Powered By Blogger

5/04/2017

EDUCAÇÃO


"PAES DE CARVALHO" receberá obras financiadas pelo BID



A minha conterrânea, aqui de Icoaraci, Rose Barbosa, da Agência Pará, manda dizer que  a minha antiga escola, o Colégio Estadual Paes de Carvalho - eu gosto do nome original – onde fiz o Curso Clássico, antes de me transferir para a Faculdade de de Direito do Largo da Trindade (Praça Barão do Rio Branco), está na relação de instituições de ensino do governo o Estado que receberão reforma total com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com previsão de licitação para maio.
E prossegue:
Enquanto não iniciam essas obras, a escola vem recebendo serviços de manutenção executados pela equipe da Secretaria Adjunta de Logística Escolar da SEDUC e pela empresa terceirizada contratada para esse fim. Desse a última quinta-feira/27, estão sendo feitos reparos no telhado, incluindo o forro, e na sequência virão os serviços de revisão nas instalações elétrica e hidráulica.
O projeto executivo completo já foi concluído. Nele estão incluídas as obras de arquitetura, elétrica, hidrossanitária, prevenção contra incêndio e climatização. A previsão para execução da obra é de nove meses.
_________

N.do R. – Obrigado Jatene, por se lembrar do antigo Liceu Paraense, responsável  por uma geração se grandes paraenses.
Inclusive você

Mais CEPC

O Colégio Estadual Paes de Carvalho é uma instituição pública de renome e respeito nacional. Na república tomou nome de "Paes de Carvalho", substituído por "Ginásio Paraense" depois da revolução de 1930, para mais tarde se transformar em Colégio Estadual, em cumprimento à lei federal que transformou os ginásios em colégios. Fundado pelo então presidente da província do Pará: Bernardo de Sousa Franco, no dia 28 de julho de 1841, com denominação de Liceu Paraense. É a instituição pública de ensino mais antiga em funcionamento do Estado do Pará. Com 170 anos, formou os principais nomes da história da capital e do estado do Pará. O colégio também mantém sua estrutura antiga que o caracteriza bastante como: certa rigidez na regras, o tradicional uniforme e a escadaria, homens e mulheres usam escadas separadas, apesar de estudarem mistamente. Quanto ao uniforme, meninos e meninas usam meias e camisa brancas. Esta é sempre por dentro da calça e da saia, que obrigatoriamente devem ter no mínimo 37 centímetros.
Pelos bancos escolares e/ou pelas "cátedras" do CEPC, passaram grandes figuras do cenário político, acadêmico, profissional e empresarial do Brasil, tais como: Ministros de Estado, Senadores da República, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, governadores, bom como reitores, professores, profissionais e empresários bem-sucedidos.
O colégio também se destaca por suas atividades esportivas e culturais. Uma delas é a sua Banda Marcial, que detém inumeros títulos nacionais e é muito esperada no desfile do “Dia da Raça” (desfile cívico que acontece todo dia 5 de setembro em Belém). 
Com 176 anos de história,  é hoje a terceira instituição pública de ensino mais antiga em funcionamento do Brasil e a mais tradicional do Estado do Pará. 

 “Paes de Carvalho”
·     Pça. Saldanha Marinho 10, Belém, PA, 66015-360

·     Telefone: (91) 3223-2952

Nenhum comentário: