Powered By Blogger

12/03/2012




PARCERIA      
                                                                                                             Em parceria com o Sebrae, a Vale projeta ampliar em 50 por cento a participação de micro e pequenas empresas nas compras da mineradora. O objetivo é financiar, até o final de 2013, mil e quinhentas micro e pequenas empresas, que tenham o faturamento anual de até três milhões e seiscentos mil reais. Mais 500 novas micro e pequenas empresas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e Sergipe vão ser beneficiadas pela parceria. Os investimentos dessa ação chegam a quase 16 milhões de reais, como explica o gerente geral de Suprimento da Vale, Fábio Feijó. “O programa já liberou cerca de um bilhão e trezentos milhões de reais em financiamentos e créditos para empresas de pequeno e médio porte que fornecem para a Vale”.

RADIODIFUSÃO                                                                                                        

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) repudiou veementemente a proposta de descriminalização da atividade ilegal de radiodifusão, aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados que passa a considerar crime apenas a operação de radiodifusão com potência acima de 100 watts. “A proposta é extremamente grave porque estimula a atividade clandestina de rádio e televisão e, com isso, comprometerá, irremediavelmente, a organização e administração do espectro radioelétrico no Brasil”, dispara a entidade em nota à imprensa. Para a Abert, a medida enfraquece a atuação da Anatel na fiscalização e interrupção das transmissões clandestinas e inviabiliza a participação da Polícia Federal nas operações.  Abert espera pela revisão do equívoco no Senado ou, no limite, pelo veto da Presidência da República.


TABAGISMO                                                                                                                 

Dados de uma pesquisa mostraram que quase dois terços (63%) dos empregadores brasileiros acreditam que o fumo tem um impacto financeiro negativo à companhia, percentual significativamente mais alto do que a média mundial (46%). No entanto, apenas 35% dos empregados brasileiros que fumam concordam que o tabagismo tem um impacto financeiro negativo à companhia, índice também mais alto do que a média global (29%). O levantamento apontou ainda que, no Brasil, os tabagistas gastam aproximadamente 40 minutos por dia durante o expediente fumando, em média, meio maço de cigarros. A pesquisa revela também que as companhias deveriam ajudar na cessação do tabagismo: essa é a opinião de 87% dos empregadores e 69% dos funcionários.

DENGUE                                                                                                                            

O número de casos graves de dengue no Brasil registrou queda de 64 por cento neste ano, comparado a 2011. Em relação a 2010, a redução chega a ser ainda maior, 78 por cento. Esses dados fazem parte do balanço epidemiológico da doença no Brasil, divulgado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O boletim apontou ainda uma queda no número de mortes. O País registrou uma redução de 62 por cento. De janeiro até a primeira semana de novembro, foram confirmadas 247 mortes em decorrência da dengue. Em 2010, nesse mesmo período, o Brasil registrou 650 mortes e, em 2011, foram 481 mortes por causa da doença. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a queda se deve a organização da rede pública de saúde no País. Santarém está sempre em estado de alerta.

DEMAGOGIA                                                                                                              
Autoridades no ramo do combate à lavagem de dinheiro e corrupção estão reunidas hoje, 30 de novembro, em João Pessoa (PB) para a 10ª Reunião da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), realizada anualmente. Presentes ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, e do ministro Luis Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União (AGU). Durante a reunião, as autoridades debatem o cumprimento das ações da ENCCLA 2012 e as estratégias previstas para 2013. Ministro Luis Inácio Adams da Advocacia Geral da União está sendo investigado na operação Porto Seguro. Muita sacanagem. Combate a Corrupção no Brasil. Isso é querer subestimar a inteligência do povo brasileiro.  Me  engana que eu gosto. Isso é uma vergonha como diria o jornalista Boris Casoy.
 
JORNALISMO                                                                                                               

As inscrições para a segunda edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” foram prorrogadas, atendendo a inúmeros pedidos de profissionais de todo o país. “Com esta prorrogação, vamos contemplar mais profissionais que nos solicitaram a oportunidade de também participar do prêmio”, justifica Socorro Costa, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Com a prorrogação, a nova data limite para inscrições é o dia 15 de maio de 2013, e a entrega da premiação está prevista para o mês de junho. As categorias do prêmio são: jornalismo impresso, online, rádio jornalismo, telejornalismo e fotojornalismo. O concurso objetiva premiar as melhores matérias jornalísticas que divulguem o Pará como destino turístico.

SONECA   

Dormir durante o dia, no momento em que se deveria, supostamente, fazer algo produtivo, como trabalhar e estudar, não é uma idéia muito aceita no Brasil. Afinal, soneca não parece coisa de gente séria. Pesquisas científicas dos últimos anos, porém, mostram que dormir no meio da tarde é mais saudável do que se imagina. Um estudo da Universidade da Califórnia, apresentado em fevereiro de 2010, diz que um cochilo de aproximadamente 1 hora após o almoço ajuda a “refrescar” o cérebro – mantê-lo acordado só o torna mais preguiçoso. É como se nosso corpo perdesse a capacidade de absorver conhecimento ao longo do dia e o sono curto revertesse esse declínio.


MOTINHAS           ______________________________________

Cursos e manuais para quem quer aprender a administrar o próprio orçamento estão disponíveis, gratuitamente, na internet. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece três opções de cursos (Como Organizar o Orçamento Familiar, Como Fazer Investimentos e Como Planejar a Aposentadoria) ••• Para garantir uma vaga em uma das turmas online, o interessado precisa ter um computador conectado à internet e fazer a inscrição no site.  www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos.   O portal Serasa   www.serasaconsumidor.com.br, também oferece, sem qualquer custo, simuladores de gastos e guias para o consumidor administrar finanças. •••  A presença da cantora e compositora Fafá de Belém movimentou os corredores do Congresso Nacional. A artista esteve em Brasília para apresentar à bancada federal do Pará o projeto 'Varanda Cultural Pará-Brasil', que já é realizado há dois anos em Belém durante o período do Círio de Nazaré. '“Nossa proposta é sempre reunir grandes artistas paraenses e artistas nacionais”. Simplificando, Fafá foi em busca de recursos. ••• Uma nova corrida pelo ouro no Pará deve atrair milhares de imigrantes nos próximos cinco anos, já que pelo menos oito projetos espalhados por várias regiões do Estado confirmaram a incidência do minério. Ao todo, as reservas paraenses apresentam capacidade de produzir 9 milhões de onças (oz) de ouro, ou seja, 270 toneladas do mineral. Dos oito projetos previstos para o Estado - todos já em fase de implantação -, três estão na região do Tapajós; dois no Sudeste paraense; um na região do Xingu; e dois no Nordeste. Serão gerados cerca de 500 empregos diretos e mais 6,5 mil indiretos. ••• De acordo com o geólogo Alberto Rogério, a região Tapajós tem a maior área garimpeira do mundo (são 100 mil km²), com mais de 2,2 mil pontos de extração de ouro e uma reserva de 28 mil km²..  Ele afirma que uma das empresas instaladas em Itaituba está articulando um projeto para montar sua refinaria em Belém, com o objetivo de refinar todo o ouro paraense. Segundo ele, a produção atual de ouro em Itaituba gira em torno de 250 a 300 quilos por mês ••• O São Raimundo ocupa a terceira colocação, com quatro pontos. Na próxima rodada, o Santa Cruz vai jogar contra o Castanhal e São Raimundo vai enfrentar Paragominas. Jogo que só interessa a vitória para o Pantera. O jogo será transmitido através da Rádio Ponta Negra AM (890 KHZ), neste sábado, com a equipe de craques da Região. ••• Neste sábado o primeiro de dezembro, encontro marcado na Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado. Presenças confirmadas da Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa e Bela Dalila. Fui.

Nenhum comentário: