Powered By Blogger

5/13/2013



OPORTUNIDADE

IBGE autorizado a contratar 950 servidores temporários. O ministério do Planejamento autorizou a contratação de  950 agentes em pesquisa de saúde temporários. A portaria, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, destaca que o tempo máximo dos contratos, deverá ser de seis meses. Eles vão trabalhar na Pesquisa Nacional em Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O salário dos pesquisadores e os locais onde vão atuar ainda serão definidos em editar a ser publicado próprio IBGE.

PAC

Quem mora no Pará já pode conferir o andamento das obras do PAC no estado. E isso vale para outros estados do País também. É que as cartilhas estaduais com informações atualizadas do 6º Balanço do PAC 2 já estão disponíveis para donwload e consulta no site do Programa de Aceleração do Crescimento. As informações por estado têm como base os dois anos de execução do programa.

PAC II

O conteúdo traz o detalhamento das principais realizações do PAC 2 separado pelos seis eixos: Transportes, Energia, Cidade Melhor, Comunidade Cidadã, Minha Casa Minha Vida e Água e Luz para Todos. O secretário do PAC, Maurício Muniz explica que com as cartilhas estaduais, o cidadão pode acompanhar mais de perto como estão as obras do programa.  Para acessar a cartilha é necessário entrar no site www.pac.gov.br e clicar na seção Publicações Regionais, onde são encontradas também cartilhas estaduais de balanços anteriores, da primeira e segunda etapa do programa.

ADOLESCÊNCIA

Uma em cada cinco mulheres no mundo todo vai dar à luz até os 18 anos de idade. As jovens não estão preparadas para gestar uma vida. A organização não governamental alerta que mulheres entre 15 e 19 anos têm duas vezes mais chance de morrer do que mães acima dos 20 anos. Entre meninas de 10 a 14 anos a probabilidade é cinco vezes maior. O risco também está presente acima dos 15 anos, “principalmente pela pressão alta e as complicações infecciosas relacionadas ao parto”.

ADOLESCÊNCIA II

O perfil dessas jovens mães, de acordo também com estudos da OMS, é de, geralmente, mulheres pobres, com menos acesso à educação e moradoras de áreas rurais. No universo daquelas entre 15 e 19 anos, estima-se que cerca de 15,2 milhões dão à luz anualmente em países subdesenvolvidos. Muitas nem sequer entendem o que estão passando e, desesperadas, com pouco ou quase nenhum dinheiro, apelam para o aborto de risco, utilizado por aproximadamente 2,5 milhões.

ADOLESCÊNCIA III

Quando a gravidez acontece, os amigos se afastam, o namorado, na maior parte das vezes, também. Sozinha, a adolescente tem de aprender a lidar com as mudanças indesejadas no corpo, com a solidão e a decepção de ter sido abandonada e com a responsabilidade de cuidar de uma criança. A sociedade tem se mobilizado em iniciativas como o Projeto T-Amar (saiba mais no site www.projetot-amar.com), que presta assistência a mães solteiras e adolescentes grávidas.  “Queremos mostrar para essas mães que elas podem vencer qualquer situação, não importa se estão sozinhas. Tudo depende delas”. Disse a diretora do projeto.

INFORMAÇÕES

Busca por furos leva veículos de comunicação a divulgar informações sem fundamento.  A cobertura dos ataques à Maratona de Boston, nos Estados Unidos, é o exemplo mais recente de como a grande imprensa tem deixado a verdade de lado em troca da pressa. No último dia 18, uma foto publicada na capa do jornal New York Post trazia a manchete “Homens da mochila”, seguida do aviso: “Federais procuram estes dois”. Entretanto, a imagem mostrava o estudante Salah Barhoun, de 17 anos, e seu treinador no lugar dos verdadeiros suspeitos. A confusão ocorreu porque o jornal publicou especulações de um fórum de internet.

INFORMAÇÕES I

A irresponsabilidade de alguns veículos já provocou tragédias. Em 1994, duas mães acusaram os donos da Escola Base, em São Paulo, de abusar sexualmente de crianças. Mesmo sem provas, o delegado Edélcio Lemos chamou a imprensa e divulgou o caso. A população, enfurecida, destruiu a escola e depredou a casa dos funcionários. Os envolvidos foram inocentados, mas até hoje têm problemas financeiros e de saúde. Em 2008, o sequestro de Eloá Pimentel, de 15 anos, terminou com a morte da garota após a cobertura sensacionalista de boa parte da imprensa brasileira. A pressa, tradicional inimiga da perfeição, tem se mostrado também uma grande inimiga da informação. Se continuar atropelando fatos para satisfazer interesses próprios, a imprensa corre o risco de perder o que tem de mais valioso: o público e a credibilidade!

TRÂNSITO

A partir de sexta feira, 10, até sábado, 11, por ocasião do fechamento do comércio, haverá uma área reservada exclusivamente para motos, em frente à Praça da Matriz. Haverá também alteração na Praça do pescador, adotando-se as mesmas práticas durante as festas de final de ano. O espaço sofrerá mudanças na forma de estacionar os veículos. Ao invés da fila indiana, os veículos terão ordenamento de 45 graus, no sentido perpendicular. Serão disponibilizadas pelo menos 100 vagas para motos e outras 100 para veículos de pequeno porte.

MOTINHAS
________________________


De comdade e facilidade, os serviços bancários via internet viraram uma dor de cabeça aos clientes e aos donos de bancos. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, Febraban, só no ano passado, os criminosos virtuais, ou “Crackers”, provocaram um prejuízo de quase um bilhão e meio de reais aos bancos brasileiros. •••  Nossos sentimentos à família do jovem José Antonio Rocha, de 15 anos, que morreu afogado na última segunda-feira/6, na orla da cidade, no rio Tapajós, em Santarém. O adolescente havia desaparecido um dia antes, quando brincava na orla da cidade. ••• Fato que comoveu o Brasil. A menina Kerolly Alves Lopes, de 11 anos, baleada ao tentar defender o pai durante uma briga em uma pizzaria de Aparecida de Goiânia, morreu no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Que Deus com sua infinita bondade a tenha em bom lugar. ••• Quinze horas depois da confusão o suspeito de atirar em Kerolly se apresentou em uma delegacia. Ele prestou depoimento alegando ter disparado em legítima defesa, mas não foi preso. A lei determina que alguém seja preso em flagrante apenas se for detido no momento do crime, depois de uma perseguição ou se ainda estiver com a arma usada. Qual a pena que você daria para o atirador? ••• Preste atenção na hora de fazer pagamentos online ou de imprimir a segunda via de boletos bancários. Uma praga digital descoberta há cerca de 1 mês está infectando computadores com o objetivo de mudar o código de barras, impedindo que ele seja utilizado. Assim, o usuário é obrigado a digitá-lo, desviando o pagamento para outras contas. ••• Menos veneno, mais saúde. Orgânicos conquistam consumidores e agricultores que buscam alimentos livres de substâncias perigosas à saúde. Além de frutas, verduras e legumes, é possível encontrar uma infinidade de itens orgânicos, como ovos, carnes, chás, açúcar, café, laticínios, feijão, arroz, mel, cereais e pães.  “Mãe é como uma lâmpada, só lhes sentimos a falta, quando se apaga”. Pense nisso! Em nome da minha querida e saudosa mãe Thereza Mota, parabenizo todas as mães. ••• O companheiro Aldemyr Feio está de volta à sua querida Vila Sorriso - Icoaraci, Desde 1º de abril atua – mais uma vez – na Assessoria de Comunicação Social da Agência Distrital de Icoaraci •••  Neste sábado tem encontro na Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa e Bela Dalila. Fui.

Nenhum comentário: