Powered By Blogger

10/13/2012

LUIZ SOLANO – o Repórter do Planalto



VÃO ENTREGAR OS
PASSAPORTES


O Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, vai solicitar a Policia Federal, que sejam recolhidos os passaportes dos envolvidos no julgamento do Mensalão, para evitar uma fuga em massa.
José Dirceu, deverá ser o primeiro a devolver esse documento, seguido de José Genoíno e Delúbio Soares.
Esta medida é preventiva; entretanto, já causou um impacto muito grande junto à direção nacional do PT, que a vê o assunto como uma ação política.
Deve ser piada de quem falou sobre isso, pois a decisão da Suprema Corte do país deve ser respeitada.

BRASIL ORGULHOSO

Como é bom ver em todos os cantos os brasileiros dizerem as coisas estão mudando, após a votação da Ação Penal 470, no Supremo Tribunal Federal que julga a quadrilha chefiada por José Dirceu como corrupto. Falta agora ser preso e recolhido à cadeia pública.
Orgulhoso estou, diante o posicionamento do Supremo.
Os Senhores Ministros estão julgando os envolvidos do Mensalão, como manda as leis.
É fabuloso assistir na TV Justiça, aqueles juízes debruçarem-se sobre a documentação exposta no processo.
Fico por horas na frente da TV, como sempre fiquei para ver CPIs, CPIMs que nunca deram em nada a não ser servir de pirotecnia para alguns, principalmente, quando há transmissão ao vivo.
No Supremo Tribunal Federal é bem diferente. Nenhum ministro se orgulha do que estão fazendo. Dizem que isto é uma virtude do Supremo Tribunal Federal.
E, é.
Uma coisa é certa: daqui para a frente quem tem intenção de roubar ou de se locupletar, pensará duas vezes, visto que, muita gente dessa quadrilha vai para a cadeia.

O SUPREMO E O PT

O Supremo Tribunal Federal é um dos pilares da democracia que ainda merecem crédito. Caso algum dos Ministros se deixe levar pelo canto da sereia do Partido dos Trabalhadores, o PT e concorra para a impunidade dos envolvidos em que vamos confiar?
Acrescento que os ministros da Suprema Corte, por força do artigo 101 da Constituição Federal, são nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria do Senado Federal.
Esse critério foi copiado dos Estados Unidos da América. Só que aqui a fórmula já se desgastou há séculos pelos vícios e desvios comportamentais. Esse sistema deve ser abolido ,porque se trata de uma delegação incoerente e antidemocrática. Isso afronta o princípio de independência dos poderes, enfraquecendo o próprio Poder Judiciário.
Digam-me, que condições tem a maioria dos senadores em avaliar o saber jurídico de um candidato a ministro? Nem todo senador é versado em leis. A escolha de ministro para o Supremo Tribunal Federal deve ser feita pelos próprios integrantes do Judiciário, através de eleição entre juízes de todas as instâncias.
Aí. sim, aquela Corte estaria livre de qualquer ingerência política e gozaria de maior credibilidade perante à nação.

QUE ÉTICA?

O ex-presidente Lula, dando uma de baluarte da ética discursando para políticos de seu partido, desafia a oposição. “Se querem fazer o debate da ética, vamos fazer; e completou pedindo que os petistas não fiquem acuados por “nós não precisamos ter medo desse confronto porque não abafamos as investigações”.
Não mesmo.. mas só porque não conseguiram colocar aquela tal mordaça na imprensa, lembram-se ?
Ademais esse pedido de Lula é absolutamente redundante, visto que, os petistas ainda não querem admitir que seus próprios companheiros de partido é que levaram o PT ao descrédito e à desonra.
Mas vamos em frente.
Lula e os petistas adoram lembrar do mensalão do Azeredo, em Minas gerais, dizendo que o mensalão nasceu ali. É !? mas ele não conta que se Azeredo levantou dinheiro irregularmente junto a Marcos Valério, não teve como implantar qualquer tipo de mensalão em Minas Gerais, porque não se elegeu.

COERÊNCIA PETISTA

Nem todos os petistas partiram para o tiroteio contra o Supremo Tribunal Federal. Procurador de carreira, o distrital Chico Leite - que por sinal é forte candidato ao governo do Distrito Federal -, ensina que, em um estado democrático de direito, a Justiça é a última porta em que se pode bater.
Por isso mesmo diz, “Não é admissível a crítica a instituições como tribunais ou Ministério Público porque elas agem sob o manto da Constituição e das leis. Por mais que não se goste da decisão judicial e que não se concorde com ela, afirma Chico Leite, é preciso respeitá-la”.

ENQUANTO ISSO

Antenadíssimo com a direção nacional do PT e com o ex-ministro José Dirceu, o deputado Chico Vigilante percorreu vários estados brasileiros. Prevê que, após o término do julgamento do processo do mensalão, o PT tomará uma série de iniciativas a respeito da sentença, caso se confirme no final a condenação e prisão de figuras importantes do partido.
Não apenas o PT deverá fazer reuniões e debates em todo o Brasil, para examinar os efeitos da medida, como denunciará o que considera "julgamento político". Acusará as forças que, segundo o partido, associaram-se para conduzir esse resultado.

CORTES INTERNACIONAIS

É intenção do PT e, dentro dele, dos aliados de José Dirceu, procurar as cortes internacionais. Isso valerá não apenas para tentar uma decisão que eventualmente reverta as sentenças do Supremo Tribunal Federal, mas também para contestar sua legitimidade.
Dos contatos com o José Dirceu, Chico Vigilante chegou a uma conclusão. "Ele não se resignará e não se acovardará”. Esquece nesse caso que Fernandinho Beira Mar, vai esperar a posição dessa tal Corte Internacional, para se manifestar também sobre a sua prisão aqui no Brasil.

IMBECILIDADE

Tudo na vida tem que ter o mínimo de educação, de ensino e até de religiosidade, que cada dia que passa fica pior. As televisões só mostram novelas impudicas o tempo todo e os pais não estão nem ai para proibir os filhos de assistirem. Os jornais tornaram-se policiais, insuflando os narcisistas a praticarem crimes para aparecer. Os anúncios são de cervejas, as mais variados, e bem feitos, convidativos ao vício. O "trottoir" voltou a parar o trânsito de Brasília, na maior indecência possível. Assaltos, sequestros, roubos, estupros até de bebês.
O mundo está perdido.
Só Deus salva.

NOVAMENTE O MENSALÃO

O resultado do Supremo Tribunal Federal, condenando a cúpula do governo Lula, me faz lembrar do livro de David Nasser, que eu li no antigo Hotel Equatorial, em Belém do Pará, "Falta Alguém em Nuremberg", sobre a participação de Felinto Muller e seus asseclas nos porões da ditadura de Vargas.
Acho que faz falta alguém no processo do mensalão e que só tenha nove dedos nas duas mãos.

O GESTO

Revelando a transparência que lhe é peculiar, falando sempre o que tem que falar, o Ministro Marco Aurélio guarda sempre a liturgia da Suprema Corte. Na hora de votar para a presidência do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, para evitar qualquer dúvida quanto a sua preferência, fez questão de mostrar ao seu colega Joaquim Barbosa, o seu voto.
Um gesto aplaudido por todos.

Nenhum comentário: