Na tarde dessa quarta-feira/29, no auditório do
Palácio dos Despachos, em Belém, a Secretaria de Estado de Comunicação
(Secom) lançou o projeto de um curso gratuito de qualificação em Assessoria
de Comunicação. A novidade foi divulgada durante uma reunião com os
assessores de comunicação dos órgãos do governo do Estado na capital.
O curso, coordenado pela Escola de Governança
Pública do Estado do Pará (EGPA), será ofertado na modalidade a distância para
servidores públicos dos municípios paraenses que exerçam atividade na área, e
ainda para assessores de imprensa que atuam sem formação profissional.
“Em nosso contato constante com os assessores de
comunicação do interior percebemos que, muitas vezes, esse profissional não
tem uma formação superior na área. Então, nós pensamos nesse curso de
comunicação a distância para ofertar uma qualificação a mais para esse
profissional, dando uma diretriz e o incentivando a procurar essa formação
superior”, disse Daniel Nardin, secretário de Estado de Comunicação.
Alcance - A metodologia da educação a
distância elimina as barreiras de tempo e espaço, e engaja os alunos no
universo voltado ao trato da informação, para que ela alcance o público-alvo
desejado, garantindo a visibilidade de pessoas, negócios, atividades, eventos
etc.
"O secretário de Comunicação Daniel Nardin
me convidou para estar junto nesse desafio, e fomos amadurecendo a ideia.
Percebemos, com muita satisfação, que poderíamos atingir todos os 144 municípios,
e a gente optou por usar essa plataforma de educação a distância. Através
dela, em 2017, já atingimos 137 municípios do Estado com nossos cursos a
distância, e agora a nossa expectativa é muito grande de levar aos assessores
de comunicação de todo o Pará esse espaço de informação”, destacou Ruy
Martini, diretor da EGPA.
O projeto do curso foi construído por um grupo de
trabalho selecionado pela Secom, composto pelos jornalistas e mestres Dayane
Baía, Karlla Catete e Márcio Flexa, e contempla quatro módulos, totalizando
100 horas: Noções Gerais de Assessoria de Imprensa, Media Training,
Gerenciamento de Crise e Gestão de Mídias Sociais.
Aperfeiçoamento -
“Fizemos um levantamento do que é mais importante hoje, na nossa prática
profissional, e que poderia ajudar os colegas que algumas vezes não têm a
formação profissional consolidada. Esse curso busca estimular exatamente
isso, para que esses colegas que estejam atuando sem formação possam buscar
esse aperfeiçoamento. Todos esses módulos são fundamentais na nossa prática
diária”, informou Karlla Catete, coordenadora do curso.
A oportunidade de uma qualificação gratuita, com
a excelência da EGPA, foi bem recebida pelos assessores presentes ao
lançamento. “Acho uma iniciativa muito oportuna, porque, às vezes, o assessor
está em um órgão e precisa tomar uma decisão imediata, e a gente acaba agindo
pelo instinto. Então, uma capacitação como essa, que vai oferecer um módulo
super importante, que é o de Gerenciamento de Crise, vai dar uma base para os
assessores nas horas de tomada de decisão. Além disso, toda forma de
aprendizado é bem-vinda”, disse Anna Peres, assessora de Imprensa da Junta
Comercial do Estado do Pará (Jucepa).
As aulas da primeira turma terão 300 vagas, com
início em 15 de janeiro e encerramento previsto para 30 de junho de
2018. Assessores de prefeituras do Pará poderão realizar a pré-inscrição, com
exclusividade, a partir desta sexta-feira (30) até 8 de dezembro, pelo link http://ead.egpa.pa.gov.br/eadcursos/?idcurso=40&code=87644
Após esse período, as inscrições serão abertas
aos demais assessores até o dia 20 de dezembro. Ao final do curso, os
alunos que tiverem aproveitamento do conteúdo e o mínimo de 80% de frequência
terão direito a certificado.
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Syanne Neno
Agência Pará
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11/30/2017
APERFEIÇOAMENTO
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