Powered By Blogger

12/13/2007

Oito mil fiéis acompanham o Círio de Outeiro

Foto: Júlio Palheta
Um público estimado em quase oito mil pessoas acompanhou o Círio de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Outeiro, no domingo/2. A romaria saiu às 8h15 da capela de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Itaiteua, e percorreu um trajeto de quase sete quilômetros até a Igreja-Matriz, na rua Manoel Barata, onde foi feita uma pequena exortação e celebrada a missa final pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta, culminando com a benção aos fiéis.
Homenagens - Na liturgia e em todo o trajeto da procissão, Dom Orani foi auxiliado pelo padre Jonas Teixeira. titular da Paróquia da Conceição do Outeiro e das ilhas adjacentes. O Círio fez faz várias paradas, para dar aos fiéis a oportunidade de demonstrar seu amor e devoção a Nossa Senhora. Como já é tradição, ruas e residências foram enfeitadas com balões, bandeiras, flores e imagens da padroeira, que também recebeu várias salvas de fogos. Na esquina da Avenida Nossa Senhora da Conceição com a Rua Manoel Barata aconteceu uma das mais belas homenagens à Virgem da Conceição, promovida pela Administração Regional do Outeiro.
O cantor Maurício Amaral, acompanhado pelo tecladista Orlando Passos, interpretou várias canções marianas e arrancou aplausos da multidão. A homenagem foi complementada com um espetáculo pirotécnico. Dom Orani Tempesta fez questão de acompanhar a procissão, à frente do cortejo religioso. Sem demonstrar cansaço, percorreu os sete quilômetros do trajeto sem declinar de nenhuma solicitação dos fiéis. "Isso nos evoca a missão da Igreja e de Maria, Nossa Mãe Santíssima, que levam Jesus Cristo até as pessoas. E o povo, pelo que nós percebemos de uma forma inequívoca, recebe com muita alegria a festa de Nossa Senhora da Conceição das Ilhas", concluiu.
Coladoradores - O Círio de Outeiro, como é mais conhecido, realizado há 54 anos, teve o apoio do empresariado e comerciantes do Distrito e da Administração Regional - tendo a frente Elinaldo Ferreira- , que se encarregou da infra-estrutura, limpeza e pintura da Igreja, ornamentação da berlinda e recuperação das vias constantes do trajeto da procissão. Vários órgãos e entidades também colaboraram com o evento, como o 10º Batalhão Polícia Militar, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e Sargentos da Polícia Militar (CFAP), Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Belém, Cruz Vermelha, Sesma, Defesa Civil Municipal, Belemtur e Escoteiros, além das Guardas de Nossa Senhora da Conceição, de Nossa Senhora de Nazaré e São João Batista e Nossa Senhora de Fátima (Icoaraci).
O Projeto Luz no Círio, que tem o apoio da Prefeitura de Belém, distribuiu mil castiçais, confeccionados por comunidades carentes do Outeiro a partir da reciclagem de garrafas pet.
Também colaboraram: Terraplena, Casa Pena e os Armazens Paraíba.
A festividade prosseguiu até ontem/13, com programação cultural, missas, novenas, arraial e outras atrações.

Nenhum comentário: