Powered By Blogger

12/29/2012


 Esmelinda Aragão Pontes (Estrada do Outeiro)

 Realmente, o engenheiro rodoviário Evandro Simões Bonna, ex “subprefeito” de Icoaraci – falecido em setembro do ano passado - e a quem Icoaraci muito deve, foi homenageado com nome de rua, ainda em vida.. É a Rua Evandro Bonna em Itaiteua, Outeiro em 1971. Aliás, aquela comunidade foi praticamente descoberta por ele nos idos de 68. Lá Evandro construiu a capela a Escola Monsenhor Azevedo.

Pedro Paulo Bestene Santos (Cotijuba)

Já que o assunto é economia e desenvolvimento,  tem razão. Diante do resultado das eleições do ano passado, discretamente, vários grupos locais ensaiam os primeiros contatos com vistas à emancipação política de Icoaraci. Tudo em bases sólidas; haja vista, que nos dois últimos plebiscitos, - realizados durante a gestão do saudoso Hélio Gueiros - , o primeiro não teve quorum suficiente; e no segundo, o não prevaleceu. Agora a situação é outra, afirmam os interessados.

José Carlos Travassos - Central Park – Ponta Grossa

Fale sobre o Liceu do Paracuri

Criado em 1995 e efetivamente implantado em 1996 - durante a gestão do prefeito de Hélio Gueiros, tendo Therezinha Gueiros como secretária municipal de educação -, o Liceu surgiu com a missão de unir o fazer pedagógico com o saber popular, com professores e mestres de ofício trabalhando em conjunto para a manutenção da cultura dos ceramistas de Icoaraci. Tanto que, como parte do mesmo processo, foi criada também a feira de artesanato da orla, na tentativa de evitar os atravessadores. Pelo Liceu passaram personalidades, como Levi Cardoso, filho do mestre Raimundo Cardoso, hoje conhecido internacionalmente. Recentemente, Levi ganhou o segundo lugar no Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e Caribe. Além do ensino formal de CB1 a CB4 (equivalentes ao sistema de 1ª a 4ª séries), o Liceu de Artes e Ofícios oferece uma série de oficinas – destaque para as de arte marajoara e de cerâmica popular.
_____

Endereço:  aldemyrfeio@gmail.com

Nenhum comentário: