Powered By Blogger

1/29/2013

Foto - João Gomes

Chalé Tavares Cardoso está sendo recuperado





Quem trabalha ou frequenta a área onde está situado o Chalé Tavares Cardoso, onde funciona a Biblioteca Publica Municipal Avertano Rocha, no distrito de Icoaraci, em Belém, já percebeu a diferença: mato e alagamento não ameaçam mais o prédio histórico, resultado da imediata intervenção da nova administração municipal.
A ação de limpeza e recuperação começou no dia 16, realizada pela Agência Distrital de Icoaraci (ADIC), Secretaria Municipal de Saneamento e Corpo de Bombeiros Militar, e desde segunda-feira/28, já é possível constatar que a água que alagava há cerca de um ano o subsolo do Chalé, alcançando cerca de dois metros de altura, foi totalmente escoada.
De acordo com a diretora geral da ADIC, Maristela Souza, a medida atendeu um pedido antigo da população. “Basta frequentar o Chalé por algumas horas para notar moradores e visitantes preocupados com a preservação histórica. Enfim, demos o primeiro passo. Agora estamos aguardando a equipe técnica para analisar o terreno e o prédio e começar a recuperar o patrimônio”, disse.
Desde que tomou conhecimento da situação do Chalé Tavares Cardoso, o prefeito Zenaldo Coutinho determinou providências imediatas para garantir a segurança dos funcionários e visitantes da biblioteca municipal, mediante a recuperação do patrimônio público.
Em função do descaso de gestões anteriores, foram detectados no prédio histórico, por exemplo, a presença de rachaduras, vidraças quebradas e o parapeito do andar de cima completamente deteriorado.
A partir de agora, a atual gestão municipal estuda formas de recuperar este patrimônio histórico que estava abandonado pela administração passada.
_____________
César Modesto

Nenhum comentário: