Powered By Blogger

11/20/2011








TABAGISMO

De acordo com o Ministério da Saúde, o tabagismo está em declínio no país. Apesar disso, a experimentação do cigarro por adolescentes - e até mesmo por crianças - ainda continua. “De todos os atores familiares e ciclos de relacionamento da criança e do adolescente, os pais são os que mais influenciam os filhos a se tornarem - ou não - fumantes”, informa o pneumologista Sérgio Ricardo Santos. Segundo ele, as chances dos filhos de pais fumantes adquirirem o mesmo hábito são grandes. “Geralmente, eles se espelham no comportamento dos pais. Dados comprovam que 90% dos fumantes começaram antes dos 18 anos”.


TABAGISMO II

A pré-adolescência e a adolescência são fases nas quais o indivíduo se encontra muito suscetível às influências vindas dos pais, de parentes próximos e dos amigos. No caso do cigarro, uma primeira etapa é marcada pela observação e imitação de comportamentos e, em seguida, vem a etapa de teste e iniciação – que é quando começa o consumo regular em festas, eventos sociais e em situações onde a ansiedade e o estresse estão presentes (véspera de provas, por exemplo). “Em geral, o brasileiro inicia-se no tabagismo por volta dos 14 anos”, alerta Santos.


SAÚDE

Aproximadamente 3 milhões de diabéticos e hipertensos foram beneficiados em outubro. Região Norte teve o maior crescimento: 763% de janeiro a outubro. A ação “Saúde Não Tem Preço” – lançada em fevereiro pelo governo federal – está beneficiando cada vez mais brasileiros e ampliando o acesso ao tratamento de diabetes e hipertensão no Sistema Único de Saúde (SUS). A oferta do programa do Ministério da Saúde aumentou quatro vezes, nas mais de 20 mil unidades privadas credenciadas. São 11 medicamentos gratuitos. Em janeiro, 853 mil pacientes de hipertensão e diabetes foram atendidos pelo programa, enquanto que, em outubro, o número saltou para 2.993.962. “Os números mostram que o brasileiro está mais e melhor assistido para o tratamento dessas doenças prevalentes na população e diretamente relacionadas aos novos hábitos de vida dos brasileiros”, observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


FRANGO

O 2º Avefest – Feira de Avicultura do Estado do Pará acontece de 18 a 20 de novembro, na praça do Ginásio de Esportes “Manoel Silva”, em Santa Izabel do Pará, reunindo representantes de empresas, instituições do segmento, lideranças políticas e produtores. No recinto, além das palestras técnicas e de oficina, os participantes terão a oportunidade de expor e fazer contatos na feira de negócios.
Os produtores frisam que o frango é uma das proteínas do futuro ao lado, da carne suína e do peixe fruto da aqüicultura. Além da quantidade, a preocupação com a sanidade, nutrição, manejo e bem-estar animal tem ficado cada vez mais forte. Atualmente o frango é um dos produtos que mais movimenta os números do agronegócio brasileiro e o Pará é o Estado da região Norte que mais produz a carne, tendo os municípios de Santa Izabel do Pará e Santarém como principais pólos de produção.


SEMSA

A XI edição da Conferencia Municipal de Saúde de Santarém encerrou com a participação de 272 delegados. O evento foi promovido e coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela secretaria de Saúde (SEMSA) da prefeitura de Santarém durante três dias no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA), com a participação de profissionais da saúde, prestadores de serviços e usuários do SUS, que debateram assuntos importantes visando melhorar o serviço de saúde no município. A Conferência teve como tema central: “O SUS de Todos: Política Pública e Patrimônio do Povo” e também “Gerência Pública e Controle Social”. A XI Conferência Municipal de Saúde ocorreu de forma tranquila e ordeira e encerrou com a palavra da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria das Dores, agradecendo a participação do público.

PERIGO

O infarto é uma das principais causas de morte no Brasil. Confira algumas dicas para reconhecer os sintomas e para se prevenir desse mal que mata milhões de pessoas todos os anos no mundo. Apesar de parecer bastante difundido, o principal sintoma de um infarto – a dor no peito que se espalha pelo braço esquerdo – nem sempre é identificado de forma clara. Segundo pesquisa recente dos mais de 600 entrevistados que já sofreram um infarto, apenas 2% souberam reconhecer os indícios do problema. “Pode ser que a dor venha acompanhada de enjôo, vômitos, mal-estar, tontura, desmaio ou suor frio.

PERIGO II

A intensidade pode variar, mas na maioria dos casos é forte e não melhora com analgésicos comuns ou posições”, explica Marcelo Cantarelli, cardiologista da Angiocardio. O infarto, junto com o acidente vascular cerebral (AVC), é a principal causa de morte no Brasil. Em média, os dois matam entre 10% e 15% das suas vítimas. Segundo o médico, os principais vilões para o coração são a pressão alta, o diabetes, o colesterol, a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, o estresse e a herança familiar. Nesta linha, seria importante ter sempre no prato peixes, azeites, castanhas, fibras, verduras, legumes e carnes magras”, destaca o cardiologista.

BOLA DE OURO

Neymar é o único atleta que não joga na Europa indicado ao prêmio Bola de Ouro deste ano. Será que ele tem chance? Indicado ao prêmio Bola de Ouro de 2011, promovido pela Fifa em conjunto com a revista francesa France Football, o atacante Neymar já pode ser considerado um dos 23 melhores jogadores do mundo. Único da lista que atua fora da Europa, o atleta do Santos concorre ao lado de Daniel Alves, outro brasileiro na disputa, ao maior título possível para um jogador profissional. Segundo alguns colunistas esportivos, apesar de haver esperança, na prática Neymar não tem chance de se consagrar na premiação por um motivo simples: falta de visibilidade. “Participam da votação jornalistas do mundo inteiro e o técnico e capitão de cada seleção filiada à Fifa. Esse segundo grupo é majoritário. Imagine quantos deles vêem o Neymar jogar?”. Uma boa pergunta!

MOTINHAS
_____________________________________

Os dez parlamentares mais ricos concentram quase metade de todo o patrimônio declarado pelos 667 deputados e senadores que passaram pela Câmara e pelo Senado de fevereiro a outubro. O deputado João Lyra (PSD-AL) e o senador Blairo Maggi (PR-MT) são os mais ricos – os únicos com fortuna pessoal superior a R$ 100 milhões. ••• Na festa que premiou os melhores congressistas do ano, Mônica Iozzi propõe a deputados e senadores que elejam o “maior picareta” do Congresso. Adivinha quem ganhou...Jaqueline Roriz (PMN-DF) seguida de Paulo Maluf (PP-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Anthony Garotinho (PR-RJ). ••• Jornalista Econômico Paulo Henrique Amorim, não pediu votos, porém, deixou bem claro que a divisão do estado do Pará vai dar certo. Participou do programa na terça-feira (15, feriado nacional. ••• Médicos de uma universidade no estado americano do Kentucky desenvolveram uma técnica que pode mudar radicalmente o tratamento de doenças cardíacas. Retiraram células-tronco do coração, fizeram cópias em laboratório, já que as produzidas pelo organismo seriam insuficientes para o tratamento. ••• Em seguida, injetaram no coração as células-tronco cardíacas capazes de se transformar em novas células. Os músculos cardíacos começaram a se recuperar, os vasos sanguíneos também. O desafio agora dos médicos é conseguir os mesmos resultados em um número muito maior de pacientes para que a técnica seja definitivamente aprovada. ••• O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o paraense Ophir Cavalcante Júnior, afirmou que recebeu várias ameaças de Jarbas Vasconcelos. Elas diziam que se viesse a acontecer a intervenção ou qualquer medida disciplinar contra o presidente afastado, isso teria uma repercussão pessoal para mim. Isso é briga de foice no escuro. ••• O tribunal de Contas da União encontrou 222 obras do governo federal com irregularidades. No Pará o prejuízo é em torno de R$31,4 milhões por conta de duas obras: às obras de abastecimento em Augusto Corrêa e a construção de trechos da BR-163 em Santarém, todas do PAC. ••• Com quatro rodadas disputadas, a primeira fase do Campeonato Paraense já teve o seu primeiro técnico demitido: Válter Lima, ex-Castanhal, entregou o cargo. Valtinho não deu sorte no Castanhal, continua sendo um grande treinador. ••• Na segunda-feira /21 no Colosso do Tapajós, o São Francisco tem que ganhar do Parauapebas, caso contrário está fora do campeonato. A torcida deve comparecer para incentivar o Leão santareno. ••• As donas de casa vão poder se aposentar sem precisar contribuir por 15 anos com a Previdência Social. É o que prevê uma emenda constitucional em análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. ••• O convite está feito para este sábado na Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, Show Cultural com grandes artistas da terra. Participação especial Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente e Negra Gostosa. Fui.

Nenhum comentário: