Powered By Blogger

10/20/2009


SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde, está presente na Região do Tapajós – Resex, no período de 13 a 23 de outubro, com as ações de Assistência a Saúde Rural, com medidas preventivas e curativas, possibilitando o acesso aos serviços de saúde para a promoção da qualidade de vida da população. Estão ofertados os serviços de consultas de enfermagem, Consulta médica, Consulta Odontológica, Coleta de PCCU, Exames Laboratoriais, coleta de material para exame de ações e Educação em Saúde e vacinação. Maiores informações: Enfermeira Eulália Ramos (093) 9975-1647.
PRÊMIO
A senadora Marina Silva (PV-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, recebeu No último sábado/10), no principado de Mônaco, o prêmio Mudanças Climáticas, oferecido pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco, segundo informou a Agência Brasil. O evento premia pessoas e instituições por sua atuação em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. A senadora, que recentemente se filiou ao Partido Verde (PV) e é a provável pré-candidata à Presidência pela legenda, vai receber 40 mil euros e um troféu. O prêmio considera iniciativas em mudança climática, preservação da biodiversidade, acesso à água e a luta contra a desertificação. Este é o quinto prêmio que a senadora recebeu desde 2008, quando deixou o Ministério do Meio Ambiente por discordar de algumas diretrizes da política ambiental do governo.

PODE?

Município de 20 mil habitantes administrado por filho do ex-ministro José Dirceu, Zeca Dirceu, recebeu, proporcionalmente, mais recursos federais do que a capital paulista desde 2008. Média que também supera a do Rio de Janeiro e de cidades do mesmo porte no Paraná. O município paranaense de 20 mil habitantes administrado pelo filho do ex-ministro José Dirceu (PT) recebeu, proporcionalmente, o dobro de verbas da União do que a maior cidade do país nos últimos dois anos. Mais também do que outras importantes capitais do país, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, e do que municípios vizinhos do mesmo porte. A cidade de Cruzeiro do Oeste, dirigida pelo prefeito José Carlos Becker de Oliveira e Silva, o Zeca Dirceu (PT), recebeu R$ 11,1 milhões da União entre 2008 e outubro deste ano. A conta exclui as transferências constitucionais obrigatórias, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Fundo. José Dirceu, o cap do mensalão, continua ou não poderoso no governo Lula? Isso é uma vergonha, como diria o jornalista Boris Casoy.

BELO MONTE

Ganhou força nas últimas semanas a discussão sobre a necessidade e a viabilidade da instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, Região Norte do Brasil. O polêmico projeto é o maior do setor desde a construção de Itaipu, aquela usina binacional gigante, construída na fronteira entre Brasil e Paraguai nas, décadas de 1970 e 1980, na Ditadura Militar. O projeto de Belo Monte conta com amplo apoio do Governo Federal e é considerado estratégico pelo Ministério de Minas e Energia para garantir energia suficiente para o crescimento do País e para manter afastado o fantasma de um apagão energético no futuro. Em 29 de setembro, durante o 6º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, o ministro da pasta, Edison Lobão, reafirmou que o Governo pretende concluir até o fim do ano o leilão para construção da obra e lamentou a resistência e as críticas à instalação da usina.

BELO MONTE II
Os procuradores do Pará, Ubiratan Cazetta e Daniel Avelino, ajuizaram, em setembro, ação civil pública pedindo que sejam feitas novas consultas antes que o projeto seja encaminhado. Eles alegam que a população não teve como participar e que os debates realizados foram insuficientes consideradas as dimensões da obra. Como as discussões foram concentradas nas cidades-sedes, milhares de pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas acabaram excluídas. Além disso, aconteceram problemas nas audiências. Na de Belém, realizada em 15 de setembro, o teatro com capacidade para 480 lugares ficou lotado e dezenas de interessados acabaram impedidos de entrar pela Força Nacional de Segurança. O Movimento Xingu Vivo para Sempre, que reúne diversas associações contrárias ao projeto, por sua vez, protocolou, no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), em 30 de setembro, um manifesto questionando a viabilidade de se represar um rio como o Xingu na região amazônica. (Daniel Santini).
DETRAN
Para sua segurança, ao vender seu veículo, dirija-se ao Detran Sede Regional em Santarém (Rod. Santarém-Cuiabá) e comunique a venda. Evitando dessa forma que o comprador licencie o veículo sem transferir a propriedade. Para evitar situações que gerem problemas e aborrecimentos, o Detran dá a seguinte orientação: Antes de entregar ao novo dono do veículo o certificado de Registro de Veículo (CRV), o vendedor deve tirar uma cópia autenticada do documento, já devidamente datado e assinado por ambos (vendedor e comprador) com os dados completos do comprador (vide verso do CRV), além da assinatura do vendedor reconhecida em cartório. Feito isso, o vendedor deve ir ao Detran (Setor de Protocolo) e preencher um formulário comunicando a venda que, juntamente com a cópia autenticada do CRV, deve ser protocolada no órgão. Após análise do Departamento de Trânsito, caso não haja nenhum dado incorreto, é feito o imediato bloqueio da antiga documentação do veículo e todas as responsabilidades serão transferidas para o novo dono. O Detran não aceita, para efeito de comunicação junto a autarquia, recibo comercial de compra e venda. A apresentação obrigatória do CRV é estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O novo proprietário tem até 30 dias para transferir o veículo para seu nome.

BAILE
Nesta sexta-feira, 16/10 tem o Super Baile da Saudade no Fluminense. Uma noite especial de total romantismo com a Banda Stillus (Delson & Caetano). Imperdível, é casa cheia. Ambiente tranqüilo para as pessoas de alta sensibilidade, essa você não pode ficar de fora. O Fluminense está agora sob nova e dinâmica administração. Atendimento de primeiríssima qualidade. Confira, o encontro está marcado.

RODA VIVA
A governadora Ana Júlia Carepa (PT) falou na última segunda-feira/12, no programa Roda Viva da TV Cultura. Impeachment, kits escolares, nepotismo, Eldorado de Carajás, Abaetetuba, foram alguns dos temas abordados durante a entrevista. Ana Júlia respondeu a todas as perguntas de forma precisa e destacou os investimentos que vêm sendo feitos em seu governo, como a promissora siderúrgica de Marabá. Sob o comando do jornalista Heródoto Barbeiro participaram como debatedores a repórter especial da Folha de São Paulo Catia Seabra; o diretor de mídia da América Latina do Portal Terra, Antônio Prada; o jornalista Palmério Dória e o editor assistente de Brasil da Revista Época, Ricardo Mendonça. Diante de jornalistas experientes, a governadora Ana Júlia se saiu bem, não deixou perguntas sem respostas.


MOTINHAS
__________________________________________________________________
Pelo andar da carruagem, segundo o ex-deputado federal Nicías Ribeiro, o maior criador de municípios no Estado do Pará, Mojuí dos Campos terá eleições municipais até dezembro deste ano. A data será divulgada pelo TRE – Tribunal Regional do Estado, na segunda-feira/19. A posse do prefeito (a) e vereadores deve acontecer dia 1º. de Janeiro de 2010. ●●● O novo município teve sua criação aprovada pela Lei Estadual nº 6.268/1999. No mesmo ano, o TRE-PA emitiu as resoluções nº 2.503 e 2.519, que determinavam a realização de consulta plebiscitária com a população diretamente interessada, sobre o desmembramento da Vila Mojuí dos Campos do município de Santarém. Com a homologação dada pelo TSE, só faltava o TRE-PA se posicionar. ●●● O Governo Cidade da Gente marcou o dia das crianças com a final do 5º Festival de música Arte na Escola da Gente. A premiação aos vencedores foi entregue pelo vice-prefeito de Santarém José Antônio Rocha e pela secretária municipal de Educação, Lucineide Pinheiro. Os classificados nas três primeiras colocações receberam violões. Os demais alunos receberam flautas-doce como incentivo à prática musical. ●●● O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal com Clementino de Assis, fone 3522 7201, feito dentro do mais alto padrão de qualidade e higiene. ●●● Dedé o REI DO FRANGO, Picanha, Lingüiça e Costela, atende clientes e amigos na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. Atendimento nota 10 dos três mosqueteiros Diego, Digenaro e Patrick. Aos sábados tem a suculenta Maniçoba Especial, uma delícia. ●●● Dirceu, o maior distribuidor de bebidas da região Oeste. São Sebastião próximo a Barjonas. Fone (093) 91225965 ●●● O São Raimundo não pretende abdicar do ataque na partida do próximo domingo/18, a partir das 17h, no estádio Machadão em Natal, valendo vaga para a final do Campeonato Brasileiro da Série D. O técnico Lúcio Santarém não vai mudar a postura ofensiva que a Pantera vem tendo nos últimos jogos. Avante Pantera. ●●● Até a última terça-feira/13, eu não sabia que existia o MST – Movimento Sem Terra – em Santarém. Será que é em função do progresso que está chegando? Na nossa juventude, nossos pais trabalhavam, e muito, para conseguirem alguma coisa, hoje, é na base do Lari Lari, inventado pelo amigo Pinduca. ●●● Somente os biriteiros de plantão, detectaram o aumento da cerveja desde a última terça-feira. Brevemente tomaremos só água, isso se a gloriosa Cosanpa colaborar. ●●● Fit expande vestibular e oferece novos cursos para 2010, com exames em Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos e Itaituba. Inscrições através do Site http://www.fit.br/, informações (093) 3523 1933 e 3523 5088. Data da prova: 15 de novembro de 2009. XX Mais um final de semana, vamos curtir com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e exuberante Morena Quente. Fui.
______

N. da R – Pedimos desculpas ao nosso querido Thompson Mota e ao seu público pelo atraso da coluna. Foi motivado por problemas de transmissão de Santarém para aqui, Icoaraci. A.F

Nenhum comentário: