcos Marques, do Agente Distrital de Icoaraci  Armando Tavares, do Assessor Jurídico Honorato Cosenza, do presidente a Liga dos Blocos e Escolas de Samba de Icoaraci (LIBESI) Luiz Guilherme Tinoco, funcionários da Agência Distrital de Icoaraci (ADIC), e diretores dos blocos e escolas de samba que se acomodaram em mesas no centro da quadra.
Em clima de total tranquilidade – e ao mesmo tempo de expectativa -, foram anunciados os resultados, com a classificação dos três primeiros colocados de cada categoria.
Blocos - Dentre os blocos que participaram do Desfile da Quarta Rua, a Associação Recreativa Beneficente e Cultural ¨Tradição da Vila” ficou em 3º lugar; a Associação Carnavalesca “Unidos da Vila Izabel” em 2º, e o grande campeão foi “Unidos do Paracuri, que defendeu o tema “Sou papa-chibé, paraoara, caboclo pai d´égua, icoaraciense, outeirense, cutijubense no verde rosa do Paracuri".
A presidente Catarina Santos, chorou emocionada ao abraçar os companheiros de agremiação tendo nas mãos o ambicionado troféu. “Valeu o empenho, valeu a luta, o trabalho. Agradeço o empenho de todos os brincantes e da nossa diretoria, que vai levar pela 7ª vez para o nosso Paracuri este troféu, fruto de nosso ideal. Obrigada, de coração!”, declarou Catarina, antes de ser carregada pelos componentes do bloco que seguiram sambando até o barracão na Travessa Soledade, próximo da Rua Santa Isabel, 6ª Rua de Icoaraci.
Baixada - A grande campeã “Unidos da Baixada”, - que leva para o bairro da Ponta Grossa pela 18ª vez em 30 anos de existência o título de campeã -, apresentou na pista da Rua XV de agosto o enredo sobre Trânsito: “Nas avenidas da vida, a Baixada, é sinal verde para a alegria”, de autoria do carnavalesco Cláudio Rego, através de quatro carros alegóricos, oito alas e 500 brincantes
O presidente Daniel dos Santos Teixeira disse que a conquista da supremacia do Carnaval icoaraciense foi “um prêmio ao empenho, entusiasmo e a garra dos componentes da Baixada”. “Viemos para a 4ª Rua cheios de vontade e com muito samba no pé. O nosso recado chamando a atenção de todos para a importância do Trânsito do nosso dia a dia foi entendido pelos jurados que nos deram a nota 10 em bateria, no enredo, no samba-enredo e na fantasia. Isso é bom demais para uma agremiação que nasceu na Passagem Maura. Vamos honrar essa escolha. Valeu”, festejou.
Alegria - Francisco Barbosa, o “Maranhão”, fundador e presidente de honra dos Boêmios da Vila Famosa, com 36 anos de avenida, ficou feliz com o 2º lugar; e dedicou a vice- liderança à dedicação dos componentes. “Todos os anos procuramos levar algo novo para nossos desfiles, algo que o povo que vai para as arquibancadas gosta de ver e participar. Fazemos nosso Carnaval com amor e alegria que compartilhamos com a plateia e os jurados”, disse.
Aplausos - O presidente da Liga dos Blocos e Escolas de Samba de Icoaraci (LIBESI) Luiz Guilherme Tinoco, por sua vez, elogiou a organização do desfile de Carnaval do “mais importante núcleo populacional de Belém pelo trabalho de amealhar 11 agremiações carnavalescas preocupadas unicamente em levar alegria e descontração para o povo que precisa muito disso em meio a tanta violência que está ocorrendo em nossa minicidade”.
Ele, também, não regateou aplausos à iniciativa da FUMBEL em dividir o desfile de Carnaval de Icoaraci em duas noites: “... assim, o público pôde avaliar o desempenho, o trabalho, o valor e a criatividade dos nossos blocos e escolas de samba que fazem da tripa, coração para levar a sua mensagem à avenida. Meus cumprimentos ao prefeito Zenaldo e ao Armando Tavares e contem com a gente no ano que vem”.
2015, melhor - Para o Agente Distrital Armando Tavares – que representou o prefeito Zenaldo Coutinho - o Carnaval de Icoaraci foi excelente, sem problemas, com muita alegria e muito brilho.  “Como disse na abertura do desfile, tudo isso que os senhores viram, assistiram, foi o resultado de um trabalho participativo e de equipe. Fizemos um Carnaval digno da importância de Icoaraci. De acordo com o pensamento do prefeito Zenaldo Coutinho, trouxemos o Belém Folia e conseguimos levar muita alegria para o povo de nossa Vila Sorriso. E indagou? Os senhores observaram? Até São Pedro colaborou”.
E concluiu: “Neste momento em que premiamos os vencedores, gostaria de agradecer a todos desde o empurrador de tripé, do carro alegórico ao Mestre Sala, à Porta Bandeira, aos integrantes das baterias que levantaram a nossa 4ª. - nossa passarela do samba -, aos brincantes até às diretorias. Correu tudo as mil maravilhas. Nenhum problema. Renovo os agradecimentos ao esforço da nossa equipe e das equipes da Prefeitura de Belém, à Dra. Heliana Jatene, presidente da FUMBEL, Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar. Muito Obrigado e, se Deus quiser, em 2015 o nosso Carnaval será muito melhor.”

Nenhum comentário: