Powered By Blogger

4/01/2011



Prestando Contas


No inicio da ultima semana, recebi e-mail de um leitor – que pediu para não se identificado – me cobrando algumas solicitações ao governador Simão Jatene em prol de Icoaraci – a minha Vila Sorriso -, a exemplo do que eu fiz, por ocasião da posse da ex-governadora Ana Julia Carepa – tem boa memória, esse meu amigo!

Para conhecimento dos leitores, reproduzo a Carta Aberta a Ana Julia publicada neste espaço, três dias após a sua posse.

Importante - O texto vale para Jatene. Nas visitas que fez a Icoaraci durante a campanha, disse que não se esqueceria da Vila Sorriso. Tudo o que foi pedido – parte foi atendida no final do mandato – é atual e vale como lembrete ao novo mandatário do Estado:


Ana Júlia –

Icoaraci precisa de você


Governadora,

Permita-me que eu a trate de você. Você me conhece e sabe que eu sou filho de Icoaraci; ou seja, sou pé redondo legítimo, assumido e juramentado. Não sou político, contudo, faço a minha parte. Durante esses anos todos através dos meus textos, dos jornais citadinos e locais – atualmente sou responsável pelo jornal O ESTADO que há 17 anos circula na vila que apelidei de Sorriso, há 38 anos – e há sete meses nesse espaço eletrônico, defendo com unhas e dentes a minha terrinha, esse pedaço de Belém tão simpático e aconchegante que me serviu de berço.

Ana Júlia, Icoaraci precisa muito do apoio do Governo do Estado. Em todos os sentidos. Nesses últimos 12 anos muito pouca coisa tem sido feita em prol da minha Vila Sorriso.

Durante a campanha do seu opositor, o Dr. Almir Gabriel, em conversa franca e direta com as mais expressivas lideranças comunitárias de nosso Distrito, realizada no dia 22 de setembro, na sede do Impala – uma casa de festas, espetáculos e eventos na Rua 15 de agosto, 4ª Rua – o candidato do PSDB assumiu com o povo de Icoaraci vários compromissos que cumpriria se fosse eleito.

Como isso não ocorreu, o povo de Icoaraci – que sabe que você não alimenta ranços políticos e está acima dessas coisas menores que não levam a nada – espera que você assuma as rédeas do negócio, bote pra frente e ajude Icoaraci e o seu povo a sorrirem novamente.

Eis as reivindicações aprovadas no encontro:

Construção de um ginásio poliesportivo para 4.000 expectadores visando fomentar o esporte, o lazer e a cultura popular;

Transformação do Hospital “Abelardo Santos” – Agulha - em unidade de média complexidade; Continuidade da parceria com a Prefeitura de Belém para o completo asfaltamento do Conjunto Cohab;

Restauração de nossa antiga Estação Ferroviária para transformá-la no Centro de Artesanato da Amazônia;

Parceria com a Prefeitura de Belém para a recuperação da Rodovia Arthur Bernardes, a partir da Base Aérea de Belém – Pratinha I; • Parceria com a Prefeitura de Belém para o asfaltamento da 5ª Linha do Tenoné e o seu prolongamento a comunidade Fé em Deus;

Parceria com a Prefeitura de Belém para a revitalização do Distrito Industrial - que nesses dois lustros nada recebeu do Governo do restado -, incentivando a instalação de novos empreendimentos e novas empresas;

Ampliação do efetivo humano e de viaturas do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM); • Implantação de uma unidade integrada de polícia no bairro do Tenoné, e.

Construção de pelo menos uma noiva e grande escola de ensino médio no território Icoaraciense.

Além dessas reivindicações. eu acrescento mais três:

Restauração casa onde nasceu o poeta Antônio Tavernard – o poeta de Icoaraci – onde hoje funciona o Cisju e que está abandonada e quase às ruínas, na Rua Siqueira Mendes (1ª Rua) próxima da Travessa São Rocque;

Construção de monumento contendo o busto do poeta Antônio Tavernard num logradouro de Icoaraci; de preferência na Praça da Matriz – em parceria com a Prefeitura de Belém – levando em conta que “Tony” era católico praticante e quando nasceu foi consagrado a São Francisco de Assis - portanto era “Irmão Terceiro Franciscano” e, finalmente,

Maior apoio, atenção, ajuda e o que puder fazer aos artesãos de Icoaraci, via Paratur e Sebrae. É isso que o povo da minha Vila Sorriso espera de você, Ana Júlia.

Com a amizade e o apreço.


Aldemyr Feio

Jornalista

***********

Detalhe a Casa do Poeta Antonio Tavernard ruiu e está ameaçada de invasão.

Nenhum comentário: