Powered By Blogger

10/05/2010


VISÃO

O tempo seco atrelado ao uso intensivo do computador em ambientes com ar condicionado leva à desidratação da córnea, ocasionando a Síndrome do Olho Seco. O problema já atinge mais de 18 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Associação dos Portadores do Olho Seco (Apos). “Os sintomas são desconforto na vista, às vezes com sensação de areia nos olhos e até vermelhidão”, explica Pedro Carricondo, oftalmologista do Hospital das Clínicas. Olhos lacrimejando, vista embaçada e sensibilidade à luz também podem aparecer. O olho seco acontece quando a pessoa não pisca muito (na frente da tela do computador ou da tv) ou quando o tempo está seco (seja naturalmente ou por causa do ar condicionado). Então, o filme lacrimal deixa de ser suficiente para manter o olho lubrificado.

VISÃO II

O envelhecimento e a poluição são outras causas que contribuem para o aparecimento da doença. Segundo o oftalmologista, normalmente o olho seco não causa maiores problemas além do desconforto por algumas horas ou dias, mas em casos mais graves é possível afetar a visão permanentemente. Ainda de acordo com o especialista, caso os sintomas persistam é aconselhável que o paciente procure um oftalmologista. A Síndrome é a segunda maior causa de atendimento em consultórios

SAÚDE

Os moradores do bairro de Área Verde já dispõem de uma Unidade de Saúde nova, que foi entregue oficialmente na última terça-feira (28) pela administração municipal, na pessoa do titular da SEMSA, José Antônio Rocha. O novo prédio foi ampliado para receber equipes do programa Estratégia Saúde da Família, integrado por médico, enfermeiro, técnico de Enfermagem, Auxiliar Administrativo, vigia e Agentes Comunitários de Saúde. Estrutura com recepção/arquivo, farmácia, Pronto Atendimento, sala de coleta de Exames/Teste do Pezinho, copa, sala de esterilização/expurgo, consultório médico, consultório de enfermagem, sala de coleta de PCCU e sala de Imunização. As obras da Unidade de Área Verde foram financiadas com recursos da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). O Vice-Prefeito e Secretário de Saúde de Santarém, José Antônio Rocha, informou que no local, funcionarão todos os Programas preconizados pelo Ministério da Saúde. Diretamente, serão beneficiadas 685 famílias, em um total de aproximadamente 2.922 pessoas.

SENSO

A estiagem que baixou o nível de rios do Amazonas vem prejudicando o trabalho dos recenseadores do Censo 2010 do IBGE. Estão em situação de alerta por causa da falta de navegabilidade 27 cidades do Estado, segundo a Defesa Civil. Como o barco é o principal meio de transporte na região, os agentes não conseguem ir a comunidades isoladas. Ao todo, 2.700 recenseadores estão em campo. Em alguns casos, eles deixam os barcos e caminham pela vegetação, nas margens dos rios, até alcançar os locais dos levantamentos. A previsão de conclusão do Censo para o próximo mês está mantida. A coleta atingiu 54% da população no Estado.

SEGURANÇA

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estuda alterar mais uma vez a resolução que determina a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas em carros de passeio. Desta vez, o órgão analisa a possibilidade de estender a obrigação do uso do equipamento para vans que transportam crianças com menos de sete anos e meio de idade. Por enquanto, táxis e ônibus estão descartados dessa obrigação. O Contran, segundo sua assessoria, está seguindo regulamentações internacionais sobre o tema, que também liberam táxis e ônibus da obrigatoriedade. Nos táxis, o Contran entende que é complicado obrigar o taxista a disponibilizar três tipos de equipamento.

JALECOS

Pesquisa mostra que contaminação está presente em 95% dos jalecos médicos.
As pesquisadoras correlacionaram o grau de contaminação e a patogenicidade dos microorganismos encontrados com as seguintes variáveis: dia em que foi realizada a coleta; freqüência de lavagens semanais do jaleco; uso por homens e mulheres; médicos profissionais e o ano de graduação dos estudantes. "A vestimenta deve ser restrita ao ambiente de trabalho. Os médicos e estudantes não devem circular com ele fora do hospital ou da clínica", alertaram as pesquisadoras. A matéria foi objeto de Requerimento do médico e vereador Nélio Aguiar, na Câmara Municipal de Santarém.

CORRUPÇÃO

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, defendem uma reforma na legislação processual penal para permitir a aplicação de punições efetivas aos envolvidos em crimes de corrupção. Ambos assinaram protocolo de cooperação técnica entre as instituições, eles afirmaram que o excesso de garantias na lei aumenta a sensação de impunidade. "O garantismo exacerbado da legislação esquece que à sociedade é devida a efetividade da tutela penal", afirmou Gurgel.

MOTINHAS __________________________________________________________________

Em nome do amigo Coronel PM Agenor Campos Comandante do CPR-1 parabenizo todos os integrantes da Gloriosa Policia Militar do Estado do Pará pela passagem dos seus 192 anos, ocorrido no último dia 25 de setembro. *** Ibope, Vox Populi e Datafolha. São os três principais institutos de pesquisa que dizem saber o que as urnas mostrarão neste domingo dia 3 de outubro. Mas, os números de cada um deles são diferentes, cada um diz uma coisa. Após os resultados das urnas vamos saber quem chegou mais perto e qual é o instituto de pesquisa mais picareta. *** O candidato da Coligação Juntos com o Povo, Simão Jatene participou no último domingo/26 de carreata, que contou com a participação de aproximadamente três mil carros. No percurso da carreata, em frente à Casa de Show Pororoca, Simão Jatene recebeu a adesão do candidato à reeleição à Câmara Federal pelo PMDB, Wladimir Costa. Na eleição passada, Wlad apoiou Almir Gabriel, apesar do PMDB estar com Ana Júlia. *** Com a vitória de Jatene, Santarém poderá ter pela segunda vez consecutiva o Vice-governador do Pará com Helenilson Pontes. *** Faltam dois dias para as eleições gerais de 2010. Neste domingo, dia 3 de outubro, mais de 200 mil eleitores brasileiros residentes no exterior devem votar para escolher o novo presidente da República. *** A candidatura de Francisco Everardo Oliveira Silva, o "Tiririca" será mantida, de acordo com informações da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP). Se for comprovado que Tiririca é analfabeto, ele pode ser vetado por inelegibilidade constitucional, conforme artigo 14, parágrafo 4º da Constituição Federal. *** Uma vergonha nacional a matéria exibida no jornal do SBT, apresentado pelo jornalista Carlos Nascimento, mostrando a precariedade do sistema prisional no Pará. Presos convivem com ratos e baratas em uma penitenciária em Marituba, região metropolitana de Belém. A penitenciária feminina é pior ainda, celas para 4 detentas abrigam 10. As matérias foram exibidas na segunda-feira/27 e terça-feira/28, respectivamente. Pelo absurdo, me recuso a comentar o que vi. Uma realidade cruel e desumana. *** Vice-governador Odair Corrêa candidato a Deputado Federal (1233-PDT) passa o final de semana na região, domingo vota em Santarém. *** Caso a maioria da população fosse realmente politizada, não precisaríamos votar uma lei para barrar as candidaturas fichas sujas, bastaria votar em candidatos fichas limpas. A imprensa após a revolução militar passou a divulgar as figuras corruptas deste País. Quem não conhece os políticos mensaleiros, sanguessugas, ladrões, corruptos, etc? Pense nisso neste domingo. *** Jean Marcel Corrêa, dinâmico funcionário da Ambev em Manaus (AM), retorna neste domingo para a capital Baré, após merecidas férias em Santarém, sua terra natal, ao lado de sua querida genitora Lúcia Corrêa. *** Aproveitando o final de semana, vamos de Loira Gelada, Ruiva Destilada e Morena Quente, lembrando que Domingo é Lei Seca. Não vote em Ficha Suja. Fui.

Nenhum comentário: