Powered By Blogger

4/14/2012




FERIADÃO

Unidades de Saúde ganharam reforço durante feriado. Visando manter a qualidade na prestação de serviços durante o feriado da Semana Santa, o Governo Cidade da Gente reforçou as equipes de Saúde das Unidades que fizeram o atendimento 24 horas. As Unidades de Saúde funcionaram com escala de plantão. As pessoas que necessitaram de atendimentos procuraram as Unidade de Saúde 24 horas dos bairros do Santarenzinho, Aparecida/Caranazal, Nova República e Livramento. Tanto o SAMU, quanto o Pronto Socorro Municipal também receberam reforço nas equipes de urgência e emergência. Além das Unidades da área Urbana, também funcionaram as Unidades de Saúde de Alter do Chão e Mojuí dos Campos. Segundo o secretário Municipal de Saúde, o feriado da Semana Santa transcorreu sem muitas alterações.

ATENÇÃO                                                                                                             

Quando falamos de câncer, logo associamos a algumas partes do corpo: pulmão, estômago, mama, próstata. É natural que isso ocorra, pois estão entre os cinco com maior estimativa de casos no País, segundo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Ninguém lembra do preocupante 6º colocado: o câncer de boca. Mais de 14 mil novos casos devem surgir em 2012, segundo o Inca. A maioria devido ao fumo e à bebida. O cigarro já tem substâncias suficientes para provocar o câncer. A bebida alcoólica facilita a ação destes agentes cancerígenos. Descoberto cedo, a chance de cura é de 90%. No terceiro e quarto estágios, a chance cai para 40%. Sem falar nas mutilações, que podem se transformar em cortes de pedaços da língua ou mandíbula. Uma cirurgia pode resolver, mas geralmente precisa vir seguida de quimio ou radioterapia.

MARKETING POLÍTICO

Santarém sediará o III Seminário de Marketing Político no Baixo Amazonas nos dias 4 a 5 de maio. O evento será realizado no auditório da Associação Empresarial do Baixo Amazonas (ACES), tendo como enfoque as Eleições Municipais de 2012. Na ocasião, candidatos a prefeitos e vereadores que planejam disputar as próximas eleições devem tirar dúvidas, receber orientações e interagir com sete profissionais especialistas em política sobre temas como Gerenciamento de Campanha, Marketing Político Digital, Marketing Político, Construção ou Reconstrução da Imagem Pública. O evento tem grande importância também para os profissionais da área de comunicação social. Conheça os profissionais confirmados que participarão deste grande evento. Duda Mendonça, Orly Bezerra, Ney Messias, Dornélio Silva, Glauco Lima e Everaldo Martins. Inscrições e informações: D2 Comunicação Digital - Avenida Rui Barbosa 520 Centro Santarém PA Tel: 093 3522 2923 / 9177 7813 e mail: dududourado@yahoo.com.br

PERIGO

O óleo de coco vem sendo cada vez mais usado nas dietas de quem quer emagrecer. Fonte de ácido graxo, a substância ficou famosa por estimular o metabolismo e a queima de gordura. Mas, atenção, por se tratar de um alimento calórico, o óleo deve ser usado com moderação e seguindo as orientações de um especialista. A nutricionista, Orion Araújo, explica que o óleo de coco é uma gordura boa, mas em excesso pode engordar e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Orion alerta ainda a procurar orientação de um profissional da saúde antes de começar qualquer dieta, já que a quantidade de calorias indicada para cada pessoa é diferente.

OBESIDADE

Dados do IBGE alertam para o preocupante cenário da obesidade no Brasil. E, quando se trata de obesidade infantil, os números são cada vez mais preocupantes: aproximadamente 15% das nossas crianças, na faixa etária entre os 5 a 9 anos, estão acima do peso. Estima-se ainda que na próxima década cerca de 60% da população brasileira será mais pesada do que deveria. “Um dos principais motivos para este cenário é a alimentação inadequada”, diz Silvio Barros.


OBESIDADE II

Para o pediatra, pais e cuidadores devem ficar atentos quanto à alimentação saudável das crianças, além do incentivo à prática do esporte. “Deve-se educar para uma boa alimentação desde a infância, cujos efeitos são essenciais para a saúde e o bem-estar ao longo da vida”, ressalta. De nada adianta os pais quererem que seus filhos comam legumes, frutas e vegetais, se não tiverem o hábito de consumo destes alimentos. A situação é alarmante. A Rede Globo está mostrando no Fantástico esse grave problema.
MEDICINA PERIGOSA
Considerando a responsabilidade dos médicos de proteger a saúde da população brasileira, garantindo-lhe atendimento segundo critérios de qualidade, eficiência e ética, os 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), reunidos em Brasília, manifestaram publicamente por unanimidade contra possível alteração das regras de revalidação de diplomas de médicos formados no exterior.

MEDICINA PERIGOSA II

Preocupados com o risco de morte e outras conseqüências do atendimento indevido impostos aos pacientes por conta da atuação de portadores de diplomas de Medicina, obtidos no exterior, que não contaram com a devida formação e preparo para o desafio diário da assistência, os 27 CRMs defendem e exigem: Mínimo de 7.200 horas, seis anos de curso com 35% da carga horária total correspondendo a estágio prático/internato, conforme previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina – e com a exigência de exames que mensurem as competências e as habilidades mínimas para o exercício profissional.

MOTINHAS
_________________________________________
Estamos a 18 dias do término do prazo para declaração do imposto de renda e a receita já recebeu até o momento 4 milhões de declarações.  A estimativa é que 25 milhões de contribuintes prestem contas com Fisco este ano. XX Quem atrasa a Declaração está sujeito a multa de pelo menos R$ 165,74 e pode checar ao máximo de 20% o valor total do imposto devido, de acordo com o tempo de atraso. ♦♦♦ Cerca de 30 internos do Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura, em Santarém, oeste do Pará, participaram da aula inaugural que marcou o início do ensino médio na unidade. ♦♦♦ O convênio para a oferta da educação dentro da casa penal foi firmado pela Susipe e Seduc. Para o diretor da unidade, Valter dos Santos, a implantação do ensino médio no sistema penitenciário representa um grande passo no processo de reinserção dos internos. ♦♦♦ Cerca de quatro mil metros cúbicos de madeira nobre apreendida no município de Juruti, no oeste paraense, serão leiloados pelo Estado. O leilão, que será realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ainda não tem data para ocorrer. ♦♦♦ Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), publicou o edital do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2012, que estabelece a oferta de 411 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 120 vagas para o cargo de Agente de Combate às Endemias em cargo efetivo de Nível Fundamental Completo. ♦♦♦ As inscrições iniciaram e vão até o dia 23 de abril. Podem ser feitas no endereço eletrônico  da Prefeitura de Santarém (www.santarem.pa.gov.br). O valor da taxa de inscrição a ser paga pelo candidato é de R$ 35,00 para os dois cargos. ♦♦♦ Até o final deste mês, o governo estadual deverá lançar edital para o concurso da Polícia Civil. Serão ofertadas 600 vagas: 100 para delegados, 250 para investigadores e 250 para escrivães. A informação foi dada, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde. ♦♦♦ “Mesmo o treinador Flávio Lopes tendo congestionado a defensiva remista com zagueiros e volantes, não foi possível evitar o gol de empate do São Francisco, e por pouco não levou o gol da virada, o que seria, aí sim, catastrófico”. (Jornalista Sérgio Noronha). ♦♦♦ Curiosidade. Quem não conhece a história do mais famoso naufrágio do mundo? No dia 15 de abril deste ano, a tragédia do luxuoso navio, Titanic, completa cem anos. No dia 15, o maior navio de passageiros construído até então afundava nas águas do Oceano Atlântico. O gigante foi silenciado pelo mar depois de se chocar contra um iceberg. A tragédia matou mil e 500 pessoas. ♦♦♦ Neste final de semana vamos estar torcendo pelo São Francisco. A Rádio Ponta Negra AM (890 Khz) vai estar transmitindo o clássico contra o Clube do Remo. Acompanhe. ♦♦♦ Neste sábado vamos estar na Garapeira Ypiranga do amigão Cacheado com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente e Negra Gostosa. Todo cuidado é pouco, hoje é sexta 13.  Fui.

Nenhum comentário: