Powered By Blogger

11/05/2010


DILMA
A primeira mulher eleita presidente do Brasil, Dilma Vana Rousseff, é uma mineira radicada no Rio Grande do Sul, filha de uma professora e de um imigrante búlgaro. No último domingo (31), a economista – e avó – de 62 anos conquistou o direito de exercer seu primeiro cargo eletivo. À trajetória dela se misturam alguns dos episódios marcantes da história recente do Brasil, como a resistência à ditadura, a redemocratização do país e a consolidação de uma ordem política equilibrada entre dois blocos pelo PT e pelo PSDB.

Dilma II

Dilma nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte. Entrou na política ainda no antigo colegial, na oposição ao regime de exceção instaurado em 1964. Começou na Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop), movimento que, na sua origem, era uma espécie de coalizão de dissidentes, com quadros do PCB, do PSB e do trabalhismo, além de trotskistas e outros marxistas. Na Polop, ela conheceu o primeiro marido, Cláudio Galeno de Magalhães Linhares. Ao lado dele, mais tarde, optou pela luta armada e se juntou ao Comando de Libertação Nacional (Colina).

JATENE

Filho de um imigrante libanês com uma nordestina, Simão Jatene nasceu em Belém, mas foi criado em Castanhal. Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Pará e fez mestrado na mesma área na Universidade de Campinas (SP). Em 1982, participou da primeira eleição direta para governador depois da ditadura militar. Já ocupou cargo de secretário de Planejamento do Estado em dois governos e secretário geral do Ministério da Previdência, quando participou da criação do Ministério da Reforma Agrária. Em 1988, foi um dos fundadores do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Também já foi secretário de Produção. Foi eleito governador do Pará em 2002. Nas eleições de 2010, Simão Jatene volta a ocupar o maior cargo do Executivo paraense.

PROPOSTAS

Entre suas principais, Jatene pretende reforçar o atendimento nos hospitais municipais para diminuir a pressão no setor da saúde em Belém. Além disso, o novo governador prometeu construir mais dois hospitais regionais. Na área da educação, o tucano prometeu reformar e reequipar as escolas; apoiar os municípios na gestão e expansão da rede pública de educação infantil e prosseguir com a interiorização da Uepa (Universidade do Estado do Pará), criando cursos superiores de Saúde em Marabá, como o de Medicina.
PROPOSTAS II

No ensino profissionalizante, Jatene pretende recuperar as escolas existentes e construir mais 12, de forma a alcançar a meta de 60 mil matrículas em 2014. Outro projeto é criação da Universidade Tecnológica do Pará. Na área de segurança, Jatene prometeu recuperar o programa Pró-Paz e investir na modernização das polícias, adquirindo equipamentos. Para gerar emprego e renda, Jatene pretende fortalecer cadeias produtivas do agronegócio e políticas estaduais de florestas, pesca e aqüicultura. Simão Jatene também pretende construir a Praça da Juventude, no entorno do Mangueirão, com dez ginásios de esportes.

HUMILDADE

Logo após o anúncio do resultado da eleição, na presença da militância do PT e a imprensa, Ana Júlia Carepa, candidata à reeleição ao governo do Pará, parabenizou Simão Jatene pela vitória alcançada nas urnas. 'Parabenizo Jatene pela conquista, mas quero dizer que me sinto muito feliz porque sei que fiz uma mudança profunda no Pará e com a ousadia que ninguém antes teve coragem. Quando questionada sobre o seu futuro político, Ana Júlia revelou que não pretende assumir nenhum cargo. 'O que quero agora é terminar meu governo, inaugurar as obras que faltam e continuar sendo essa liderança política que mais de 44% da população acredita e confia', explicou.

DERROTA
Alguns fatos importantes que levaram à governadora Ana Júlia a derrota. Subestimou a inteligência do povo paraense afirmando que era amiga do Lula e Belém seria uma das sedes da Copa de 2014. Chegou a preparar uma grande festa na Praça da República, e a multidão revoltada viu a Copa ir para Manaus (AM). No final Ana Júlia tentou justificar a derrota colocando a culpa no governador de São Paulo José Serra, que nada tinha a ver com a Copa. O PMDB que garantiu a vitória de Ana Júlia foi aos poucos sendo expurgado do poder, contrariando o cacique Jader Barbalho.

II
No desespero, Ana Júlia se aliou ao rejeitado prefeito da capital Duciomar Costa e aceitou a inesperada adesão do velho e ex-governador Almir Gabriel, justamente o homem mais criticado nos últimos 20 anos pelo PT e pela própria governadora que o chamou de assassino. Em Santarém, foi infeliz em colocar o nome do seu ex-chefe de gabinete Cláudio Puty, tirando a possibilidade de eleição do deputado estadual Carlos Martins, irmão da prefeita Maria do Carmo, rumo a Câmara Federal. No final das eleições, Ana Júlia elegeu Puty e perdeu o cargo para o tucano Simão Jetene.

SAÚDE

A população santarena está aprovando o atendimento e a nova estrutura do novo Pronto Socorro Municipal que tem entrada pela Avenida Marechal Rondon e conta com 42 leitos, modernas salas de observação adulta e pediátrica, ultra-som, ecocardiograma e eletrocardiograma, ortopedia e traumatologia, salas para pequenas cirurgias e curativos, reanimação, reunião, postos de enfermagem, dois consultórios médicos, sala de serviço social, recepção com cadeiras novas e almofadadas e computadores, entre outros. Os atendimentos no novo PSM continuarão sendo de urgência e emergência a pacientes de Santarém e cidades vizinhas. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, José Antonio Rocha, o PSM atenderá pelo menos 15 mil pacientes/mês.

MOTINHAS
________________________________________________________________________

Simão Jatene obteve mais de 90 mil votos em Santarém. Ana Julia Carepa recebeu pouco mais de 40 mil votos, apesar do trabalho incansável da prefeita Maria do Carmo. ●●● Palavras do Senador eleito Flexa Ribeiro (PSDB), logo após a confirmação da vitória de Simão Jatene. “Parabéns ao povo do Pará, que uniu forças e tirou o Pará do vermelho”●●● Amiga Suzana Thomaz fixou residência em São Paulo, juntamente com seu filho Heliabe. Desejo sucesso aos dois na terra da garoa. ●●● Desastres do governo Ana Júlia. Fato que virou notícia no mundo. A prisão de uma menina de 15 anos com vinte homens em uma cela da delegacia de Abaetetuba, durante 24 dias, ajudou a mostrar a fragilidade da segurança pública. ●●● Vieram depois à morte de 250 bebês na Santa Casa, o escândalo dos kits escolares, um contrato nebuloso de R$ 20 milhões com a Delta Construções para locação de 450 veículos à Polícia Militar, a transferência de pacientes com câncer para tratamento em outros Estados diante da penúria enfrentada pelo Hospital Ophir Loyola. Parecia não haver limites para tantas ações desastrosas. ●●● No final do seu governo explodiu o caso das caixas pretas da Auditoria Geral do Estado (AGE), revelando os tentáculos da corrupção que se disseminava pelas principais secretarias do governo. Em meio ao tsunami de revelações contidas nessas caixas, o governo reagia apenas com slogans. ●●● A governadora Ana Júlia contratou uma empresa de Marketing da Bahia para elaborar sua campanha. Ao contrário, Simão Jatene valorizou a prata da casa sob o comando do competente publicitário Orly Bezerra. Nesse caso os santos de casa fizeram milagre. Afonso Klautau, Nathisú, dentre outros. Parabéns a galera da Griffo e demais profissionais envolvidos na campanha de Simão Jatene. ●●● Vereadores Reginaldo Campos (PSB), Jailson do Mojuí (PSDB), Henderson Pinto DEM), Carlos Jaime (PT) e José Maria Tapajós (PMDB) enalteceram a vitória de Simão Jatene (PSDB) com destaque ao vice-governador santareno Helenilson Pontes (PPS). Todos garantiram que Helenilson representará muito bem a região Oeste do Pará e o Estado por ser um dos mais renomados advogado tributarista do Brasil. ●●● Governador Simão Jatene (PSDB), Senador Flexa Ribeiro (PSDB), Deputado Federal Lira Maia (DEM) e Deputado Estadual Alexandre Von (PSDB) terão compromissos dobrados com a região Oeste em função da excelente votação que obtiveram, principalmente em Santarém. ●●● Gostei desta frase da Presidenta Dilma. “Prefiro o barulho da imprensa do que o silêncio da democracia”. Vou cobrar durante os 4 anos de mandato. ●●● Por falar em democracia vamos comemorá-la com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e Morena Quente. Fui.

Nenhum comentário: