Powered By Blogger

10/30/2017

MEMÓRIA


Sobre o Coletivo Cultural Idéias Aí.




Oi pessoal: sou Telma Saraiva, Coordenadora do Coletivo Cultural Idéias Aí. Vou apresentar O Coletivo (CCIAI). Este Coletivo nasceu com a missão de trabalharmos pela defesa de nosso patrimônio Cultural material e imaterial.
No ano de 2013 nasce o Movimento Grita Icoaraci na defesa do Chalé Tavares Cardoso; composto por artistas, professores, produtores culturais e todos que se importam com a cultura de Icoaraci, e em 2014, o movimento vai aos poucos se transformando em um Coletivo, o Coletivo Cultural Idéias Aí (CCIAI), dando continuidade as ações relativas ao Chalé Tavares Cardoso/biblioteca, para que o mesmo fosse restaurado.
Entre as muitas ações realizamos: Ações de sensibilização do povo em frente ao Chalé, como Saraus e Cortejos, mídia televisiva, audiências públicas na CMB, documentos para o Ministério Público Federal (MPF), abaixo assinado on-line e presencial, Ofícios para SEURB e reuniões com o secretário, moções em reuniões do Ministério da Cultura por meio do Conselho Nacional de Patrimônio Material (CNPM), Seminário sobre o Patrimônio Material de Icoaraci com apoio da UFPA, ASAPAM, IPHAN e Fórum Landi em Icoaraci. Com toda esta gama de mobilizações e apoio de outros movimentos conseguimos que o acervo da biblioteca ficasse em Icoaraci, a drenagem do canal fosse feita e por fim o restauro.
A luta pelo Chalé ainda está em caminhada, pois pedimos há um mês, reunião por meio de ofício com o secretário da SUERB solicitando esclarecimento sobre os usos do Chalé e, também, saber se vamos ter de volta o Museu de Arte Popular que funcionava no mesmo. Além disso, queremos saber ser ele ainda será um espaço multicultural,
No mesmo ofício pedimos esclarecimentos sobre o restauro da Estação.
O Coletivo mantém reuniões e ações periódicas-temos um bloco chamado: ME TOMBA que este ano saiu pela segunda vez em Icoaraci. Com músicas autorais de nossos membros músicos que falam sobre Icoaraci e seu patrimônios.
O MOVIMENTO EM DEFESA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ICOARACI nasceu do incomodo da sociedade Icoaraciense em ver o desrespeito com que nossos bens culturais patrimoniais vêm sendo tratado pelos poderes públicos. Icoaraci é um distrito hoje com cerca de 300.000 habitantes e que já foi conhecido como um lugar de grandes artistas, de grandes artesãos, um lugar que transbordava cultura por todos os lados.
Hoje Icoaraci grita por socorro porque precisa de mais apoio, mais incentivo, precisa de equipamentos culturais. A antiga estação ferroviária, bem como o Chalé Tavares Cardoso, não podem ficar reféns de instituições governamentais. Nós povo temos que influenciar nas decisões daquilo que nos pertence. Precisamos dizer os usos que queremos para nossos prédios públicos.
O Chalé é nosso!
A estação é nossa!
Não queremos apenas o restauro da ESTAÇÃO, Queremos também que ele atenda as expectativas da sociedade. Que seja transformado em Espaço Multicultural para nossos artistas em Icoaraci. Nossa juventude precisa de mais cultura, nossa juventude precisa de espaços alternativos de lazer. Por isso convidamos a todas as pessoas que se importam com esta causa a que venham lutar conosco pelo que já é nosso. E VIVA ICOARACI! RESTAURO COSCIENTE JÁ! Consciente
Ainda bem que podemos ao longo da vida, encontrar muitas pessoas dispostas a lutar pelo bem comum. O Movimento em defesa da estação/Coarti é um exemplo disso. Muitas pessoas envolvidas numa causa comum. O restauro da estação/Coarti de Icoaraci representa para nós, mais dignidade para o povo por meio da cultura.
Imagine termos um espaço multicultural com salas para cinema, teatro, galeria, espaço para capoeira, hip-hop, grafitagem e o que mais a imaginação mandar. Pois é isso que nós do Movimento queremos. Você quer também? Então se junte a nós!
Sobre a Estação: RESISTÊNCIA E OCUPAÇÃO
Os processos de luta pela estação não são novos e nem mérito de uma pessoa. Na verdade se considerarmos os processos de ocupação resistência, já ao final da década de 1960, os feirantes da farinha foram os primeiros a fazer a ocupação do prédio, por conta da reforma que sofreu o mercado municipal e muitos deles foram remanejados para a estação, ficando muitos lá mesmo depois de terminado o processo de reforma.
Eles só foram realocados quando o prédio foi nos anos de 1970 dado em concessão para os artesãos, que foram os segundos a fazerem um processo de “ocupação” e “preservação” do espaço conseguindo ainda o feito de fazer parte da história do próprio prédio.
Outro movimento dos anos de 1990 muito importante, do qual fiz parte também junto com PP e Faeli que estão neste grupo, foi o Movimento da Vanguarda da Cultura de Icoaraci (MOVA-CI) coordenado a época por Auda Piani, que fizeram várias ações de arte e cultura neste espaço e outros de Icoaraci, ocupando também durante um período.
Agora o CCIAI retoma como parte de sua agenda de defesa do Patrimônio Cultural Material de Icoaraci, junto a outros movimento e entidades, como a Casa do Artista e o Projeto Sacolagem a defesa da Estação, tendo feito a primeira ação no dia 12/10 o qual impulsionou e muito a visibilidade desta tão importante luta.
O que nós do Coletivo queremos é que todos que se importam e tenham interesse por e pela história de Icoaraci e que a mesma seja preservada e, também, que tenhamos mais equipamentos culturais. Venham e se juntem a essa luta que pertence a todos nós.
Nossa proposta é que o grupo se chame MOVIMENTO EM DEFESA DA ESTAÇÃO. Para que todos possam assinar toda e qualquer documentação que seja gerada pelo movimento e não apenas uma pessoa ou coletivo. Não esqueçamos que estamos todos do mesmo lado e querendo a mesma coisa. Respeito pelo que pertence a uma coletividade, a uma sociedade. E que os usos do espaço pós restauro sejam definidos por toda uma sociedade consciente de suas necessidades. Afinal é nossa memória e identidade coletiva que está em jogo.
Este documento é apenas um resumo da parte do Dossiê que estamos preparando juntos com a Casa do Artista para a sociedade.


♦ ♦ ♦ ♦ ♦

Nenhum comentário: