Powered By Blogger

1/11/2014

ANIVERSÁRIO DE BELÉM


Icoaraci e Tapanã ganham Unidades de Saúde revitalizadas

    Foto: Alessandra Serrão
   UMS de Icoaraci ganhou roupa nova. Zenaldo comandou a festa.

Moradores de Icoaraci e do Tapanã foram os primeiros presenteados da rogramação de aniversário de Belém, com a entrega das Unidades Municipais de Saúde totalmente revitalizadas, mobiliadas e informatizadas, para melhor atendimento dos usuários.
As unidades passaram por reformas estruturais com revisão de forros e telhados, revitalização de revestimentos e pisos, substituição de louças sanitárias, revisão elétrica, limpeza e troca de tubulação de esgoto, implantação de novas divisórias e pintura geral.

Com a obra, a Unidade de Icoaraci que realiza, em média, nove mil atendimentos por mês, colocou em funcionamento a clínica de pediatria parada há anos, e melhorou o espaço da sala de acolhimento. “Ganhamos nós, os servidores, com um ambiente que proporciona melhores condições de trabalho, e ganha a população em conforto. É uma nova Unidade”, comemorou a gerente da UMS, Odete Vieira.
A sala destinada à esterilização de materiais foi reformada e os consultórios e áreas administrativas receberam novos móveis. A área para atendimento de urgência conta, agora, com novos equipamentos para atender à população. “Concluídas as melhorias e com uma equipe de profissionais qualificados para atender à nossa população, nossa prioridade é que não faltem medicamentos em nossas Unidades de Saúde”, reforçou o prefeito Zenaldo Coutinho.
Tapanã - À tarde, foi a vez do bairro do Tapanã receber a Unidade 24h totalmente revitalizada. Em funcionamento há 13 anos, esta foi a primeira grande reforma do espaço. “Fiquei muito feliz quando vi a obra concluída e os novos móveis. Junto com esta mudança física, que outras melhorias venham para que possamos oferecer melhor atendimento à população”, ressaltou a assistente social Jacqueline Alves, que há 11 anos trabalha na Unidade.
Como a UMS Icoaraci, a do Tapanã também recebeu mobiliário administrativo, hospitalar e quatro novos computadores para dar mais eficiência na tabulação de dados epidemiológicos, maior controle de medicamentos e materiais técnicos, além de acesso facilitado às informações de pacientes e consultas. “Estamos muito felizes de poder entregar, no aniversário de Belém, estas Unidades para a população. As UMSs reformadas vão oferecer maior bem-estar às comunidades que buscam atendimento e, também, aos servidores que contarão com um ambiente de trabalho revitalizado e informado”, disse a secretária municipal de Saúde, Selma Alves.

A Unidade do Tapanã, referência em escuta especializada – primeiro atendimento prestado aos pacientes, por enfermeiras e assistentes sociais, para que se possa fazer o encaminhamento para os médicos especialistas –, realiza mensalmente, 23 mil atendimentos e recebe pacientes de programas de Tuberculose e Hanseníase, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Criança e Adolescente, Proame (Programa de Amamentação) e Hiperdia (Hipertensão e Diabetes). “Com estas melhores condições de trabalho, diminuímos os números de adoecimento dos servidores e elevamos a satisfação deles também. E, o servidor satisfeito acolhe com mais carinho e atenção aos pacientes que procuram a UMS”, defendeu a gerente da UMS, Salenild Pinheiro.
“Na entrada de todas as Unidades, fazemos questão de colocar um painel para que os nomes dos profissionais sejam escritos a cada plantão. Isso é importante para o servidor que cumpre seu horário de trabalho e está sendo respeitado e, também, para a população que sabe que os profissionais estão atendendo”, comentou o prefeito Zenaldo Coutinho, que anunciou ainda, a entrega de 20 ambulâncias do tipo saveiro furgão para as Unidades de Saúde, até o final do mês comemorações ao aniversário da cidade. Neste sábado, 11, o prefeito e a Secretaria Municipal de Saúde fazem a entrega das UMSs do Jurunas e de Águas Lindas.

__________________
Gisele Nogami



Nenhum comentário: