Powered By Blogger

10/19/2007


HOSPITAL REGIONAL

Um fato estarrecedor, a Secretaria de Saúde de Belém (Sesma), registrou 168 infartos e 605 derrames cerebrais em apenas seis meses. A doença cardiovascular é a segunda causa de morte no país, num percentual de 30%, perdendo apenas para as mortes violentas no transito e armas de fogo. Um paciente é atendido a cada 20 minutos com urgência cardiovascular, no hospital municipal Mário Pinnotti e no serviços de urgência cardiológica do Hospital de Clinicas, o único de referencia para atender os pacientes de todo o Pará. De cada três casos, dois são causados por Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame e um por infarto. Por essas e outras razões, precisamos unir novamente todos os segmentos sociais, para cobrar da governadora Ana Júlia, o funcionamento imediato do nosso Hospital Regional, caso contrario será tarde demais para muita gente. O cardiologista Wesley Melo, presidente da Sociedade Paraense de Cardiologia (SPC), diz que apesar dos números alarmantes, as doenças cardiovasculares não recebem tanta atenção das políticas de saúde pública quanto recebem, por exemplo, doenças como as renais crônicas e a Aids, que, proporcionalmente, matam muito menos. 'Uma das lutas da SPC tem sido a expansão dos serviços públicos de cardiologia', ressaltou.

EPIDEMIA

Nós estamos perdendo a guerra contra a dengue'. A afirmação é do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que lançou ontem uma nova campanha nacional de combate à doença. Segundo o ministro, a dengue já pode ser considerada epidemia. 'É epidemia mesmo. Não é possível. Neste ano, 121 pessoas já morreram', alertou Temporão. Segundo o Ministério da Saúde, já foram registrados 481 mil casos da doença em todo o Brasil até o mês de setembro, o que representa 50% a mais do que no mesmo período do ano passado. O Mato Grosso do Sul é o Estado com maior número de casos, 72 mil. 'Essa epidemia é preocupante por vários motivos, principalmente pelas características do vírus. Existem quatro sorotipos e três já circulam no País. Essa doença pode matar e só será enfrentada adequadamente se houver uma grande mobilização da sociedade', afirmou Temporão. No Pará, a dengue também mostra um avanço significativo. Segundo Válter Amoras, coordenador do Setor de Endemias e Casos de Dengue da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), a estimativa deste ano é de que 12.452 pessoas tenham se infectado pelo mosquito da dengue. 'Ainda não temos dados precisos. Muitas prefeituras do interior do Estado não estão atualizando os seus registros. Isso é negligência e vamos apertar o cerco', afirmo. Vamos fazer justiça. Aqui em Santarém, no inicio da administração da prefeita Maria do Carmo foram contratados agentes de endemias, realizadas campanhas e arrastões contra a dengue e campanhas educativas. O trabalho preventivo continua, eliminando os focos, impossibilitando a proliferação do mosquito e o aparecimento de novos focos. Está sendo um trabalho sério e competente, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém. O povo tem que continuar colaborando, assim ficaremos livres dessa cruel estatística.

DECISÃO PRA BOI DORMIR

Por unanimidade, os ministros do Superior Tribunal Eleitoral (STE), decidiram que senadores, governadores, prefeitos e presidente da República não podem trocar do partido pelo qual foram eleitos por outro sob pena de perder o mandato. A decisão se assemelha à tomada em março, quando os ministros interpretaram que o mandato pertence a legenda e não aos parlamentares eleitos em votação proporcionais (vereador, deputado federal e estadual). O entendimento do TSE pode fazer com que sete senadores e um governador percam seus mandatos. Sabe quando eles vão perder o mandato? Dia de São Nunca. Esse País é uma vergonha, como diria o jornalista Boris Casoy.

DECISÃO PRA VACA DORMIR


Desde novembro do ano passado, sete senadores já trocaram de legenda. Expedito Júnior (AL), Patrícia Saboya (CE), Euclydes Melo (AL), Cezar Borges (BA), Romeu Tuma (SP) e Edson Lobão (MA). Até o vice-presidente da República trocou de partido. O presidente do STE, ministro Marco Aurélio,, disse que na próxima semana o tribunal terá uma nova resolução regulamentando como devem ser julgados os processos de perda de mandato por troca de partido. Isso é piada, Lei no nosso País é potoca. Só não sei o nome do autor da frase, desculpe.

O VALOR DA GRANA

O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, afirmou que as infrações de trânsito que mais matam no Brasil são as de difícil fiscalização como a falta do uso do cinto de segurança, a falta do uso do capacete e a embriaguez do condutor. O excesso de velocidade também é um fator preocupante, segundo ele, mas que pode ser controlado por meio eletrônico. Temos que trabalhar em uma ação de fiscalização de todos os órgãos de trânsito voltados para essas infrações, e não ficar fazendo Blitz, para prender carro sem documentação ou motorista sem habilitação, para encher os cofres do governo do Estado. E tenho dito.

MOTINHAS▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O deputado federal Lira Maia (DEM-PA), através de Requerimento, está solicitando à Casa Civil da Presidência da República e aos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Agrário sugerindo medidas para o aprimoramento da coordenação da política de assistência técnica e extensão rural. ●●● A emenda constitucional que garantiria o emprego dos temporários foi sepultada em Brasília. Depois que o governo fechou questão contra a matéria, o PSDB e o DEM desistiram de apoiá-la. ●●● O ex-governador Simão Jatene está quase convencido de que deve aceitar a indicação de seu nome para a prefeitura de Belém. Tucanos de peso acham-no o melhor candidato. ●●● Embora timidamente, alguns petistas mais chegados estão estimulando a candidatura de Lula ao Senado, em 2010. Mas não por São Paulo, onde tem domicílio eleitoral. A alternativa seria Pernambuco, terra natal de Lula, fato que seria bem explorado pelos marqueteiros. ●●● Quando a Universidade Federal do Oeste do Pará sair do papel, começará com mais de dois mil alunos, 80% dos docentes com mestrado e doutorado e campi em Itaituba, Monte Alegre, Oriximiná e um núcleo em Óbidos, além do campus de Santarém. ●●● O PSOL deverá lançar candidaturas próprias nos principais municípios do Pará nas eleições de 2008. O censo finalizado pela legenda, no último dia 4 de outubro, indica que o partido já conta com mais de 3.800 filiados no Estado, divididos em cerca de 40 municípios paraenses. Aqui em Santarém, o candidato ainda não apareceu. ●●●Tornearia Morenão. Av. Mendonça Furtado 2943. Prox. Professor Carvalho Fone (093) 3523 2243. ●●● O secretário de Saúde, Halmélio Sobral Neto, esteve no inicio da semana em Santarém atendendo a prefeitos e secretários de Saúde dos municípios da região Oeste do Estado e verificando demandas na área de saúde de cada cidade. Para o secretário, a interiorização das ações da Sespa permite resolver problemas com mais agilidade. Por enquanto, o Hospital Regional, só é lári lári. ●●● Fábio Castro, da Coordenadoria de Comunicação Social do Governo, vai à Assembléia Legislativa tirar dúvidas da Comissão de Constituição e Justiça sobre o projeto de criação da Secretaria de Comunicação Social. ●●● Deputado estadual Alexandre Von, continua trabalhando a cabeça dos demais deputados, para levantarem a bandeira do nosso Estado do Tapajós. ●●● Em nome do amigo Dr. Domingos Ferreira, parabenizo todos os médicos da região, pela passagem do Dia do Médico, que transcorreu na última \(quinta-feira/18). ●●● Tá bom por hoje, vamos comemorar o final de semana com a gostosa loira gelada (Nova Schin), a formosa ruiva destilada e a exuberante morena quente. Fui
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

NOTA SOCIAL

Aniversariaram na quinta-feira (18), a jovem Mila Carolina Corrêa Costa, filha de Maurício Costa e Nete Correa e a minha grande amiga Lina Pantoja. Parabéns as duas, com muita saúde, paz de espírito e felicidade.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Nenhum comentário: