Powered By Blogger

5/16/2012

Bodas de Ouro






"AVERTANÃO" completa 50 anos de

 fundação
Referência de ensino público no distrito de Icoaraci, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Avertano Rocha completa, nesta quarta-feira, 16, seu cinquentenário de fundação. Para celebrar a data, uma programação reúne, desde o início da semana, professores, técnicos, estudantes e ex-alunos da instituição. No dia do aniversário será celebrada uma missa na Igreja Matriz de Icoaraci, dando início às atividades que seguirão até a noite, com apresentações esportivas e culturais, na quadra da unidade de ensino.
A programação foi aberta na segunda-feira, 14, com queima de fogos, hasteamento do Pavilhão Nacional e apresentação da banda da escola. À noite, os alunos participaram de um culto evangélico na Igreja Batista do bairro. Nesta terça, 17, toda comunidade participou de uma caminhada às proximidades da escola, conduzindo faixas em homenagens a todos os professores que atuaram na Avertano Rocha.
A escola tem atualmente cerca de dois mil estudantes matriculados no Ensino Fundamental, Médio e na Educação Especial. A maioria dos alunos mora em Icoaraci, no bairro da Pratinha, em Outeiro e Cotijuba. Entre eles, está Dennison Souza, 15 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio. Ele se orgulhoso de representar a escola e de fazer parte de todas as atividades promovidas. “Sinto que sou parte da escola. Sou apaixonado por ela desde quando entrei aqui, na 5ª série. Meus pais estudaram aqui, toco na banda da escola e com ela ganhei vários títulos”, conta o jovem, que toca trompete na fanfarra da escola e com a qual foi vencedor do Campeonato Norte e Nordeste de Bandas e Fanfarras, no Maranhão. A mãe de Dennison, Linorose Souza, 51 anos, foi aluna e hoje é professora da Avertano Rocha. “Esta escola tem um valor muito especial para todos nós e só nos traz orgulho”, afirmou.
História - Fundada no dia 16 de maio de 1962, com o nome de Colégio Estadual Avertano Rocha, com a oferta da primeira série do curso ginasial, equivalente à quinta série do atual Ensino Fundamental, a escola até hoje só teve sete diretores. O quadro funcional conta com quase cem profissionais, além da parceria da comunidade, e de um conselho escolar atuante. De acordo com a diretora Maria Tereza Pantoja Parente, esse é um dos segredos para o sucesso do espírito de integração na unidade de ensino, que foi destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática no ano passado.
“Aqui, a comunidade está integrada à escola. Além de um conselho escolar atuante, contamos com muitos parceiros. Esta escola tem alma. São gerações e gerações que passaram por aqui e continuam ajudando a escrever essa história de sucesso”, afirmou a diretora, explicando que o planejamento é a principal arma para manter organizada as atividade da escola, que soma mais de 20 salas de aula e sedia projetos como o Mais Educação e Ensino Médio Inovador. “Levamos a sério a semana pedagógica, que faz a preparação para o ano letivo. No começo deste ano, cinquenta estudantes nossos foram aprovados nos vestibulares estaduais, inclusive em Medicina”, acrescentou a diretora.
__________

Mari Chiba

Nenhum comentário: