Powered By Blogger

12/02/2006

Outeiro realiza o 53º Círio da Conceição


Baseado no tema: “Com Maria, Imaculada Conceição, construiremos a paz em mutirão”, a comunidade católica do Outeiro realiza neste domingo, 3 de dezembro, mais um Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da ilha de Caratateua. A trasladação este ano foi um pouco diferentes das anteriores. O padre Jonas da Silva Teixeira – pertencente ao Instituto Maria, Mar da Divina Providência/Movimento Providentino, há seis meses no Outeiro - juntamente com a comunidade outeirense decidiu privilegiar o bairro do Fidelis que nunca havia recebido a visita da Padroeira do Outeiro; tanto que, ontem, quinta-feira/1º, organizou uma carreata que conduziu a imagem da Imaculada Conceição até à capela de Cristo-Rei. Neste sábado/2, às 19 h, imagem da Santa sairá da capela de Cristo-Rei, do Fidelis em direção à capela de São José, na Rua Paulo Costa, bairro da Água Boa.
O Círio, propriamente dito, sairá às 07h00m, do domingo, obedecendo ao seguinte itinerário: Rua Paulo Costa, Avenida Nossa Senhora da Conceição, Rua Franklin de Menezes, Praia Grande, Rua Manoel Barata até a Igreja principal do Outeiro, num total de quase sete quilômetros (6.300 metros).
O Círio de Outeiro, como é mais conhecido, realizado há 53 anos, reúne algo em torno de 60 mil pessoas. Tem o apoio não apenas da população – em sua maior parte, católica praticante – como do comércio, das empresas sediadas no Distrito e da Administração Regional que se encarregou da infra-estrutura, da limpeza e pintura da Igreja, das flores que ornamentarão a berlinda, além da recuperação das vias constantes do trajeto da procissão.
A festividade tem início no sábado, 2 de dezembro e prossegue até o dia 10, com o arraial em torno da Igreja da Conceição, com a participação dos diversos segmentos existentes no Outeiro, no patrocínio da Barraca da Santa (noitários), bem como, o desenvolvimento de uma programação sociocultural e outras atrações.
De acordo com o padre Jonas Teixeira, pároco do Outeiro, e presidente da Festividade, o Círio de Nossa Senhora da Conceição “é uma expressão de fé e devoção que une o povo de Caratateua em torno da Igreja de Maria, Mãe da Divina Providência, Ela nos faz celebrar a nossa caminhada de muitos anos e, ao mesmo tempo, nos fortalece e nos encoraja a viver a fé e nossa unidade no alvorecer de um novo tempo na história”. (..) “Esperamos sinceramente que a festa deste ano, crie em todos nós, laços de profunda comunhão, de amizade, de acolhida, de conversão do coração, de vivência de uma fé autêntica num perfeito mutirão, O mundo hoje precisa de gente que viva a paz e o amor; antes de pensar em si, tem de pensar nos irmãos como um todo”, observa.
Origens - O Círio do Outeiro teve origem com um casal de imigrantes portugueses, Joaquim e Maria Cortinhas Marques. Procedente dos Açores resolveram adotar a Ilha dos Barrancos – como era conhecida a atual ilha de Caratateua – como seu novo lar, e trouxeram a devoção a Maria. Como não havia capela, desde o início, o casal promovia em sua casa novenas e ladainhas em louvor â Mãe do Céu, duas vezes por ano. Em maio para Nossa Senhora de Fátima; e em dezembro para a Nossa Senhora da Conceição. Em 1932, com a ajuda da comunidade, o casal construiu uma capela de madeira em honra a Nossa Senhora da Conceição.
Após 21 anos de devoção, em 1953, os filhos de Joaquim e Maria resolveram dar seguimento a devoção. Dessa feita, além das ladainhas, e das novenas, também foi realizada uma procissão que constou de uma caminhada de menos um quilometro, após o que, foi celebrada Missa Votiva, e realizado um pequeno leilão.
Essa prática se prolongou até 1970. Nesse ano chegaram ao Outeiro as religiosas pertencentes à Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, conhecidas como “Irmãs Cordimarianas” – responsáveis pelo Colégio Nossa Senhora de Lourdes, de Icoaraci - que apoiadas pelos devotos e moradores deram continuidade às festas em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Com o apoio do então vigário de Icoaraci, Monsenhor José Maria Azevedo – a quem Outeiro estava subordinado - transformaram a pequena procissão no majestoso Círio, no mesmo formato dos dias de hoje “para que Maria se tornasse, cada vez mais, conhecida e amada pelo povo de Deus.”.
Em 1977 com a cooperação das Agencias Distritais de Icoaraci e Outeiro, foi construída a atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no mesmo local da antiga capela (Rua Manoel Barata). A partir de 1981, o Círio passou “a rezar e a viver um tema que ajudasse os fiéis a crescer na fé, na consciência do compromisso batismal e no amor a Maria”. Desde 1986 os temas também passaram a ser ligados aos adotados pela Campanha da Fraternidade.
Até o ano de 1995, o Círio do Outeiro saía da Comunidade de Itaiteua. Em 1994, Outeiro foi elevado à condição de Paróquia dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Dois anos após, atendendo aos apelos das demais comunidades que foram se formando ao longo dos anos, ficou estabelecido que o Círio devesse sair cada ano de um bairro-comunidade, próximo da Matriz de modo a contemplar toda a ilha de Caratateua. Este ano Água Boa – o maior bairro do Outeiro - retorna ao privilégio de acolher o início do Círio de Nossa Senhora da Conceição.

Nenhum comentário: