Powered By Blogger

1/18/2009

Escolas e blocos de Icoaraci se preparam para desfile da PMB


As escolas de samba e blocos carnavalescos do distrito de Icoaraci estão acelerando os preparativos para o desfile oficial da Prefeitura de Belém. O trabalho nos barracões segue em ritmo acelerado para que as fantasias, adereços e carros alegóricos fiquem prontos a tempo. Este ano o carnaval da Vila Sorriso promete algumas novidades. As arquibancadas serão montadas na 5ª Rua. As escolas e blocos desfilam no dia 23 de fevereiro.
Duas agremiações ascenderam da categoria de bloco para escola de samba, mas a grande novidade é a estréia da escola Academia de Samba da Campina, que pela primeira vez vai desfilar no carnaval da Vila. Este ano, com a ascensão da Unidos do Paracuri e Unidos da Mangueira ao grupo já composto pela Canal 19, Unidos da baixada e Boêmios da Vila Famosa, seis escolas e 10 blocos irão desfilar.
No barracão do bloco Unidos da Vila Isabel, os brincantes e carnavalescos se revezam dia e noite para aprontar a chapelaria, fantasias e adereços. O grupo, que tem sede na Rua Santa Izabel, começa os ensaios da bateria na próxima terça-feira (20), às 20h.
O bloco vai desfilar com 420 brincantes divididos em seis alas. O tema a ser defendido será 'Jogar joguei, e a sorte na avenida encontrei', sobre o jogo do baralho. Segundo o presidente do bloco, Marco Antônio, o Marquinhos da Vila Isabel, cada ala vai representar um naipe do baralho. A comissão de frente vem com o coringa, a primeira carta do baralho", confirmou.
Para angariar fundos, o bloco promove todos os domingos o Arrastão da Vila, que sai da 6ª Rua e percorre várias vias do distrito, retornando ao ponto de partida, onde acontece uma grande festa. O lucro obtido com a comercialização de bebidas e alimentos é utilizado para a compra de materiais usados nas fantasias dos brincantes.
Ponto de policiamento comunitário

O conjunto habitacional da Cohab, em Icoaraci, onde moram cerca de mil famílias, passou a contar, a partir desta sexta-feira/16, com um ponto de policiamento comunitário composto por três equipes de seis policiais militares que farão ronda em toda a área das 7h às 23h30. A equipe ainda será reforçada por duas equipes que farão o patrulhamento com moto, já a partir da próxima segunda-feira/19.
A informação foi anunciada pelo titular do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do 10º Batalhão da Policia Militar de Icoaraci, Coronel Barata, em reunião ocorrida no auditório da escola Serra Freire, na noite da última quinta-feira (15), e contou com a participação de lideranças comunitárias, moradores, representantes da PM, Polícia Civil e Agência Distrital de Icoaraci (ADIC).
O policiamento será feito em parceria com a comunidade, que se comprometeu em reformar um prédio do conjunto que servirá de base para o grupamento. Essa era uma reivindicação antiga dos moradores, que vinham sofrendo com o aumento da criminalidade no conjunto.
Segundo Waldemir Sampaio, assessor comunitário da ADIC, que participou da reunião representando a Prefeitura de Belém, os moradores fizeram o pedido do policiamento em um documento enviado à governadora Ana Júlia Carepa, que autorizou a instalação do posto no conjunto.
Os moradores aprovaram a iniciativa. Para Hélio de Jesus Chagas, morador do conjunto há mais de 15 anos, a violência vinha assustando os moradores, que deixaram de andar por certas vias para evitar serem vítimas dos assaltantes. "Eu deixei até de sair à noite por conta dessa onda de violência", disse.
Ainda segundo o morador, os alunos das escolas Serra Freire e Poranga Jucá são vítimas constantes dos bandidos. "Quase todo dia tem assalto por lá", ressaltou. "Nossa esperança é que com a presença do policiamento possamos ter mais tranquilidade em nosso conjunto", acrescentou.

________________
Ronaldo Quadros

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá vc e tio do nagash?

Eu sou do Site Spacekids entre no meu blog adventureinspace.blogspot.com

Responde
=D