Powered By Blogger

6/06/2008

PMB semeia o equivalente a cinco bosques Rodrigues Alves

Foto: Antônio Silva




Duciomar plantou uma árvore



A Praça da República ganhou ares de domingo, em plena quinta-feira/5, para receber cerca de cinco mil belenenses que participaram das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação da Prefeitura de Belém (PMB) reuniu 64 instituições publicas e privadas para fazer uma declaração de amor à “Cidade das Mangueiras”, como é carinhosamente chamada a capital paraense. A programação envolveu ações educativas e culturais e de prestação de serviços, como coleta de material reciclável e vacinação.
Como parte da programação organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), houve ainda o plantio a muda de número 2000. A ação é simbólica , mas serviu como um incentivo para as gerações futuras. "Belém merece, não à toa, o título de ‘Cidade das Mangueiras’. Semeamos hoje mais um milhão de sementes. Se metade delas brotarem, teremos áreas verdes o equivalentes a cinco bosques Rodrigues Alves", comemora o prefeito de Belém, Duciomar Costa. Ele também fez referência à revoada de 20 mil balões biodegradáveis, que foram soltos da Avenida Duque de Caxias, da Praça da República e do Entroncamento, contendo no total um milhão de sementes. O material usado nesses balões era de látex, que leva apenas três anos para se decompor no meio ambiente, enquanto os tradicionais, fabricados com polietileno, levam 1.200 anos para se decompor.
Os balões levaram um milhão de sementes de várias espécies, e a iniciativa era provocar um verdadeiro “bombardeiro” de espécies como cedro-cinza, acácia pingo-de-ouro, jaqueira, sementes de melancia, além de uma diversidade de verduras e leguminosas. Dentro deles, havia também tiras de papel contendo os contatos da Semma (endereço e telefones), para esclarecer dúvidas relacionadas à ação, para orientar o cidadão quanto à espécie e o plantio. Além de disseminar a necessidade da arborização e preservação do verde, a Semma pretende manter um controle das sementes que serão plantadas e também ter uma noção da distância que esses balões alcançaram. "A intenção é que a revoada chegue às regiões das ilhas de Belém, pois eles foram soltos por volta das oito horas da manhã e devem permanecer por cerca de seis horas no ar, antes de alcançarem o solo", explica a titular da Semma, Sílvia Santos.

____________
Kátia Aguiar

Nenhum comentário: