Powered By Blogger

12/04/2006

Círio de Outeiro leva 20 mil às ruas

Fotos: Mira Jatene











A comunidade da ilha de Caratateua (Outeiro) participou ontem/3 pela manhã do Círio de Nossa Senhora da Conceição. A romaria conduzindo a berlinda com a imagem da santa saiu às 8h15m da capela saiu às 8h15m da capela de São José, no bairro da Água Boa, com destino à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no bairro de São João do Outeiro, num trajeto de quase sete quilômetros. Na chegada foi celebrada Missa Final pelo padre Jonas da Silva Teixeira, titular da Paróquia da Conceição do Outeiro e das oito ilhas adjacentes. culminando com a benção utilizando a imagem da Imaculada.
Segundo uns sargentos da Polícia Militar, aproximadamente 20 mil pessoas acompanharam o cortejo, numa grande demonstração de fé, capaz de superar o intenso calor que fazia na cidade. Dentre elas, até um grupo que participou montado em cavalos. Um carro do Corpo de Bombeiros seguia atrás dos romeiros para atender qualquer eventualidade. Várias homenagens foram feitas no percurso. Entre elas, a queima de diversos fogos de artifício oferecidos pela comunidade como gratidão pelas graças alcançadas a partir da fé que têm na mãe de Jesus Cristo.
Círio fez faz várias paradas onde foram lidos e refletidos trechos da Palavra de Deus seguidos de hinos. O povo demonstrou o amor e devoção à Mãe do Céu. As ruas e avenidas estavam engalanadas e enfeitadas com balões, bandeirinhas brancas e azuis; e as janelas das residências apresentavam toalhas, flores e imagens de Nossa Senhora. No trajeto ocorreram várias homenagens pirotécnicas, destacadamente as promovidas pelas famílias Puga - Rua Franklin de Menezes - Cruz e Gadelha - Rua Manoel Barata.
Durante esta semana será desenvolvida uma variada programação socio-cultural com a participação dos noitários, grupos e associações da Igreja e conjuntos musicais nativos, além de outras atrações.
O "Círio de Outeiro" como é mais conhecido, realizado há 53 anos teve o apoio do comércio, das empresas sediadas no distrito e da Administração Regional. Vários órgãos e entidades também colaboraram: 10º Batalhão Policia Militar, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e Sargentos da Polícia Militar (CFAP). Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Belém, Cruz Vermelha, Sesma, Defesa Civil Municipal, Belemtur e Escoteiros, além das Guardas de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Icoaraci).

Nenhum comentário: