Powered By Blogger

11/26/2010

Especial. Círio 2010


ÂNGELA SILVA, criando a bela imagem do Círio

O cartaz, o livreto, os banners, os santinhos... todo esse material que está sendo distribuido levando a mensagem do Círio de Nossa Senhora das Graças , é criação de uma jovem publicitária icoaraciense, Ângela Silva. Há cinco anos ela empresta o seu valor e a sua criatividade em prol do brilho do Círio das Graças . Vamos conhecê-la melhor:

A parceria entre a Ângela Silva e o Círio de Icoaraci, começou há cinco anos.. Nesse período aconteceu alguma coisa interessante? As criações foram suas?
R - O processo aparentemente é simples, mas, no fundo, é complicado. Primeiro compreende-se a idéia principal, que é baseada no tema. A partir daí, alguns modelos são criados. E apenas um é selecionado e reajustado até ficar exatamente coerente com a mensagem da festa.
Ao longo desses anos sempre trabalhei em parceria com o Monsenhor Cid. Ele quem dirigiu todos os processos criativos através de uma análise crítica fundamental para a compreensão do tema de cada ano.
Qual foi a sua reação ao criar o seu primeiro cartaz e a primeira campanha do Círio?
R - Bom, quando fiz o primeiro cartaz, ainda nem pensava em ser publicitária. Estava começando a trabalhar com alguns softwares gráficos, por isso fiquei muito preocupada pela responsabilidade, mas saiu. Analisando essa arte, penso que, se fossem aplicados os recursos disponíveis hoje, teríamos conseguido um resultado bem melhor.
Em nossa abordagem inicial, você explicou que este ano a criação foi do Monsenhor Raimundo Possidônio Carreira da Mata, a partir de um “rough”. Como se procedeu o desenvolvimento? Como você usou a sua criatividade?
R - O desenvolvimento da arte sempre partiu do tema, conforme já foi colocado. O tema deste ano ‘‘Como Maria buscamos o verdadeiro sentido da vida’’ é extremamente difícil de se mostrar com apenas uma imagem. Após quebrar a cabeça com muitos modelos, finalmente Monsenhor Cid deu a idéia de utilizarmos a imagem da pintura de Michelangelo Buonarroti que retrata a criação: o dedo de Deus indo ao encontro ao dedo de Adão. Obra pintada na Capela Sistina em Roma
A idéia do cartaz foi do Monsenhor Possidônio e foi desenvolvida por mim e pela equipe da 692 Produção Gráfica. Sou paroquiana de Icoaraci, que pela 5ª vez, tive a honra de realizar este trabalho.
Duas novidades também são apresentadas neste cartaz: 1) A imagem está por inteira, diferentemente dos últimos anos. 2) A Medalha Milagrosa voltou a estar presente, há anos não saia. E ela faz parte da história de Nossa Senhora das Graças.
A imagem de Nossa Senhora das Graças não mudou, é a mesma que estampou o cartaz do ano passado.
A figura das duas mãos ao fundo, representa a criação da vida e faz parte da obra: A Criação de Adão, que é um afresco de 280 cm x 570 cm, pintado por Michelangelo Buonarroti por volta de 1511, que figura no teto da Capela Sistina(Roma), como disse acima. De acordo com o Monsenhor Cid, essa imagem permite um amplo discurso a respeito do tema central do círio deste ano A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão. Essa figura foi escolhida para estampar o cartaz por permitir uma ampla explicação sobre o tema deste ano: ‘‘Com Maria, buscamos o verdadeiro sentido da vida’’.
No mais, foram usadas cores calmas em tom pastel, com lírios vetorizados na borda do cartaz. A impressão foi feita na IOEPA – Imprensa Oficial do Estado do Pará.
Numa dupla de criação – atualmente nem todas as agências de publicidade utilizam essa prática... – ou seja, o diretor de arte e o redator, que sempre funcionou, um casamento perfeito... quem foi quem?
R - A dupla de todos os anos, Monsenhor Cid e eu, exercemos as duas funções.
Tem algo mais a acrescentar com relação ao cartaz? Aumentou a tiragem? A gente percebe que no final das Missas – Graças a Deus e a Mãe das Graças! – que o mesmo está sendo muito disputado...
R - Bom esse fato de estar sendo disputadíssimo foi devido a um atraso na gráfica que imprimiu. Na data da distribuição nas missas só uma parte havia chegado, mas na mesma semana o restante chegou. Ainda assim, muitas pessoas estão procurando. Isso é muito bom para a divulgação da festividade.
O livreto. Este ano o papel do miolo é de boa qualidade e a capa também. E o conteúdo? Quem escreveu o texto? E o que leiaute, paginação e a formatação?
R - Os textos foram escritos pelos padres de nossas duas paróquias e por diversos leigos e1ngajados nas pastorais e movimentos. Todos tiveram que participar de reuniões e fazer pesquisas para elaborar seu próprio material, num total de 15 encontros.
Toda a diagramação foi feita pela 692 Produção Gráfica – gráfica rápida e foto-produtos, da qual eu faço parte.
Finalmente, quem é ÂNGELA SILVA?
Nasci, resido e trabalho em Icoaraci. Sou a filha mais nova do Sr. Virgílio e da D. Nonata, genitores de uma das famílias mais simples e abençoadas desse lugar, composta pelo Wellington – grande projetista Naval daqui da região, Dr. Luciano – Farmacêutico, Fátima – esposa do Benaion e grande casal de Contadores, Haidê – administradora da 692 Produção Gráfica, e do saudoso Daniel – que completou esse ano 13 anos de partida para junto do Pai.
Sou engajada na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, no Grupo Exército de Deus – do Movimento Renovação Carismática Católica, aonde trabalho com evangelização através da música. Inclusive, nosso ministério de música está promovendo o FESTCÍRIO-ICOARACI, que consiste em evangelizashow’s e Festival de Música sobre Maria. O evento está na sua 1ª edição e acontecerá no dia 04 de dezembro no palco montado na praça da Matriz, onde acontecerá o Círio Cultural – a programação de shows culturais durante o quinzenário da festividade. As três músicas escolhidas no Festival, ganharão prêmios em dinheiro. Para maiores informações envie um e-mail para: festcirioicoaraci@hotmail.com ou procure no Orkut.
Ainda na área musical, participo pelo 3º ano consecutivo, como um dos vocais da Banda do Colégio Marista, coordenada pelo grande Profº. Pedro Paulo, durante homenagem prestada a Nossa Senhora de Nazaré em frente ao colégio, na trasladação e no círio.
O trabalho que desenvolvo na igreja, seja com música, seja com artes gráficas ou em outro aspecto, sempre foi de grande importância em minha vida. Foi um valor passado com esmero por minha família. Por isso levo muito a sério levar Deus a quem precisa da melhor maneira que Ele me permitir. E Ele me permite através dos dons e talentos que me concedeu.
No aspecto profissional, sou graduada em Comunicação Social –Publicidade e Propaganda e tenho MBA em Gestão de Marketing, ambas pela Universidade da Amazônia. Criei a 692 Produção Gráfica, na qual trabalho com minha irmã Haidê Silva, desenvolvendo artes gráficas e foto-produtos em geral. Buscamos mostrar sempre muitas novidades no ramo de convites e presentes personalizados! Fornecemos cartões de visitas e outros materiais para grande parte dos grandes e pequenos negócios de Icoaraci. Para entrar em contato conosco, aí vai nosso e-mail: producaografica692@yahoo.com.br
Finalmente, já deu para perceber que o marketing faz parte da minha vida...

Nenhum comentário: