Powered By Blogger

6/24/2007

Padre CID completa 29 anos de sacerdócio


Neste dia festivo de São João, a comunidade católica de Icoaraci – distrito de Belém do Pará - comemora os 29 anos de vida sacerdotal do padre Raimundo Possidônio Carrera da Mata, ou simplesmente Padre CID titular da Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, - a mais antiga da chamada “Vila Sorriso”.
É-me muito grato falar deste homem de Deus, meu amigo, meu irmão e meu pastor, no esplendor dos seus 54 anos.
Nascido aqui mesmo em Icoaraci, bom menino, bom filho e temente a Deus, desde cedo manifestou aquela imensa vontade de servi-lO mais e melhor.
Concluído o antigo curso primário e o ginásio, o piedoso jovem, morador da Travessa Souza Franco, próximo a Rua Siqueira Mendes (Antiga 1ª Rua) ingressou no Seminário São Pio X.
Após anos de estudos (Filosofia, Teologia, etc) no dia 24 de junho de 1978, Raimundo Possidônio foi ordenado sacerdote pelo falecido (e sempre lembrado) D. Alberto Gaudêncio Ramos para sempre “...Tu es sacerdus in aeternum segundo ordinem Melchisedeque”.
Nesses quase seis lustros de intensa vida apostólica, Raimundo Possidônio – carinhosamente chamado de “CID”, em alusão ao grande e legendário herói espanhol, ativo, destemido e empreendedor, apelido adquirido desde menino, exerceu muitas atividades.
Há cerca de cinco anos, “CID” por seus méritos, foi escolhido pela Arquidiocese de Belém – e especialmente pelo então Arcebispo Metropolitano de Belém, Vicente Zico, atual Arcebispo Emérito - para fazer Doutorado em “História da Igreja” na Universidade Gregoriana, Roma, em virtude do trabalho desenvolvido ao longo de 25 anos – pela da Igreja, com fé, piedade, devotamento, zelo e entusiasmo.
Após três anos de intensa atividade acadêmica “CID” que escreve a tese de pós-graduação que tem como tema A Igreja na Amazônia e o Episcopado De D. Alberto Ramos, após entregar ao diretor da tese o 1ª capítul0o (Contexto geral da história da Igreja na Amazônia, do séc. XVII aos inícios do século XX), teve que retornar a Belém. “Para poder relaborar os outros capítulos - mais 3 - e, ao mesmo tempo para pesquisar sobre a Igreja Regional, cujos documentos e fontes só se encontram aqui, nos arquivos, academias, institutos etc.”
As muitas atividades desenvolvidas pelo nosso “CID”, como pároco, professor do Seminário e Chefe do Cerimonial da Arquidiocese de Belém o impediram de retornar a para escrever, concluir e defender ante a uma banca examinadora de alto nível a sua tese de Doutorado. “CID” será, como disse muitas vezes nos meus artigos, Santo Agostinho e tantos outros, “Doutor da Igreja”, para o gáudio da gente icoaraciense.
Quando esteve em Roma, “CID” não se encontrou com o saudoso papa João Paulo II. Participou de várias missas jubilares na Praça de São Pedro ou na Basílica. Ele disse, na época, “que não é lá muito fácil conseguir audiência com o Pontífice, “sobretudo neste tempo de tantas solicitações de grupos que vão a Roma para o jubileu. Mas não faltará oportunidade.”
Infelizmente não deu.
Agora “CID” só verá o grande Pontífice – um dos maiores que a Igreja já teve, no céu.
“CID” esteve por algum tempo servindo na Igreja de Sant’ana, devido à ausência do então titular, padre Jaime Sidônio – ele já esteve em Icoaraci -, que tirou alguns meses de licença.
Também esteve, por duas vezes, à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro e Ilhas Adjacentes onde realizou um excelente trabalho –eu sou testemunha – fazendo com que retornasse à Vinha grande quantidade de operários.
Deixou muitas saudades.
Após Outeiro, foi designado para Icoaraci.
Quanto não está mergulhado nos livros e pesquisando na internet, “CID” está na casa de sua família em Itaiteua – um bairro do Outeiro -, onde normalmente se refugia nos finais de semana, quando lhe sobra tempo.
“CID” como todos os grandes homens, é modesto.
Certa ocasião pedi ao Padre “CID”- como disse linhas acima, meu irmão querido em Cristo, a quem estimo como se realmente fosse - uma fotografia para ilustrar uma matéria sobre ele.
Além de não possuir nenhuma onde se encontrava, lembrou que os seus "bagulhos" estão espalhados por aí: em Itaiteua, e na casa dos irmãos em Icoaraci... “depois, não vale a pena estragar o seu jornal e a sua página na internet com uma "beleza" como a minha...
É o que ele pensa.
“CID” é belo no coração, na aparência – os cabelos brancos prematuros que teimosamente começam a aparecer dão o maior charme ao maninho -, e nas atitudes firmes e decididas. Um verdadeiro sacerdote plenamente identificado com Arcese Cristã e com a atualidade apostólica. Icoaraci tem muito orgulho do seu pastor que eu, sem heresia, carinhosamente chamo de “D. CID”.
É como eu sempre digo e repito: quiçá a Igreja tivesse uns 100 padres como ele!
___________________

A Comunidade de São João Batista, regozijada pelo transcurso dos 29 anos de vida sacerdotal do padre Raimundo Possidônio Carrera da Mata – “Padre CID”- seu conterrâneo e pároco de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, através deste veículo, o cumprimenta efusivamente desejando muitas felicidades e que continue sendo o padre simples, amigo, conselheiro e companheiro.
E que Deus O abençoe sempre nas suas ações e na missão de conduzir a primeira Igreja de Icoaraci até a Jerusalém celestial.
Aproveitando o espaço da internet, quer dizer ao mundo do seu orgulho de tê-lo como irmão e Pastor – Bom Pastor.
Eu, também, aproveito a deixa para reforçar tudo o que a comunidade deseja ao “CID” para dizer-lhe:
Obrigado, irmão.
E que Deus esteja com você, hoje, amanhã e sempre.
Parabéns, “CID”.

2 comentários:

vocacionado disse...

GOSTEI MUITO DESTA MATERIA POR ELA COLOCAR DE FORMA SITETIZADA E CLARA UM POUCO SOBRE A VIDA DO PE. CID.ELE EH MEU PAROCO A POUCO TEMPO , JÁ HAVIA OUVIDO SOBRE TUDO O Q FOI DITO NESTA MATERIA MAIS NÃO COM TANTOS DELTALHES.GOSTARIA DE AGRADECER AO JORNAL DO FEIO(GOSTARIA DE SABER O NOME VERDADEIRO EM VEZ DO PSEUDO)POR ESTA MATERIA MARAVILHOSA, E MUITO CONSTRUTIVA PARA MINHA CONVIVENCIA COM O MEU PAROCO,
CORDIALMENTE ERICK.

vocacionado disse...

se puder me add no msn erickrbezerra@hotmail.com!!!!!!!soh mais uma coisinha eu acho q devia tr algo falando sobre o pe. carlos , não necessariamente na mesma materia!!!!!!!!q Deus o abençoe!!!!!!