Powered By Blogger

1/27/2007

Discriminação intelectual, você já foi vitima?


Desculpem-me pela coluna diminuta mais o RE X PA deste final de semana foi a estréia do meu garoto no Mangueirão.

Certo dia presenciei uma tênue discussão entre dois irmãos, um era biólogo formado pela Universidade Federal do Pará e o outro era um radialista. O tema desta pequena discussão era o cação um peixe de água doce da família dos tubarões.
Na ocasião o radialista expôs a explicação que havia recebido da maior autoridade de nossa região na área de pescado, acerca do que é o cação, após a explanação do radialista acerca do assunto o biólogo seu irmão discordou veementemente do que ele havia falado e com um certo ar de superioridade começou a explicar sua teoria acerca do que era o cação.
Após muitos termos técnicos e muita falação percebi que o biólogo acabara chegando ao ponto onde tudo começou, o conceito exposto por seu irmão radialista ou seja aquela troca de idéias que levou cerca de uma hora acabou no mesmo lugar.
Esta troca de idéias aconteceu em um bar, porem a única bebida que eles haviam consumido foi uma coca cola. O que me fez perceber que aquela loucura não foi ocasionada pelo fato de se ingerir bebida alcoólica. Não sei se o fato de terem tomado uma bebida símbolo do poder econômico capitalista influenciou em algo, mais certo mesmo é que acabei presenciando um ato de discriminação intelectual.
O biólogo por ser um homem diplomado, com todo respeito as pessoas formadas, e seu irmão radialista um homem que batalhou como o biólogo, mas não teve oportunidade de estudar até formar-se em uma universidade, acabou achando-se no direito de “desfazer” de seu irmão menos instruído porém não menos inteligente na frente de todos os presentes.
Sabemos que existem muitas formas de discriminação em nosso país, a discriminação por classe social, discriminação por raça, por religião, por sexo e até por idade, mesmo que as neguem nós sabemos que elas existem.
- Porém o que me deixou mais boquiaberto foi ocorrer este tipo de discriminação no seio de uma família por mera vaidade ou por um tema tão banal como o que é o peixe chamado cação!
Que me desculpe o biólogo, seu diploma e todo seu estudo. Mais isso é pura falta de educação !!!!!
____________
Hélio Dória Jr

Nenhum comentário: