Powered By Blogger

7/23/2016

FELICITAÇÕES



Parabéns, Comendador RAYMUNDO MÁRIO SOBRAL




O
 Jornal do Feio sente-se honrado em cumprimentar o Comendador e jornalista 
RAYMUNDO MÁRIO SOBRAL, pelo transcurso do seu aniversário natalício na última quarta-feira/ 20;
Antigo “Realizador” da extinta TV Marajoara - Canal 2, realizou e levou ao ar um monte de peças maravilhosas e inesquecíveis, como por exemplo Morro dos Morros Uivantes de Emile Bronté, tudo ao vivo,com poucos ensaios, cenários próprios e atores devidamente caracterizados, todos oriundos do Grande Teatro Marajoara, transmitido pela ZYE-20 – Rádio Marajoara.
Além disso, para marcar a sua presença escrevia e produzia os programas de humor da emissora.
Em mais de 50 anos de jornalismo, criou uma série de personagens que se tornaram populares, dentre elas as que eu acho mais destacadas Ranulpho Dias, Ocrides Candiru e Tatá Quero Mais, além de um núcleo de informações de tudo e de todos, a Pensão da Cotinha!
Foi também “realizador” por vários anos do Concurso de “Miss Pará”, que dividiu com Rubens Onetti - promotor de eventos – e não foram poucos! – candidato a vereador (observem a foto!) e editou por mais de 20 anos o PQP - Jornal pra quem pode, tabloide mensal (criado em 1979) que marcou época no jornalismo paraense, revelou e deu oportunidade a vários “focas” que até hoje militam nas redações.
Para não ficar longe das lides de imprensa, edita há 18 anos uma revistinha, mês sim, mês, muito simpática, séria e de graça Chá de Cadeira, de circulação dirigida e distribuída a órgãos públicos, autoridades, hotéis, agências de turismo, etc. Ela é encontrada nas melhores salas de espera da cidade.


Em 1987, foi tema da Escola de Samba Quem São Eles, - do bairro do Umarizal onde nasceu e reside (Travessa Almirante Wandenkolk) - com enredo  O Escambau Ilustrado do Comendador.
Duas vezes por semana – as quartas e sábados - escreve a gostosa coluna Jornaleco, no Dário
 do Pará, encontrada no Caderno Você.

Sobral também é escritor. Publicou O Candiru 

de Ocrides: Crônicas. Belém 

Ed.Grafisa, 1976OMotel de Ocrides: Crônicas

Belém, Ed. Grafisa, 1978; Repórter 69. Belém, 

Ed.Cejup, 1987; Santa Ignorância - 20 Anos de 

Papel Pintado. Belém, 

Ed.Santo Antônio, 1993;Melhor do PQP - O Livro 

dos 15 Anos. Belém, Ed. Santo 

Antônio, 1994Dicionário Papachibé - A Língua 

Paraense: 1996;  já na 6ª edição.

♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦

Sobral é muito amigo de Icoaraci, por isso acrescento neste registro, as felicitações do povo da Vila Sorriso, onde a gente é feliz todo dia sem olhar no calendário, segundo Pires Cavalcante.

PARABÉNS COMENDADOR RAYMUNDO MÁRIO SOBRAL

QUE DEUS O ABENÇOE.

Nenhum comentário: