10/22/2008
Antônio Cavalcante
Belém quem diria!
James Bond esteve aqui
Na segunda metade dos anos 1800, Belém do Pará já vivia a fase áurea da borracha. o que atraía muitos investidores e especuladores estrangeiros à procura de negócios na Metrópole da Amazônia, dentre eles estava James Bond, que não era o famoso agente secreto a serviço de Sua Majestade, a Rainha da Inglaterra, mas sim o Cônsul dos Estados Unidos da América do Norte, em Belém, industrial estadunidense, a serviço do capital norte americano em ascensão como potência capitalista no cenário mundial.
Pois bem! o nosso James Bond investiu no setor de transporte urbano em Belém organizando a primeira empresa de bondes na Capital do Pará no ano de 1868. Talvez por isso que alguns historiadores locais dizem que a origem do nome para designar esse veículo urbano, refere-se a bond aportuguesado para bonde
Belém passa a ser uma das primeiras cidades brasileiras a possuir uma linha de bondes a vapor, ligando o Largo da Sé ao Largo de Nazaré inaugurada em primeiro de setembro de 1869 com três (30 locomotivas e dois vagões de passageiros com bitola de 1.435 mm.
No ano de 1870 Bond vendeu a Manuel Bueno, que formou a Companhia Urbana de Estrada de Ferro paraensem inaugurando nesse mesmo ano a sua primeira linha de bondes com tração animal, com 750 mm. de bitola. Em 1883 já existiam 30 km de linhas no perímetro urbano de Belém entre bondes a vapor ou com tração animal.
Em 1894 a Companhia Urbana assumiu todo o sistema e contratou a Siemens & Halske, de Berlim (Alemanha), para instalar a iluminação pública e um sistema de bondes elétricos. Nas os alemães só fizeram a primeira parte.
A Companhia Urbana foi vendida para a Pará Electric Railways and Lighting Company, registrada em Londres em 25 de julho de 1905, que encomendou à também inglesa J. G. White & Co., de Londres, a instalação do sistema de bondes elétricos. Seus trabalhos começaram em 15de agosto1906 e, exatamente, um ano depois, foi inaugurada a operação na então Avenida São Jerônimo (hoje Avenida Governador José Malcher). Em 21 de julho de 1908 o uso de bondes com tração animal chegou ao seu ocaso, sendo os veículos vendidos para Natal Capital do Rio Grande do Norte.
O sistema de bondes elétricos da Metrópole da Amazônia permaneceu sob o capital inglês em toda a sua existência, obedecendo a rígido regulamento que obrigava um veículo de primeira classe a não parar para o passageiro que não estivesse vestido de forma completa.
Em 1940, vinte bondes fechados foram adquiridos em segunda-mão de Cardiff (em Wales, na Grã-Bretanha). Eles eram os únicos que um visitante encontraria rodando em Belém em 1946, o sonho de James Bond demonstrava estar dando sinais de falência; quando em 27 de abril de 1947 encerrou o primeiro grande Sistema Brasileiro de Transporte Urbano.
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Ao amigo Feio:
Estou pesquisando sobre a Estrada de Ferro de Bragança, e aí vão algumas pérolas referente a tua Pinheiro: =
Pinheiro - município de Belém, Pa.
E. f. bragança - ramal do pinheiro - km 22,000 (1960)
rs-4158
Inauguração: 07 de janeiro de 1906
Uso atual: em pé - serve como local de feira, sem trilhos
Data de construção do prédio atual: sem registro
A ESTAÇÃO: a Fazenda Pinheiro existia desde 1701. Trocou algumas vezes de dono por venda e herança; e em 1861 ali se instalou a Escola Rural D. Pedro I, a primeira escola agrícola do Pará.
Em 1869 foi registrada como povoado e loteada.
Em 1895 foi elevada a Vila com o nome de Pinheiro.
A ferrovia chegou ali como ramal, inaugurando a estação em 1906. "em Pinheiro, o governador mandou assentar uma magnifica ponte metálica (de ferro), em forma de “t”, com 133 m de comprimento, sendo 100 m com a largura de 3 m e 33 m com a largura de 5 m, na qual há um hangar (também de ferro) de 25 m por 14 m e guindastes que carregam 14 toneladas, para o serviço de descarga de carvão e materiais. O cais e o encontro de alvenaria onde fica a ponte mede 109 m de comprimento e 3 m de largo".
Em 1938, tornou-se Distrito; e em 1943 trocou o nome para Icoaraci, permanecendo a estação com o nome de Pinheiro até ser desativada nos anos 1960.
O local continua sendo um distrito do município de Belém. A estação ainda está de pé (2008) e tudo indica que serve como local para feiras.... e Cooperativa de Artesanato, a Coarti.
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Tata Cavalcante
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