Powered By Blogger

9/04/2007

A importância da Água” foi o tema do desfile escolar do Outeiro

Foto: Waldemar Carvalho
Elinaldo Sena comandou o desfile escolar do Outeiro

Mais de cinco mil estudantes participaram na manhã deste domingo/2, do desfile escolar do Outeiro, conhecido como “Desfile Oficial da Ilha de Caratateua”. Vinte e uma entidades entre escolas e centro educacionais participaram do desfile que teve com o tema ‘Água – Sinônimo de Vida’, com a presença do Colégio Rui Barbosa, de Icoaraci com 300 alunos, e de um grupamento do Clube dos Desbravadores, pertencente à Igreja Adventista do 7º Dia. Ao longo de quase quatro horas. o grande público que compareceu à avenida Beira Mar, aplaudiu a performance das representações sob o comando de Elinaldo Sena, administrador regional do Outeiro.
O Tema ‘Água – Sinônimo de Vida’ foi muito explorado pelas escolas. A Escola Municipal Escola Municipal Professor Helder Fialho Dias, do bairro da Brasília, apresentou o tema utilizando frases da composição de Rui e Paulo André Barata , “Esse Rio e minha rua”, com uma variedade de cores, adereços alusivos e uma evolução dos alunos durante o percurso do desfile, sob os acordes da Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Avertano Rocha.
O Centro Educacional Cinco de Março, além das alegorias chamando a atenção do público para a importância do “precioso líquido”, levou para a pista do desfile 50 componentes do Centro de Artes Marciais que apresentaram, em frente ao palanque oficial vários lances de judô e karatê, com a mensagem a água garante a saúde, força e resistência.
A Escola Bosque dentro do tema “água”, - com 900 alunos - apresentou a coreografia “O caminho das águas: a complexidade do cotidiano. em cinco pelotões. O barco, o mais antigo gerador de emprego e meio de transporte utilizado pelos moradores da ilha; a cartografia (mapa) demonstrada por todas as unidades pedagógicas da Escola, em toda ilha de Caratateua; o imaginário da ilha que fez referência à cultura, folclore, mitos e lendas; planeta água, aludindo a riqueza ambiental da ilha; suas praias, rios, igarapés chamando a atenção para o desperdício do “líquido vital”, poluição, lixo, contaminação, etc.
O quinto pelotão, ou seja, Ressignificar através da Educação, apresentou os projetos de interferência pedagógica da escola, reunindo pessoas da 3ª idade. Antes da apresentação do contingente da Escola Bosque, professora Édna Amorim
fez uma saudação aos presentes em nome da professora Terezinha Gueiros, secretária municipal de Educação.
Desfilaram pela ordem: Centro Educacional Sementinhas do Gênesis; Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monsenhor José Maria de Azevedo; Centro Educacional Favo de Mel; Centro Educacional Estrela; Centro Educacional Vitória; Centro Educacional Aprendendo para crescer; Centro Educacional Cinco de Março; Centro Educacional Santa Terezinha; Centro Integrado de Ensino Shalon; Escola Municipal Escola Municipal Professor Helder Fialho Dias; Colégio Rui Barbosa; Escola Estadual de Ensino Fundamental da Brasília; Escola Estadual de Ensino Fundamental Franklin de Menezes; Escola Estadual Colônia do Fidélis; Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monsenhor José Maria de Azevedo, de Itaiteua; Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Gabriel Amaral; Banda do CFAP; Clube dos Desbravadores; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Outeiro - a antiga Escola Pública do Outeiro, fundada em 1951 pelo ex-governador Alexandre Zacharias de Assumpção e Escola Bosque Professor Eidorforfe Moreira.
As bandas marciais da Escola Estadual Avertano Rocha de Icoaraci, Agroindustrial Juscelino Kubitschek, de Marituba e do CFAP acompanharam as escolas
A Guarda Municipal (40 homens, sob comando do Inspetor Geral Eduardo Silva, Sistema 192 e Defesa Civil Municipal estiveram presentes ao evento que decorreu sem problemas.
Estiveram também presentes, o vereador Cândido Jr, Mário Silva, representando o professor Mário Cardoso, secretário de Educação de Educação, José Croelhas, agente distrital de Icoaraci, Jacintho Campina, diretor geral da ADIC entre outros. O Inspetor Geral Eduardo Silva representou o comandante da Guarda Municipal de Belém, delegado Pio Netto.

Nenhum comentário: