Powered By Blogger

9/22/2007


REFLEXÃO
Apesar das constantes advertências por parte das autoridades do trânsito e da imprensa santarena, a imprudência continua fazendo vítimas fatais em nossa cidade. No último final de semana, cinco pessoas tiveram suas vidas ceifadas, quatro no trânsito e um afogamento. Um dos acidentes aconteceu na Av. Fernando Guilhon, próximo ao viaduto, quando dois irmãos se chocaram contra um poste, causando a morte de ambos. O comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Tito, concedeu inúmeras entrevistas chamando a atenção da população com relação ao perigo de ultrapassar a marcação da área reservada aos banhistas, de nada adiantou, o mecânico Gilson Alves, de 24 anos, morreu ao tentar atravessar nadando da praia do Cajueiro para a ilha. São fatos lamentáveis como esses, que após participar de uma linda festa, tomamos conhecimento da morte de pessoas ainda jovens, que poderiam ter um futuro promissor pela frente. Fica aqui o alerta. "A paz é o grande dom divino e, ao mesmo tempo, a grande conquista humana. Aqueles que conservam a paz interior, mesmo em meio às preocupações e à agitação da vida moderna, estão imunizados contra os acidentes fatais. A paz não é algo que se adquire de uma vez por todas; é um dom e uma virtude que não cessam de florescer". Pense nisso.

REVISÃO ELEITORAL
Oito, entre os 143 municípios paraenses, terão que fazer a revisão de seu eleitorado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará para que proceda a revisão do eleitorado. A determinação do TSE, que atinge 1.128 dos 5.564 municípios do país, quase um quarto das cidades brasileiras, é uma exigência do artigo 92 da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), que obriga a revisão na eventual ocorrência dos seguintes casos: quando o número de eleitores é superior a 80% da população; quando o total de transferências de títulos do ano em curso é 10% maior em relação às transferências do ano anterior; e quando o eleitorado for superior ao dobro da população entre dez e 15 anos, somado ao número de eleitores com mais de 70 anos. As revisões vão acontecer nos municípios de Alenquer (31.880 eleitores), Anapu (10.545), Bonito (8.782), Magalhães Barata (6.398), Rio Maria (11.289), Santa Cruz do Arari (5.141), Sapucaia (2.958) e Tucumã (19.726).
A orientação que está sendo dada pelo TRE às zonas eleitorais que abrigam os oito municípios paraenses é de que, ainda no ano em curso, os eleitores dos citados municípios deverão comparecer a Zona Eleitoral para confirmar seus dados. 'Quem deixar de comparecer terá seu Título Cancelado', adverte Bruno Freitas, coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral. O coordenador ressalta que a revisão nos oito municípios paraenses deverá ser iniciada 30 dias a partir da comunicação oficial do Diretor Geral do TSE.

PSDB
O deputado André Dias é o novo presidente da Executiva de Belém do PSDB. Ele assume a vaga deixada pelo vereador Amaro Klautau, que se despediu do cargo, durante a convenção municipal do partido, realizada na Câmara de Vereadores (CMB), no último domingo. Além dele, foram eleitos cerca de 300 militantes das zonais (representantes de bairros) e os delegados que vão representar o diretório municipal na convenção estadual. As eleições para a Executiva Municipal do PSDB foi apenas o pontapé inicial para uma série de programações que serão realizadas em Belém e que devem movimentar o partido. A maior delas, está prevista para outubro, quando os tucanos mais eminentes do País participam do encontro nacional que vai discutir o 'Desenvolvimento regional e os desafios e potencialidades das regiões brasileiras'. O seminário terá como foco fortalecer a militância tucana e os acordos internos, para lançar o PSDB como alternativa consistente ao projeto político que hoje domina o cenário político nacional.

BOLSA TRABALHO
Uma Video-conferência, transmitida simultaneamente para Santarém, Marabá e Belém, com a participação da Governadora do Estado Ana Júlia Carepa, do Vice-Governador, Odair Corrêa, do Secretário Nacional da Juventude, da Presidência da República, Luiz Roberto Cury, dos Secretários de Estado Ivanise Gasparim (de Trabalho, Emprego e Renda) e André Farias (de Integração Regional) e dos prefeitos Sebastião Miranda (Marabá) e Maria do Carmo (Santarém), marcou o início da entrega dos cartões do Programa Bolsa Trabalho. Depois da Vídeo-conferência, a Prefeita participou da cerimônia de entrega de 3.500 cartões do Bolsa Trabalho em uma solenidade realizada no Ginásio do Comercial Atlético Cearense. No município, o programa tem o apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS). "Estamos ganhando nossos jovens entre 18 e 29 anos com ações de cidadania. A qualificação profissional é imprescindível para garantir uma vaga no mercado de trabalho. Santarém está entre os três municípios contemplados inicialmente com o Bolsa Trabalho, em uma demonstração clara do compromisso que o Governo do Estado tem
conosco", disse a Prefeita.

TOQUE DE RECOLHER
A partir de sexta-feira, 20, crianças e adolescentes desacompanhados que forem encontrados pelas ruas de Belém depois de 22 horas serão recolhidos à Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Data). A blitz, batizada 'Cadê seu filho?', é iniciativa da Polícia Civil, Juizado da Infância e Juventude e conselhos tutelares. As ações serão estendidas aos municípios que integram a Região Metropolitana de Belém - Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel e Santa Bárbara). O objetivo é que a blitz seja implementada em todos os municípios do Estado. As operações serão comandadas pela Polícia Civil, Juizado da Infância e Juventude e conselhos tutelares, para tirar das ruas crianças e adolescentes que estejam fora de casa após as 22 horas e chamar seus pais a se responsabilizarem. 'O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente ampara esta ação quando prevê que qualquer menor encontrado sem os pais ou responsáveis está em situação de risco', disse o delegado de Polícia Civil em exercício, Justiniano Alves Filhos.

ESTADO DO TAPAJÓS
O deputado federal Lira Maia (DEM-PA), articulador da entrega do abaixo assinado em Brasília, avaliou positivamente a receptividade aos anseios da população de nossa região com relação à criação do Estado do Tapajós. Estiveram presentes a prefeita Maria do Carmo, deputados estaduais Alexandre Von (PSDB) e Antônio Rocha (PMDB), além de prefeitos, vereadores, empresários e líderes comunitários de alguns municípios e integrantes do Movimento Pelo Plebiscito e Criação do Novo Estado. A reunião aconteceu na última terça-feira (18), no gabinete do presidente da Câmara Federal, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

SAÚDE
Na próxima segunda-feira (24), uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue para a região do Alto Arapiuns, onde vai atender moradores de 38 comunidades e contará com a presença de um médico e um odontólogo, oferecendo serviços de Vacinação Humana, Vacinação Anti-Rábica, Consultas Médicas, Consultas Odontológicas, Consultas de Enfermagem, Educação em Saúde, Verificação de Pressão Arterial, Palestras para Diabetes e Cadastros de Hipertensos.

MOTINHAS▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O Governo do Pará recolhe R$ 0,66 de imposto sobre o litro do álcool combustível, enquanto o Estado de Goiás, por exemplo, arrecada R$ 0,38. Com isso, o Pará está entre os cinco Estados que o usuário não pode trocar o álcool por gasolina, Os preços estão quase iguais. ●●● Xicão Injeção Eletrônica mudou de endereço, está na Barjonas próximo a Borges Leal. Fone (093) 9651 3865 ●●● O competente médico Nélio Aguiar já decidiu seu destino político. Será candidato a prefeito de Santarém, pelo PNM - Partido Nacional Municipalista. ●●● A Paratur realizou pesquisa estatística em Santarém, que vai determinar o perfil do turista que costuma visitar a cidade no período da Festa do Sairé. ●●● O padre Sidnei Canto, estará lançando no dia 29 de outubro, mais uma obra literária, com prefácio do Bispo Dom Gilberto Pastana. Cronologia Eclesiástica da Diocese de Santarém. ●●● Um fato grave coloca em risco o meio ambiente e a saúde nos hospitais regionais do estado. Nenhum deles possui incinerador para o lixo hospitalar que produzem. Resta saber onde esse lixo está sendo jogado. ●●● Promoção Especial em toda linha Chevrolet. Tanque cheio, tapete, trava, alarme e plaqueamento grátis. Entrada só em 2011. Promoção válida até 30 de setembro. Rio Norte Veículos, a sua Concessionária Chevrolet em Santarém. Av. Mendonça Furtado 3644 Aldeia Fone (093) 3064 9000. ●●● O competente angeologista Jornes Pontes, foi um dos palestrantes da I Jornada Multiprofissional dos Aspectos do Sistema Circulatório, que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Campus da Universidade do Estado do Pará, aqui em Santarém. ●●● Ilustre colega Sandra Rebelo, residente em Ponta de Pedras, no Marajó, afirma em artigo, que as autoridades públicas estão tendo dificuldades para localizar os focos do barbeiro (Trypanosoma cruzy), e resolveram eleger o açaí como vilão. ●●● Tornearia Morenão Av. Mendonça Furtado 2943 Fone (093) 3523 2243 ●●● Quero prestar minha solidariedade aos amigos carteiros de Santarém. Eles estão reivindicando 4,9% de aumento e 47,7% de reposição salarial. Muito justo, para quem enfrenta intempérie da natureza, além de vira-latas e pit bulls, soltos pela cidade. ●●● Vamos comemorar a vitória do Boto Cor de Rosa, com a gostosa loira gelada (Nova Schin), a bela cunhantã e a formosa namorada do Boto. Fui.

Nenhum comentário: