Powered By Blogger

10/22/2010

MABE cria Exposição Virtual "O Olhar da Primavera”


Com o objetivo de estimular novos olhares para a história da cidade, o Museu de Arte de Belém (MABE) criou a exposição virtual “O Olhar da Primavera”. São 35 fotos do Centro Histórico de Belém, que retratam a beleza de prédios, praças, monumentos e detalhes arquitetônicos, mas também a necessidade de preservação. “O Olhar da Primavera” tem a curadoria de Moema Alves e pode acessado no http://olhardaprimavera.blogspot.com.
A exposição virtual surgiu como resultado de uma ação educativa realizada durante a 4ª Primavera de Museus, que aconteceu em setembro passado em todo país. Com o tema “Museus e Redes Sociais”, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) incentivou programações nesses espaços de memórias. Em Belém, o departamento de ação educativa do MABE realizou atividades, entre elas, uma dinâmica onde um grupo de pessoas caminhava pelas ruas do bairro da cidade velha e fotografava o que lhes chamassem a atenção.
Segundo a diretora do Ação Educativa do MABE e curadora da exposição, Moema Alves, o objetivo da dinâmica era que o grupo conhecesse e aprendesse um pouco sobre o processo de formação e urbanização da cidade, além de suas edificações, ruas e praças. “a ação era importantíssima para despertar a necessidade que Belém possui de valorização do seu patrimônio”, complementou Moema.
“O Olhar da Primavera” é o relato visual de 35 locais e detalhes de prédios históricos da Cidade Velha, que despertaram a atenção de oito pessoas durante a programação do primavera dos museus no MABE. “Na exposição virtual não buscamos o rigor técnico das fotografias, já que não estávamos trabalhando com profissionais, mas sim, estimular o olhar sobre a cidade”, explicou a diretora.
Além do blog da exposição “O Olhar da Primavera” (http://www.olhardaprimavera.blogspot.com), o Museu de Arte de Belém possui seu próprio blog com artigos, notícias, informações sobre programação e curiosidades. acesse http://mabelem.blogspot.com.

Nenhum comentário: