Powered By Blogger

10/05/2017

CRÔNICA DE SAMPA


MÚSICO DE RUA

Tudo indica que seja por causa da crise que nós estamos passando, a falta de emprego, aumentou muito o número de ambulantes aqui em Sampa, e principalmente os músicos de rua.
Antes víamos alguns tocando nas estações do metrô, mas hoje tem uns que tocam até dentro dos vagões, com o intuito de descolar um troco. encontramos também nas ruas, praças, onde tenha um bom movimento de pedestres, sempre aparece um pseudo artista, tocando e cantando.

Domingo passado fomos comemorar o aniversário da minha nora, em uma padaria no bairro de Moema, onde serve um delicioso café da manhã, estilo self service

Esta padaria tem uma área aberta rodeada de árvores e plantas.

Eis que surge um senhor bem grisalho, de idade avançada e começou a tocar um sax. Tocava música bem das antigas mesmo, tipo Noel Rosa, Pixinguinha, na cintura uma sacolinha de pano,  para possíveis  ofertas.

Tocou por um tempo, e não vi ele receber nenhum agrado.

Sem falar nada, meu filho foi lá e deu-lhe um agrado. Em seguida fui até ele,  dei um x e fiz-lhe um desafio: Se tocar uma dos Blue Caps, eu lhe daria um cachê dobrado. Tocou "Feche os olhos" e levou Hahahaha!!!

Trocamos umas idéias, fiquei sabendo que ele veio de Minas Gerais, para tocar no Circo Vostok; tocou também no Circo Garcia, por último tocava no Bar Avenida, ali na região de Pinheiros; mas um dia foi tocar em uma cidade do interior de São Paulo, sofreu um grave acidente na estrada, - inclusive um amigo veio a falecer -, perdeu o seu sax, que era de melhor qualidade, e não conseguiu se erguer e hoje ganha a vida tocando nas ruas. 

Acho que cada músico tem uma historia pra contar, tem uns que tocam muito!

Poderiam estar tocando profissionalmente, mas a procura está bem maior que a oferta. Aumentou também a música ao vivo nos bares e restaurantes, mas o cachê normalmente é baixo não da para viver só com essa renda. 

Viva a criatividade e a ousadia do músico brasileiro! 
Segue o jogo, ou melhor: ]
Segue a música!
Fui!

Ah, sim: irmãos remistas (de Belém.Pa) vocês viram? O Temer desceu de helicóptero no gramado do Estádio Evandro Almeida... nem o meu tricolor teve esse privilégio.       

Pra vocês, meus leitores de Belém, um Feliz e Abençoado Círio de Nazaré.

              
 
Eu e o grande saxofonista
 
 

♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦

 

Ricardo Uchôa Rodrigues     

Nenhum comentário: