Powered By Blogger

11/03/2007

A Poesia de Iolanda Brazão


Eu era feliz e não sabia

Antes tudo era calmo, tranqüilo!
Todos se conheciam e reconheciam-se
Havia amizade, cumplicidade!
E automaticamente diante disso a felicidade
A inocência era conseqüência
Hoje em dia só violência
E tudo não existe mais.
O progresso chegou destruindo tudo
Os valores de ontem já não são os mesmos hoje
A televisão ta aí pra excitar
Pra distorcer e ensinar.
O capitalismo lucra com a destruição da família
Pra poder fazer mais um lar
E assim mais a ganhar
Vendendo tudo em dobro
E o que vemos na rua é assustador...
Assalto, tiroteio,arrastão

Na verdade muita confusão
Hoje ninguém conhece ninguém
Todos se fazem refém
Vivendo diante de tanta ameaça e insegurança
Eu era feliz e não sabia...
Mas o tempo não volta atrás
Quem viveu ,viveu ...
Resta agora relembrar
Quem não viveu, ficará na saudade
E ainda assim não terá lembranças
E se ainda rezar muito, terá esperança
De viver em um mundo igual ao de outrora
Já eu e você, que vivemos esta gloria
Ficamos com todas as lembranças
Pra podermos contar nossa história.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Iolanda é de Icoaraci

Ela mesmo conta -Sou escritora, poetisa, produtora, atriz e diretora, reg. nº 13738 - DRT - RJ. Escrevi minha primeira poesia em 1969, daí então nunca parei de escrever.
Como atriz comecei minha carreira artística em Belém do Pará – Icoaraci - minha terra natal, em 1973, com o Grupo Gruta
, dirigida por Salustiano Moraes de Vilhena e Henrique da Paz.
Meu primeiro trabalho foi “Os Viajantes” de Isabel Câmara. Logo em seguida vim para o Rio de Janeiro.
Em 1994 escrevi meu primeiro texto teatral “A Nova Versão da História do Lobo Mau”. Com ele venci um festival no Teatro Procópio Ferreira - Nova Iguaçu , ganhando assim todos os prêmios: melhor espetáculo, melhor texto, melhor direção, ator e atriz. Com este espetáculo estou 12 anos em cartaz fazendo Teatro Escola.
Mais tarde escrevi outros textos: A Sereia Encantada, As Aventuras do Cão Totó, Os Dois Irmãos, A Porção Mágica, O Rapto do Papai Noel, Alugam-se Vagas, Alugam-se Vagas II, Parece que não é mais é, Na casa dos 40, Direitos Iguais, Entre Dois Amores, A Mulher E A Consciência, A Empregada Fissurada, As Aventuras de Severina e Guta, O Casamento da Onça com O Bode, Careta Não! Sem Drogas Sim e Big Bode Especial.
Minhas poesias estão publicadas no site:http://recantodasletras.uol.com.br/autores/iolandabrazao
Tenho um romance e uma história infantil a serem publicados, ou seja, inéditos.
Atuo na Baixada Fluminense desde 1986; ora ministrando cursos de iniciação teatral, montando, dirigindo e atuando espetáculos teatral.
Como escritora e atriz, faço parte de duas Academias de Letras e Artes. De São João de Meriti e de Mesquita.

Nenhum comentário: