Powered By Blogger

9/01/2016

VILA SORRISO


Desfile Escolar antecipa o Dia da Raça em Icoaraci
            
    Foto: Eliza Forte

Quem passou pela Rua Manoel Barata, no Distrito de Icoaraci, na manhã desta quarta-feira, 31, pôde ouvir a estudante Evelin Saldanha tocar corneta, instrumento que aprendeu há pouco tempo para participar dos desfiles escolares em alusão ao Dia da Raça, comemorado no próximo dia 5 de setembro. Em Icoaraci, as comemorações começaram na terça-feira, 30, e prosseguem até o final desta semana.

Evelin, de 13 anos, estudante do 6º ano da Escola Municipal Maria Madalena Raad, estava entre os nove mil estudantes que participaram do evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), e pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Para a estudante, participar do desfile foi emocionante. “Eu aprendi a tocar o instrumento lá na escola para me apresentar hoje. Essa foi a minha primeira vez participando de um desfile escolar, espero continuar praticando a corneta e participar de outros desfiles como esse”, declarou.
O desfile escolar deste ano teve como tema “Belém 400 anos” e foi marcado por diversas apresentações de estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, que puderam abordar assuntos como a promoção da cultura de paz, o fim das discriminações e a preservação do meio ambiente. A Vice-Prefeita de Belém, Karla Martins, esteve presente e destacou a importância de incentivar os alunos a participarem de eventos cívicos. “Para a Prefeitura essa participação expressiva dos estudantes é fundamental e a população presenciar esse engajamento é de suma importância, pois é onde todos se reúnem para prestigiar um momento cívico, ressaltando sempre o exercício da cidadania, além de prestigiar os nossos alunos”. disse.
Para o titular da Agência Distrital de Icoaraci, Armando Tavares, o evento já faz parte da tradição do morador, que vai às ruas para prestigiar toda a comunidade escolar. “Aqui temos uma tradição grande pois ela mexe não só com o nosso estudante e com o aprendizado deles, mas também estimula a parte cultural, onde os alunos podem aprender sobre artesanato e a nossa musica”, avalia o agente distrital.
A Escola Municipal Avertano Rocha também participou do segundo dia de desfiles, com a banda e todos os estudantes da unidade de ensino. Para a diretora Ana Célia Carvalho, o momento é de mostrar a comunidade o que a escola vem trabalhando para proporcionar aos alunos um ensino de qualidade. “No nosso caso, viemos falar de cultura de paz e mostrar que a escola está aberta para todos. Viemos com a mensagem de que a escola é uma ambiente de inclusão, onde todos podem participar e contribuir para educação das crianças”, afirmou.
_________________
Tacio Fonseca





Nenhum comentário: